Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 24 de janeiro de 2022

COPA SÃO PAULO: ABEL FERREIRA SE ESPELNA EM SELEÇÃO PENTACAMPEÃ PARA ESCALAR PALMEIRAS COM 3 DEFENSORES NA FINAL DA COPINHA

 

Abel Ferreira se espelha em seleção pentacampeã para escalar Palmeiras com 3 defensores

Treinador português afirma não compreender motivos para contrariedade ao esquema defensivo da equipe alviverde

Felipe Rosa Mendes, O Estado de S.Paulo

24 de janeiro de 2022 | 05h00

Com três zagueiros ou com um lateral formando um trio ao lado de dois defensores, Abel Ferreira pretende manter o esquema tático com três defensores no Palmeiras na nova temporada. E não somente porque deu certo na final da Copa Libertadores de 2021. O treinador se espelha na seleção brasileira campeã mundial na Copa de 2002, comandada por Felipão, para apostar nesta formação.

"Às vezes as pessoas me perguntam porque há reticência a três centrais, mas na última vez que o Brasil venceu a Copa do Mundo tinha Lúcio, Roque Júnior e Edmílson. Mais Cafu, Roberto Carlos, primeiros volantes na frente e o trio RRR (Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo). Era um sistema super versátil no aspecto defensivo e ofensivo. Com os mesmos jogadores pode ser muito agressivo ofensivamente e também defensivo", explica Abel.

 

 

Abel Ferreira
Abel explica preferência por linha com três defensores Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras
 

Na estreia do Palmeiras na temporada, no domingo, a vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino foi conquistada com apenas dois zagueiros de ofício no time: Luan e Gustavo Gómez. No entanto, o lateral-esquerdo Piquerez se alinhava à dupla para compor uma linha de três defensores.

Abel Ferreira indica que essa formação é uma opção para a sequência do campeonato, incluindo o Mundial de Clubes. Ou uma alternativa, sem descartar a possibilidade de escalar três zagueiros de ofício.

"Um camaleão, quando muda de cor, continua sendo um camaleão. Ele só muda de cor. Podemos usar diferentes formações, mas o importante é que os jogadores sabem o comportamento que precisam ter com ou sem a bola. Gosto muito do 3-4-3, mas gosto desde que os jogadores interpretem. Jogamos em um 3-4-3 claro e os jogadores entendem bem esse jogo", explica.

A formação defensiva usada no domingo foi a mesma que deu certo na final da Copa Libertadores, contra o Flamengo. Na ocasião, Piquerez foi fixado na zaga, enquanto Gustavo Scarpa atuava na ala esquerda, às vezes como lateral mesmo.

Se surpreendeu o Flamengo naquela final, Abel sabe que agora a formação não será mais novidade diante dos futuros adversários. "Por culpa nossa porque elevamos o nosso sarrafo sendo campeão da Libertadores, nós disputaremos o Mundial e faremos com que os jogos do Paulista acumulem outra vez. Olharemos como um desafio, todas as dificuldades são oportunidades para crescermos."

Mesmo convicto de quem são seus titulares, o treinador terá chance para fazer novos testes nos próximos jogos, já pensando no Mundial de Clubes, em fevereiro. Isso porque o paraguaio Gómez será desfalque para as partidas seguintes porque vai se apresentar à sua seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo deste ano. E o substituto imediato dele, o chileno Kuscevic, também foi convocado.

O time paulista terá mais três jogos antes da estreia no Mundial, nos Emirados Árabes Unidos. Na quarta, o adversário será a Ponte Preta, no primeiro jogo do Palmeiras em casa nesta temporada. Depois, enfrentará São Bernardo (fora), dia 29, e Água Santa (em casa), em 1º de fevereiro, todos pelo Paulistão. A estreia no Mundial está marcada para dia 8, contra rival ainda não definido.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros