Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 26 de janeiro de 2025

COPINHA 2025: SÃO PAULO BATE O CORINTHIANS NA FINAL E É PENTACAMPEÃO

São Paulo bate o Corinthians e é campeão da Copinha pela quinta vez em sua história

São Paulo foi buscar o resultado diante do arquirrival Corinthians e ficou com o título da Copinha-2025

 
São Paulo foi buscar o resultado diante do arquirrival Corinthians e ficou com o título da Copinha-2025 -  (crédito: Foto: Reprodução/ Cazé TV)
São Paulo foi buscar o resultado diante do arquirrival Corinthians e ficou com o título da Copinha-2025 - (crédito: Foto: Reprodução/ Cazé TV)
 

Em um jogo intenso e disputado, o São Paulo bateu o arquirrival Corinthians, de virada, por 3 a 2, no Pacaembu, e conquistou o título da Copinha pela quinta vez em sua história. Assim, a equipe paulista ergueu a taça do torneio de base em 1993, 2000, 2010, 2019 e 2025. Denner e Gui Negão abriram o placar para o Timão, enquanto Paulinho (2) e Andrade viraram a partida e garantiram o troféu para o Tricolor

Clássico tira-teima

Os arquirrivais disputaram outras duas decisões de Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 1993, o Tricolor levou a melhor, com um triunfo por 4 a 3, enquanto o Timão ficou com o troféu em 2004, depois de vencer por 2 a 0.

 

Chegada Tricolor

Em uma partida bastante disputada, a primeira boa oportunidade foi do São Paulo. No meio da área, a bola sobra para Negrucci, que finaliza da entrada da área e obriga Kauê a fazer boa defesa. No minuto seguinte, os Meninos de Cotia tiveram problemas. Afinal, Hugo sentiu uma lesão e deixou o campo para a entrada de Samuel.

 

Traves estremecem

O Timão assustou ainda no primeiro tempo, Nicollas tentou finalizar, mas parou na defesa são-paulina. Dessa forma, no rebote, Pellegrin bateu no cantinho e acertou a trave do goleiro João Pedro. Em seguida, Ferreira carregou no meio de campo, tirou a marcação e emendou um belo chute no travessão, como resposta do São Paulo.

Elemento surpresa

Com nome de craque, o lateral-esquerdo Denner aproveitou o lançamento de Garcez para invadir a área. Assim, o jogador driblou o marcador e bateu de primeira para colocar o Corinthians à frente no placar.

Com pinta de oportunista

Na reta final do primeiro tempo, Gui Negão aproveitou a bola espirrada em Nicollas, tocou por cima do goleiro do São Paulo e ampliou a vantagem do Timão na final da Copinha.

Tricolor desconta

Dois minutos depois, Ferreira cobrou o escanteio na primeira trave. Nesse sentido, Paulinho subiu mais alto e desviou para diminuir o placar para o Tricolor.

Paredão salva

Na volta do intervalo, os comandados do técnico Allan Barcellos foram com tudo na busca pelo empate, mas foi o Corinthians que quase aumentou a diferença.

Tudo igual no Pacaembu

Novamente pelo alto, o Tricolor alcançou a igualdade no placar. Alves cobrou o escanteio na segunda trave, e Andrade subiu livre de marcação, para testar firme para empatar o jogo para o São Paulo.

Vira, vira, virou

Os Meninos de Cotia esbanjaram personalidade e conseguiram a virada. Maik acertou o cruzamento na segunda trave para Paulinho, que subiu livre de marcação e virou o placar, mais uma vez na bola aérea.

Pressão ineficiente

No fim, o Alvinegro foi para o tudo ou nada, porém não conseguiu recuperar a igualdade no placar. O São Paulo, por sua vez, segurou o resultado para erguer a taça da Copinha pela quinta vez em sua história, algo que não acontecia desde 2019.

SÃO PAULO 3 x 2 CORINTHIANS

Final da Copinha 2025
Data e horário: 25/01/2025, às 10h (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Gols: Denner 34’/1ºT (0-1); Gui Negão 43’/1ºT (0-2); Paulinho 45’/1ºT (1-2); Andrade 16’/2ºT (2-2); Paulinho 20’/2ºT (3-2)
São Paulo: João Pedro; Maik (Raphinha 29’/2ºT), Negrucci, Andrade e Guilherme Reis; Hugo (Samuel 10’/1ºT – Pedro Ferreira – intervalo), Lucca (Tetê 36’/2ºT), Matheus Alves;  Lucas Losss (Osório – intervalo), Paulinho (Bezerra 36’/2ºT) e Lucas Ferreira; Paulinho. Técnico: Allan Barcellos
Corinthians: Kauê; Gabriel Caipira, Fernando, Garcez e Denner; Bahia (Araújo 34’/2ºT), Pellegrin (Vitinho 13’/2ºT – Luiz Eduardo 42’/2ºT), Thomas (Caraguá 34’/2ºT); Dieguinho (Richard 42’/2ºT); Nicollas (Lucas Corrêa 13’/2ºT) e Gui Negão. Técnico: Orlando Ribeiro
Árbitro: Marianna Nanni Batalha
Assistentes: Raphael de Albuquerque Lima e Denis Matheus Afonso Ferreira
VAR: Marcio Henrique de Gois
Cartões Amarelos: Alves e Maik (SPO); Gui Negão e Nicollas (COR)
Cartões Vermelhos: –

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros