O sorteio da Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizado pela Fifa na madrugada deste sábado, em Auckland, na Nova Zelândia, colocou o Brasil no Grupo F junto com França, Jamaica, e uma seleção vinda da repescagem — Panamá, Papua Nova Guiné, Paraguai ou Taiwan. A estreia está marcada para o dia 24 de julho, em Adelaide, na Austrália. Presente no evento, a técnica do Brasil, Pia Sundhage, disse que será um desafio ainda não saber o rival da estreia para já poder focar nesse adversário específico. Esta definição está prevista para fevereiro do ano que vem.
O segundo confronto do Brasil será contra as francesas em 29 de julho, em Brisbane. O encerramento da 1ª fase acontecerá diante das jamaicanas, em Melbourne, em 2 de agosto.
Disputada em dois países simultaneamente (Nova Zelândia e Austrália, na Oceania) no período entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, será a 9ª edição da história do Mundial Feminino. A Copa contará pela primeira vez com 32 seleções, oito a mais do que em 2019, na França. A disputa começa em 20 de julho e vai até 20 de agosto. E o Brasil busca o título inédito, tendo como melhor resultado um vice-campeonato para a Alemanha em 2007.
Gilberto Silva participou do sorteio da Copa do Mundo feminina de 2023 — Foto: AFP
Confira todos os grupos sorteados:
Grupo A
- Nova Zelândia
- Filipinas
- Noruega
- Suíça
Grupo B
- Austrália
- Canadá
- Irlanda
- Nigéria
Grupo C
- Espanha
- Croácia
- Japão
- Zâmbia
Grupo D
- Inglaterra
- China
- Dinamarca
- Playoff B (Senegal, Haiti ou Chile)
Grupo E
- Estados Unidos
- Holanda
- Vietnã
- Playoff A (Camarões, Tailândia ou Portugal)
Grupo F
- França
- Brasil
- Jamaica
- Playoff C (Paraguai, Taiwan, Papua Nova Guiné ou Panamá)
Grupo G
- Suécia
- África do Sul
- Argentina
- Itália
Grupo H
- Alemanha
- Colômbia
- Coreia do Sul
- Marrocos