Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura de Cordel sábado, 01 de fevereiro de 2025

CORDEOL INFANTIL (POSTAGEM DA LEITORA MARIA CLARA MENEZES)

Cordel infantil enaltece o poder da educação na vida das crianças

Com homenagens à cultura nordestina, a professora Elisiany Leite Lopes de Souza narra a história de mãe e filha que transformam suas trajetórias por meio das palavras

Mãe, quero ser igual a você utiliza o cordel para retratar um período comum nas famílias brasileiras: o momento em que os filhos, depois de crescerem inspirados pela figura da mãe, precisam escolher um futuro profissional. Baseada em uma experiência pessoal, a educadora e escritora Elisiany Leite Lopes de Souza lança este livro para exaltar a cultura nordestina e reforçar a importância dos laços afetivos em situações decisórias na vida dos jovens.

A obra começa com os desafios de uma mulher que sai do interior do Ceará para lecionar na capital. Entre a saudades do lugar em que nasceu e das pessoas conhecidas, trilhou uma carreira sólida como professora e formou a própria família. Teve uma filha que, ao crescer, enfrentou o recorrente dilema de decidir uma profissão. Escrever, dançar, atuar... todas as artes chamavam sua atenção, mas tornou-se educadora, como a mãe.

Porém, contente de ajudar
Os seus estudantes potentes.
Para apagar a dor que a atormentava
Começava a cantar Disparada
De Zé Ramalho
“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar”
(Mãe, quero ser igual a você, p. 12)

Com referências a Patativa do Assaré, José de Alencar, Rachel de Queiroz e Zé Ramalho, a obra homenageia grandes nomes do Nordeste ao passo que reforça o papel do ensino para transformar o futuro das famílias e revela o poder das palavras na união entre pais e crianças. Também salienta a importância do trabalho dos professores para a conexão dos pequenos com a cultura do país e, portanto, com suas identidades.

Com ilustrações de Thiago Valoni, a obra expõe as possibilidades da educação para a construção de um país diverso, mais pacífico e feliz. “A saga da Dona Maria e Lili se baseia na história de vida da minha mãe e a minha. Eu quis dar o protagonismo para a mulher do campo de origem simples, mas que, com honestidade, trabalho e estudo, realizou alguns de seus sonhos. E ensinou a sua filha que, não importa o que deseje estudar ou trabalhar, se ela fizer com amor, será recompensada”, explica a autora.

FICHA TÉCNICA

Título: Mãe, quero ser igual a você
Autora: Elisiany Leite Lopes de Souza
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 978-6552280541
Páginas: 30
Preço: R$ 49,90 (físico)
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Elisiany Leite Lopes de Souza é professora, escritora e jornalista. Formada em Jornalismo, Letras e Pedagogia, com mestrado em Linguística Aplicada, é professora concursada da educação infantil em Juazeiro do Norte, no Ceará. Responsável pelo blog “Nem firulas nem frescuras”, é autora do livro infantil Mãe, quero ser igual a você e coautora de “Nordeste em verso e prosa” (Bailer Books). Participa de outros projetos literários, que serão lançados em 2025, como “Encontros e Desencontros” (Ler Amar), “Luz da Lua” (Ler Amar) e “Era uma Vez” (Lura), além de uma coletânea em homenagem à Itabira e a Carlos Drummond de Andrade.

Redes sociais da autora:

Instagram: @elyslopesoficial
Facebook: /elys.lopes.3

Blog da autora: https://nemfirulasnemfrescuras.blogspot.com/


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros