Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 02 de janeiro de 2024

COPINHA: COPA SÃO PAULO COMEÇA; JOIA DE 17 ANOS É DESTAQUE DO BOTAFOGO, QUE ESTREIA NESTA TERÇA

 

 

Os elencos profissionais estão de férias e 2024 ainda está dando seus primeiros passos, mas o início de ano é tradicionalmente agitado para as categorias de base. Começa já hoje a 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais importante do país para jogadores com menos de 21 anos. A decisão, como de costume, será no dia 25, aniversário da capital paulista.

Em 2024, a Copinha mantém seu formato das últimas temporadas, com 128 clubes participantes. Na primeira fase, elas se dividem em 32 grupos com quatro times, onde todos se enfrentam uma vez, e os dois primeiros avançam. A partir daí, o mata-mata vai se afunilando até a final. O campeão precisa superar seis jogos eliminatórios.

O Rio de Janeiro será representado por sete times nesta edição. Além dos quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), também participarão Bangu, Madureira e Portuguesa, que será a primeira a entrar em campo, hoje, às 17h, contra o Catanduva-SP.

Entre os grandes, o Botafogo será o primeiro a estrear, também hoje, às 21h30, contra o Tiradentes-PI, em Franca-SP. O alvinegro ainda busca seu primeiro título da Copinha — o melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1971.

Além dos piauienses, o Botafogo, que relacionou 30 jogadores, terá como adversários os paulistas Francana e Rio Claro.

O técnico será Eduardo Oliveira, de 41 anos e que estava no comando do sub-20 do Atlético-MG, mas iniciou sua carreira de treinador no Botafogo, entre 2012 e 2015, quando comandou a categoria sub-14. Após passar pela base do Fluminense e acumular uma experiência como auxiliar do profissional do Cuiabá, seu retorno foi anunciado em setembro passado.

Copa São Paulo — Foto: Arte O GLOBO
Copa São Paulo — Foto: Arte O GLOBO

Um dos destaques do time é o atacante Sapata, artilheiro da temporada passada, com nove gols em 26 jogos. Porém, o nome que mais chama atenção no elenco é Bernardo Valim.

Nascido em janeiro de 2006, o meia de 17 anos está no clube desde 2017, e treinou até com o elenco principal, quando Luís Castro era o treinador. Em agosto de 2022, ele assinou contrato profissional, válido até julho de 2025.

No último ano, a joia alvinegra deu o salto do sub-17 para o sub-20. Acumulando passagens pelas seleções brasileiras de base, fez parte do grupo que venceu o último Sul-Americano sub-17.

Outro nome de destaque é o atacante Kayke, que fez 26 gols em 30 jogos na temporada passada pelo sub-17.

Na linha de defesa, a dupla de zagueiros Kawan e Serafim é entrosada e esteve presente na conquista do Torneio Otávio Pinto Guimarães, em 2022.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros