Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Paulo Azevedo - Crônicas, contos e outras delícias! quinta, 01 de fevereiro de 2018

COPA SÃO PAULO JÚNIOR – ADO

 

COPA SÃO PAULO JÚNIOR – ADO

Paulo Azevedo

 Ado

 

Este ano de 2018 começou muito bem. Primeiro, que pude rever na TV o espetacular, genial e poético Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e acompanhar a Taça São Paulo de Juniores. É o único campeonato que acompanho, por alguns motivos, primeiro, porque o disputei duas vezes, pelo Fluminense, em 1990 e 1992. Em 1989, o Flu foi campeão, mas eu não estava na relação da viagem. Segundo, porque gosto de ver novos talentos, e isso, de certa forma, dá um tom nostálgico.

 

Mas o que me marcou mesmo foi em 1990, em um jogo-treino contra os profissionais do Bangu, lá em Moça Bonita, como preparativo para a Copinha. Logo que entrei, no campo para o aquecimento, um jogador do Bangu me chamou a atenção. Era o Ado, aquele ponta-esquerda do Bangu, vice-campeão brasileiro em 1985.

 

Fiquei de longe, olhando. Ele, muito magro, tinha um sorriso infantil e discreto. Lembrei-me de que ele perdera o pênalti na final contra o Coritiba, em pleno Maracanã. Fiquei triste e pensativo.

 

O jogo treino-começou, o Ado foi cruzar uma bola e mandou-a longe. Um senhor gritou da arquibancada: "Oh Ado, vai aprender bater pênalti! “ O Ado olhou, abaixou a cabeça e, minutos depois, saiu do treino.

 

Aquilo acabou comigo. Pensei como deve ser difícil conviver com isso...  Mas Zico e Baggio perderam pênaltis em Copa do Mundo, tudo bem, mas Zico e Baggio foram Zico e Baggio. E o Ado?

 

Muito tempo depois, o Gomes, que era o capitão e o cobrador do último pênalti que deu o título ao Coritiba, foi meu treinador no Monte Azul Paulista.  Simpático, gente fina. Em resenha pós-treino, perguntei sobre essa final, e ele contou que foi o Coritiba contra o Brasil inteiro, afinal de contas o Bangu era o queridinho, com Marinho, Arturzinho, Cláudio Adão e Ado, timaço. Mas o que mais marcou o Gomes foi, ao descer o túnel, ver o Ado de cabeça baixa e chorando muito, compulsivamente, feito criança.

 

Todo ano, quando começa a Copinha, lembro do Ado e peço que tenha tido uma boa vida e que esse fardo não tenha pesado tanto. Espero que ele não tenha os olhos tristes do Barbosa, desde 1950 até o final da vida.

 

*****

 

Feliz com os juniores do Flamengo dos meus amigos Mauricio Souza e Fabiano Médici, e do grande fisioterapeuta Dudu Calçada. Espero que esses meninos campeões tenham a capacidade de superar os desafios e se tornarem homens.

Parabéns a todos do grupo!

" A vida é travessia", Riobaldo, Lagarta de Fogo, Grande Sertão: Veredas.

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros