Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 08 de junho de 2023

CORPUS CHRISTI: PROGRAMAÇÃO NA ESPLANADA

 

Saiba como fica o trânsito e a programação de Corpus Christi na Esplanada

Brasilienses se encontram na Catedral, para celebrar uma das datas mais importantes para a fé católica. Montagem do tradicional tapete começa às 6h, na Esplanada, e comemoração vai até a noite

CS
Carlos Silva*
postado em 08/06/2023 06:00
 
 
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 

Milhares de brasilienses celebram nesta quinta-feira (8/6) o Corpus Christi, uma das datas mais importantes para a fé católica. Além da tradicional confecção dos tapetes temáticos, a Arquidiocese de Brasília preparou uma programação especial. Uma das principais celebrações do Distrito Federal será na Esplanada dos Ministérios, durante todo o dia. A cerimônia ocorre há 45 anos e conta com a participação de milhares de fiéis. Este ano, são esperadas 70 mil pessoas. Além disso, haverá reforço na segurança e nas linhas de transporte público nas regiões próximas ao local.

As atividades começam por volta das 6h, com a tradicional montagem do tapete no gramado central da Esplanada. Os quadros da peça serão confeccionados por fieis, entre eles, grupos de jovens da própria Arquidiocese de Brasília, com imagens temáticas produzidas com materiais como areia, borra de café e sal, entre outros. Na parte da tarde, diversos padres vão ouvir as confissões de fieis. O serviço será realizado em tendas montadas atrás do palco onde será oficiada a Santa Missa. 

O ensaio dos cânticos com os fiéis começa às 16h e, em seguida, às 16h45 se dará inicio a procissão de entrada. A previsão é que todo o clero esteja presente, incluindo seminaristas, e que a celebração  da Santa Missa se inicie às 17h, com a presidência do arcebispo de Brasília dom Paulo Cezar Costa. 

 

 Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa
Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

 

A última parte comemoração contará com a procissão do Santíssimo Sacramento — o pão e o vinho consagrados e transformados, na fé católica, no Corpo e Sangue de Jesus —, que atravessará o tapete até o papamóvel e desfilará pela Esplanada dos Ministérios, acompanhado pelo cortejo dos fiéis. 

Durante o trajeto, o veículo — utilizado pelo falecido ex-papa e hoje São João Paulo II, em visita a capital do Brasil — vai parar em três momentos, com o intuito de abençoar os doentes, os governantes e as famílias.

Trânsito

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que parte de algumas vias próximas à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida serão interditadas. Os acessos começaram a ser fechados nesta quarta-feira (7/6), às 23h59. Três faixas das vias N1 e S1, do Eixo Monumental, em frente à Catedral, ficarão bloqueadas. As demais faixas permanecerão liberadas.

Agentes do órgão estarão de prontidão para auxiliar na travessia dos pedestres nas vias S1, em frente à Catedral; N1, na altura do Bloco K; e na alça leste da rodoviária, próximo ao Sesi Lab. Também haverá fiscalização para coibir infrações, principalmente o estacionamento irregular de veículos.

Os tapetes

Símbolo tradicional da celebração de Corpus Christi a confecção dos tapetes consiste na representação de diversas cenas bíblicas e imagens devocionais sobre trechos de ruas por onde passará a procissão da eucaristia. Dentre as imagens mais retratadas estão símbolos comumente ligados ao sacramento, como a imagem de Cristo, o Pão e o Cálice.

O ornamento também faz alusão à passagem do Domingo de Ramos, quando Jesus entrou em Jerusalém montado em jumento e foi aclamado pelo povo, que cobria o caminho com seus mantos e com ramos para que ele pudesse passar. Dom Paulo Cezar explica que, além desse significado, a tradição é uma forma de reverência dos fiéis para com Deus.

*Estagiário sob a supervisão de Suzano Almeida


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros