Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 28 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO 2022: TORCIDA EMBARCA COM ALEGRIA E CRIATIVIDADE

 

Em dia de Seleção Brasileira, torcida embarca na alegria com criatividade

Brasilienses mudam a rotina hoje para assistir o jogo entre Brasil e Suiça, a partir das 13h. Um grupo de amigos criou uma forma inusitada e divertida de torcer pela seleção, enquanto crianças e adultos se dedicam a trocar figurinhas da Copa

RM
Rafaela Martins
MM
Márcia Machado
postado em 28/11/2022 05:48 / atualizado em 28/11/2022 07:26
 
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Para muitos brasilienses a semana começa em clima de feriado prolongado. O motivo: o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Para os servidores públicos e alguns setores como os bancos, o expediente termina mais cedo, às 12 horas. No comércio, a maioria dos estabelecimentos também fecha as portas na hora da partida. Quem comemora é o setor de bares e restaurantes que espera casas cheias para a disputa.

Tem gente que enfeita lojas comerciais e residências, mas a dupla não se entregou ao comodismo da festa verde e amarela. De acordo com Weberson Paiva, 38 anos, a ideia de comprar e enfeitar um carro foi motivada por uma inquietação e vontade de reunir o grupo de torcedores. "Eu e meus amigos pensamos em comprar um carro velho para enfeitar com adereços da copa do mundo, e curtir todo mundo junto, dentro do carro. Em 2010, um dos sócios encontrou a kombi naquelas feiras de automóveis antigos, e de lá pra cá, de quatro em quatro anos, nós paramos e fazemos um trabalho diferente", disse o empresário.

Após doze anos, mais sete amigos abraçaram a ideia de Weberson e Renan. Nos dias dos jogos, os parceiros deixam suas rotinas de lado e combinam de comparecer na casa de um dos donos para assistir as partidas do Brasil. "Como nós temos a rede social da kombi, a gente convoca uma galera para ver também, e assim conseguimos lotar a casa de um dos donos. A galera se diverte, passa o dia com a gente zoando, brincando, e nos intervalos dos jogos nós colocamos o povo lá dentro e damos uma volta na cidade", ressaltou Weberson.

Nas principais avenidas do Distrito Federal, a Maria Lopes (como é chamada a kombi), tem feito sucesso. Por ser um carro espaçoso e nada discreto, nove pessoas conseguem adentrar e aproveitar a experiência com os sócios. Porém, quando o período festivo chega ao fim, o carro é deslocado para uma garagem subterrânea em Ceilândia, onde fica coberta com lona para não pegar poeira e água. Segundo Weberson, a manutenção que precisa ser feita de quatro em quatro anos são aquelas comuns: troca de bateria e pneu.

Mudanças na rotina

Após quatro anos de espera, a Copa do Mundo de futebol está de volta. A expectativa agora é assistir a Seleção Brasileira com os amigos, e quem sabe, em alguma mesa de bar. Por isso, é importante que o cidadão saiba como vai funcionar estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, unidades de saúde, transportes e bancos, por exemplo. Hoje, o Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo (veja o box)

Em relação aos transportes, os ônibus e as linhas de metrô terão reforço para que os brasilienses consigam se deslocar rapidamente. Os bancos também terão jornada especial. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição. Como o jogo de hoje começa às 13h, o atendimento ao público será das 8h30 às 11h30.

 

Trocando figurinhas

A Copa está mudando a rotina das famílias de Brasília. Durante o dia de ontem, filas se formaram em frente às bancas de jornal que vendiam figurinhas do campeonato. Todos à procura das imagens de jogadores que faltam para completar os álbuns. E na busca pelas carinhas dos jogadores e ídolos de diversas nacionalidades vale trocar, vender, comprar e até "bater bafo", antiga brincadeira de virar a figurinha com um tapa.

Guilherme Pfrimer Parente, 8, está tentando completar o álbum, trocando as figurinhas repetidas. "O que eu mais quero é completar o álbum", diz suspirando. O irmão, Henrique Pfrimer Parente, 7, está mais adiantado, e orgulhoso conta que conseguiu os jogadores mais difíceis de achar como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, (Kylian) Mbappé, Lewandowsk (Robert) e outros craques. De tão envolvidos com a brincadeira, os irmãos pediram 30 pacotinhos de figurinhas no Dia das Crianças, e deram uma boa adiantada nos catálogos.

O pai, Rafael Rocha Parente, 40, entra na onda da criançada. "Tem que entrar porque senão eles não param em casa querendo sair pra trocar figurinhas", conta. A diversão, para os pais, é também uma forma de ficar com os filhos e de recordar outros tempos. "Quando criança eu também montava álbuns. É também uma forma de resgatar esse passado", lembra.

Para completar a Seleção Brasileira do álbum de Rafael Lobo Celes, 7, só falta o volante Fred, figurinha que fez a mãe do menino, a psicóloga Cláudia Lobo Celes, 43 anos, acompanhar o filho até a banca. Ao ouvir o nome do jogador, o servidor do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, 45, se aproximou do grupo e disse: "Eu ouvi o nome do Fred, eu tenho para trocar". A alegria de Rafael foi tamanha, que parecia que o Brasil tinha acabado de fazer um gol.

Agora, Carlos Eduardo Brandt e o filho Davi Mascarenhas Brandt, 7, partem à procura da figurinha de José María Giménez, da Seleção do Uruguai. "Só falta essa pra coletar o álbum", exclamou Davi.

 

  • Weberson Paiva e Renan Carvalho foram os idealizadores
    Weberson Paiva e Renan Carvalho foram os idealizadoresFoto: Ed Alves/CB/D.A Press
     
 

O que abre e o que fecha hoje

TRANSPORTE

Ônibus

- Dia 28 de novembro: programação de sábado.

- Dia 2 de dezembro: tabela de dia útil, com reforço de viagens a partir das 13h30.

Metrô

Nos dias de jogos o funcionamento será normal, das 5h30 às 23h30. Haverá aumento de trens entre 11h e 13h (pico intermediário) para atender o retorno dos usuários que forem liberados pelas suas empresas ou órgãos governamentais.

SAÚDE

Samu: atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências: dos hospitais regionais, das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Emergência odontológica: a do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) terão plantão 24h.

Caps: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionam de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão em 28 de novembro. 

Vacinação: não haverá vacinação em 28 de novembro. 

UBS: as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas no dia 28.

Farmácias de Alto Custo: não abrirão em 28 de novembro.

Hemocentro: não funcionará no dia 28. 

Ambulatórios e policlínicas: não atenderão em 28 de novembro.

COMÉRCIO

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o funcionamento do setor será normal. Para que não haja prejuízo no expediente, donos de estabelecimentos informaram à instituição sobre a possibilidade de colocarem televisores para os colaboradores assistirem aos jogos.

No segmento de varejo em geral, como lojas de rua e shoppings, a abertura ficará a critério dos empresários. Em dias de Seleção Brasileira em campo, podem abrir normalmente, com autorização para dispensar os funcionários para assistirem às partidas fora da empresa, saindo 30 minutos antes e retornando 30 minutos após o fim dos jogos.

NA HORA E PROCON

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os dois estabelecimentos estarão fechados.

CONSELHO TUTELAR E CENTRO INTEGRADO 18 DE MAIO

Nos dias 28 de novembro, ponto facultativo, e no dia 30, feriado local, atenderão apenas as demandas urgentes pelo telefone 125.

PRÓ-VÍTIMA

Os núcleos do programa terão expediente das 8h às 14h nos dias 24/ de novembro e 2 de dezembro. No dia 28, o atendimento será em regime de plantão. Em 30 de novembro, estarão fechadas.

MPDFT

O expediente no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios será das 7h às 10h30, quando o jogo começar ao meio-dia. Em dia de partida às 13h, o funcionamento será das 7h às 11h30. Quando o jogo for às 16h, o atendimento será das 7h às 14h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros