Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 23 de março de 2020

CORONAVÍRUS: PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Coronavírus: Perguntas e respostas sobre a Covid-19

O GLOBO listou algumas das dúvidas sobre a doença que já deixou milhares de mortos em todo o mundo
 
Perguntas e respostas sobre coronavírus Foto: Editoria de Arte
Perguntas e respostas sobre coronavírus Foto: Editoria de Arte
 
 

RIO - Os casos de coronavírus confirmados em todo o Brasil já são mais de 1.500. O país já registrou dezenas de mortes em decorrência da doença. Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior número de casos. Nas últimas semanas, autoridades das duas regiões, assim como outros estados que já contabilizam vítimas, publicaram decretos com diversas recomendações, entre elas, evitar sair de casa e fechar parte do comércio. O GLOBO listou perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas mais comuns da população. Veja:

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Estou com sintomas da Covid-19. O que faço?

Se os sintomas são leves, fique em casa: hidrate-se bem, repouse e use medicamentos para febre. Caso sinta cansaço extremo, dificuldade de respirar ou febre alta por mais de 24h, procure assistência médica.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Como diferenciar a Covid-19 de uma gripe?

Não tem como saber, os quadros são semelhantes, com tosse leve, febre ou dor de garganta. Por isso, só com exame laboratorial, mas os testes agora são apenas para casos graves em hospitais.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Devo me vacinar contra a gripe?

A recomendação é tomar a vacina para diminuir o risco de infecções respiratórias e a dúvida entre gripe e Covid-19. Mas evite aglomerações, filas, mantenha distância e siga orientação da secretaria de saúde.

Compartilhe por WhatsApp: Clique aqui e acesse um guia completo sobre o coronavírus

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Estive com alguém que testou positivo. O que faço?

Esteve próximo (menos de 1,5m de distância) por mais de 15 minutos? É contato domiciliar ou do mesmo ambiente no trabalho? Em caso afirmativo, fique em isolamento domiciliar por 14 dias.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Como fazer o isolamento de um paciente em casa?

Se possível, isole-o em um cômodo com banheiro; ele deve usar máscara. Toalhas e utensílios precisam ser separados. Reforce a limpeza de todos os cômodos e a higienização das mãos de quem vive na casa.

 
 
. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Tenho alguém de grupo de risco em casa. Devo tomar algum cuidado especial?

Redobre a higiene; ao chegar em casa, tome banho e lave as roupas. Evite beijos, mantenha a distância. Em caso de sintomas, um dos dois deve sair de casa.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Posso receber um amigo sem sintomas em casa? E fazer uma caminhada na rua, distante das pessoas?

Os contatos com amigos devem ser virtuais. Pode caminhar, sem interação com outros. Não pegue transporte público e elevador cheio. Volte logo e tome banho.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Devo ter algum cuidado com as compras que recebo em casa? E as que fiz no mercado?

Higienize saquinho plástico com água sanitária. Borrife álcool 70 em caixas e lave com água e sabão caixas de leite e latas. Higienize bem as mãos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros