Exma. Promotora de Justiça de Ariquemes Dr ª Elba Albuquerque, destacou que a Promotoria de Saúde permanecerá fiscalizando toda a campanha de imunização não só de Ariquemes, mas de todos os demais municípios que compõem a comarca. Condutas ilícitas como “furar a fila” da vacinação em detrimento dos grupos prioritários serão alvo de investigação, com a responsabilização de todos que praticarem ou que, de qualquer modo, concorrerem para essa reprovável conduta.
Ontem, dia 20/1, o Ministério Público de Rondônia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça (Curadoria da Saúde) foi ao aeroporto de Ariquemes acompanhar a chegada da primeira remessa das vacinas contra a Covid-19 a serem distribuídas a todos os municípios do Vale do Jamari, além de fiscalizar a entrega pelo governador do estado ao município de Ariquemes. Participamos de todas essas etapas, inicialmente, debaixo de chuva, no aeroporto. Lá, concedi entrevista ao canal 35 (emissora local) e prestei esclarecimentos acerca do procedimento instaurado pelo MP e da Recomendação expedida à prefeita e à secretária de saúde para coibirem a conduta de “furar a fila” da vacinação.
Na sequência, com a chegada da equipe do governo, tive a oportunidade de ressaltar a presença do MP no papel de defensor da sociedade e fiscalizador da campanha de imunização aos políticos presentes (governador, prefeita e deputado estadual), bem como aos gestores da saúde (secretária municipal e secretário estadual). Em seguida, rumamos à escola Heitor Villa Lobos, onde acompanhamos a solenidade de vacinação da primeira pessoa em Ariquemes. Trata-se do médico pediatra Agamenon Campos Souza, de 75 anos. Foi um momento histórico e marcante para todos! Desejamos que essas poucas doses direcionadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 também sejam doses de esperança de que, com esforço mútuo, solidariedade, responsabilidade e união, essa pandemia cessará. Agradeço o apoio da minha equipe composta pelos meus assistentes Wanderson @vargas.mh e Larissa @larissasallafreitas, minha estagiária @elainnefelicio, bem como o oficial do MP, João Francisco, que nos conduziu e reforçou nosso time.
Por fim, destaco que a Promotoria de Saúde permanecerá fiscalizando toda a campanha de imunização não só de Ariquemes, mas de todos os demais municípios que compõem a comarca. Condutas ilícitas como “furar a fila” da vacinação em detrimento dos grupos prioritários serão alvo de investigação, com a responsabilização de todos que praticarem ou que, de qualquer modo, concorrerem para essa reprovável conduta. #mpro #ministériopúblico #promotoradejustiça