Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 03 de janeiro de 2024

COPINHA: FLUMINENSE INICIA BUSCA PELO HEXA AAPÓS ANO VITORIOSO NA BASE

 

Por 
Davi Ferreira
 — Rio de Janeiro

 

 

Em busca do hexacampeonato da Copa São Paulo de Futebol de Júnior, o Fluminense estreia hoje na maior competição de base do Brasil. Um dos clubes que mais revela talentos no país, o tricolor enfrenta o São Raimundo-RR, a partir das 15h15. No grupo 13, sediado na cidade de São Carlos, também terá São-Carlense-SP e Lagarto-SE como adversários.

Com cinco títulos conquistados, o Flu é o segundo maior campeão da Copinha, junto com o Internacional (o Corinthians é o maior, com 10). Porém, já se vão 35 anos desde o último troféu, em 1989.

 
Fluminense na Copinha 2024 — Foto: Editoria de Arte
Fluminense na Copinha 2024 — Foto: Editoria de Arte

No período, acumulou experiências no Audax e no Bonsucesso, e nas equipes femininas do Santos e sub-20 da seleção brasileira. O último trabalho do profissional de 47 anos foi na Portuguesa-RJ, quase conseguindo o acesso à Série C:

— Nosso tempo de trabalho foi curto, mas não vamos fugir à identidade do Fluminense. A torcida pode esperar um time de guerreiros — afirmou Couto.

 

Lateral experiente

 

Em campo, o destaque é João Lourenço, atacante de 18 anos que está em Xerém desde 2015 e é uma das joias da base. Em novembro, assinou contrato até 2026, com multa de 50 milhões de euros. Ele marcou quatro gols em 29 jogos em 2023, atuou com o time profissional no último título do Carioca, e acumula passagens pela base da seleção.

Outro jogador a integrar a equipe profissional na conquista estadual foi o volante Freitas, de 20 anos, líder em partidas disputadas (41) na última temporada do sub-20. O meia Agner, que usará a camisa 10, é outro nome forte, com multa rescisória de 80 milhões de euros.

Na defesa, quem chama atenção é o lateral Esquerdinha, de 17 anos, que entrou em campo na Libertadores, atuando contra o The Strongest-BOL, na fase de grupos. Pela seleção da categoria, esteve presente na última Copa.

No grupo tricolor, não faltam nomes que vestiram a amarelinha, como o atacante Matheus Reis, campeão do Sul-Americano sub-17 em 2023.

No entanto, o Fluminense não estará com força máxima. O atacante Kauã Elias, tratado como um dos jogadores sub-17 mais promissores do mundo, estará com os profissionais para fazer a pré-temporada e disputar o Carioca. É o mesmo caso do meia Arthur.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros