Doha — Transparente ao bancar a escalação de Neymar contra a Coreia do Sul nesta segunda-feira, às 16h, no Estádio 974, pelas oitavas de final da Copa, o técnico Tite faz mistério sobre o dono da lateral esquerda. Ele deixou claro que Alex Sandro não tem condição de jogo e terá de improvisar mais de uma vez. Recuperado de lesão, Danilo é um dos candidatos. Disputa a vaga com Marquinhos, Daniel Alves e até mesmo o azarão Éverton Ribeiro, que foi revelado na função e atuou como ala-esquerdo sob o comando de Paulo Sousa no Flamengo no início do ano.
Questionado se do meio para a frente é possível imaginar a mesma escalação da estreia, Tite respondeu que sim. A tendência, portanto, é a seguinte: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinicius Junior. Apenas os laterais continuam sob suspense. Éder Militão é alternativa para a direita.
Tite lamentou as contusões na fase de grupos e o desafio de reinventar o time a cada partida. Uma adaptação a uma realidade diferente. Sim, essa adaptação teve uma série de componentes importantes que podemos avaliar. O que acompanhamos, posso dizer em termos de convocação, é pegar jogadores versáteis, principalmente do sistema defensivo para trás, para cobrirmos um problema, como tem acontecido. Temos outros jogadores que já executaram a função do Telles e Alex Sandro, temos o Fabinho que pode fazer a direita ou zagueiro, Casemiro que já fez zagueiro, Danilo que já fez as duas laterais. Só um histórico que procuramos para também ser o peso da balança para que, em momentos como esse, não fossemos pegos de surpresa”, comentou o treinador.
Tenso depois da derrota para Camarões na última sexta-feira, Tite disse estar mais relaxado para o duelo das oitavas de final. “Estou em paz em função de saber que estamos preparados para a sequência. Quem ficou fora está mais descansado para o jogo. Quem jogou e jogou bem está mais confiante. Quem jogou e não jogou bem, vai ter a oportunidade de melhorar e preparar. Nós, da comissão, temos mais um recorte em cima de cada atleta, mesmo em cima de uma difícil derrota”.