Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 28 de abril de 2022

COPA SUL-AMERICANA: SÃO PAULO DESAFIA TABU NA BOLÍVIA PARA MANTER CAMPANHA PERFEITA NA COMPETIÇÃO

São Paulo desafia tabu na Bolívia para manter campanha perfeita na Sul-Americana

Time tricolor encara o Jorge Wilstermann, lanterna da chave, para encaminhar classificação ao mata-mata 

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

28 de abril de 2022 | 05h00

São Paulo busca encerrar uma sequência de quatro jogos sem vitórias na Bolívia e manter a campanha perfeita na Sul-Americana. Nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), o time de Rogério Ceni enfrenta o Jorge Wilstermann na altitude de 2.500 metros de Cochabamba.

Foram duas derrotas e dois empates em solo boliviano nos últimos quatro confrontos do São Paulo com rivais do país vizinho. A equipe tricolor quer quebrar essa sequência ruim e ganhar na altitude, que, como não é tão assustadora quanto a de outras regiões da Bolívia, como a capital La Paz, permitiu que a delegação viajasse direto para Cochabamba, sem fazer a habitual parada em alguma cidade mais próxima para adaptação.

 

 

São Paulo quer manter campanha perfeita na Sul-Americana
São Paulo quer manter campanha perfeita na Sul-Americana Foto: Divulgação/Conmebol
 

O São Paulo lidera o Grupo D porque soma seis pontos, fruto de vitórias sobre Ayacucho (3 a 2, no Peru) e Everton, do Chile (2 a 0, no Morumbi). Nas duas ocasiões, Ceni escalou uma equipe alternativa, o que deve se repetir nesta quinta-feira diante dos bolivianos, que amargam a lanterna da chave, com apenas um ponto somado.

O São Paulo não divulga a lista de relacionados, mas é certo que alguns titulares viajaram, casos do zagueiro Diego Costa, do meia-atacante Alisson e do goleiro Jandrei. Não significa, porém, que eles jogarão. 

É provável que Ceni mande a campo um time muito modificado, quase todo, ou todo, formado por atletas que têm sido reservas. Será mais uma oportunidade para Tiago Volpi, Igor Vinícius, Patrick, Marquinhos e Rigoni, entre outros, mostrarem serviço.

Rodando o elenco e também cuidando do desgaste físico para não ter perdas por lesão em temporada longa, Rogério Ceni ainda tem um ótimo motivo para descansar seus titulares na Bolívia. Segunda-feira, no Morumbi, a equipe faz o clássico com o empolgado Santos, líder do Brasileirão.

Jorge Wilstermann e São Paulo se enfrentaram duas vezes nas competições da Conmebol, há 48 anos. Na Libertadores de 1974, o time paulista venceu os dois duelos: 1 a 0 na Bolívia e 5 a 0 no Brasil.

O Jorge Wilstermann ganhou cinco das últimas seis partidas como mandante diante de times brasileiros. A única derrota registrada foi contra o Athletico Paranaense, por 3 a 2, na Libertadores de 2020. 

JORGE WILSTERMANN X SÃO PAULO 

JORGE WILSTERMANN - Escobar; Echeverria, Edemir Rodriguez e Montero; Villarroel, Luis Vargas, Sanguinetti e Añéz; Osorio, Serginho e Chavez. Técnico: Sergio Migliaccio.

SÃO PAULO - Tiago Volpi; Igor Vinícius, Miranda, Léo e Reinaldo; Luan, Pablo Maia, Talles Costa e Nikão; Rigoni e Luciano. Técnico: Rogério Ceni.

ÁRBITRO - Carlos Ortega (Colômbia)

HORÁRIO - 19h15 (de Brasília)

LOCAL - Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, na Bolívia

TRANSMISSÃO - Conmebol TV


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros