Não foram apenas estádios de futebol que precisaram brotar das areias do Catar para a Copa do Mundo de 2022. Para comportar delegações, profissionais de diversos setores e os cerca de 1,2 milhão de torcedores esperados, o país árabe precisou impulsionar a construção de novos meios de hospedagem. E como as opções em terra firme não foram suficientes, uma parte significativa dos visitantes dormirá em três navios de cruzeiros, que permanecerão atracados no porto turístico de Doha durante todo o Mundial da Fifa.
As três embarcações fazem parte da frota da armadora italiana MSC, que assinou um contrato com o Comitê Organizador da Copa para fornecer o serviço. Serão dois navios bem tradicionais (o MSC Opera e o MSC Poesia), e um que será inaugurado dias antes do pontapé inicial do Mundial, o MSC World Europa.
Os três navios juntos somarão 4.954 quartos. O maior deles, o World Europa, terá 2.626 cabines, com capacidade para até 6.762 passageiros. Já no MSC Poesia, ao menos 3.013 pessoas poderão se hospedar nas 1.257 habitações. E o MSC Opera oferece 1.071 cabines para até 2.679 hóspedes.
As quase cinco mil cabines disponíveis nos três navios correspondem a uma pequena fração do total que o país precisará para acomodar tanta gente durante as quatros semanas de duração da Copa. O Comitê Organizador da Copa estimou que seriam necessárias 130 mil quartos. Por isso, há um grande esforço para se encontrar meios alternativos, como o aluguel por temporada de imóveis já existentes, ou de casas pré-moldadas erguidas em zonas mais afastadas especialmente para a Copa. Até grandes acampamentos para torcedores, chamados de "Fan Villages", com milhares de unidades, foram montados.
Suíte do MSC Opera, um dos três navios de cruzeiros da armadora italiana que funcionarão como 'hotéis flutuantes' em Doha, durante a Copa do Mundo do Catar — Foto: Divulgação
Apesar da grande expansão da rede hoteleira (alguns dos projetos mais importantes devem ser inaugurados nas próximas semanas), o número total de quartos de hotel no país é relativamente baixo. A maior parcela fica em Doha. E mesmo assim, 80% dos 31 mil quartos da capital já haviam sido reservados pelos organizadores do evento para serem distribuídos entre seleções, pessoas que irão trabalhar na Copa e convidados da organização, dos patrocinadores e do próprio governo catari. O restante já está sendo disputado pelos torcedores que já compraram o ingresso.
'Hotéis flutuantes' no novo porto turístico
De acordo com a armadora de cruzeiros italiana, os transatlânticos vão funcionar como "hotéis flutuantes". Ou seja, não navegarão nem farão qualquer tipo de cruzeiro durante o período que vai de 19 de novembro, véspera do começo da Copa, a 19 de dezembro, dia seguinte à partida final.
Durante um mês, os três navios ficarão atracados no novo terminal de cruzeiros de Doha, que será inaugurado no começo do próximo mês. O terminal será o centro de um novo complexo turístico no coração da capital catari, e contará com o maior aquário do país e um novo museu dedicado às artes plásticas. Um longo calçadão ligará o píer até o distrito de Mina, uma área nova à beira-mar com construções ao estilo tradicional, mas com muitas opções de compras e gastronomia. Toda essa área será conectada com a Corniche, o famoso calçadão da cidade.
O novo terminal será inaugurado em 13 de novembro, mesmo data da cerimônia de batismo do MSC World Europa, que já estará atracado ali. O navio é o primeiro da nova classe World, que introduzirá uma série de inovações para a frota da companhia. A começar pelo design, cheio de curvas, diferente do formato padrão da maioria dos grandes navios de passageiros.
O navio MSC World Europa, a mais nova embarcação da MSC Cruzeiros, que será batizado em Doha, antes da Copa do Catar — Foto: Divulgação
Outra inovação importante é o fato de ser o primeiro da armadora a usar o gás natural liquefeito (GNL), um combustível mais limpo. Em termos de experiência a bordo, os hóspedes poderão conhecer, por exemplo, o Panorama Lounge, uma área para atividades e espetáculos com piso e paredes interativos, e o Venon Drop, um tobogã fechado com 11 metros de altura que corta alguns andares do navio.
Seguindo uma tendência que tem se consolidado entre os meganavios, como os da classe Oasis, da Royal Caribbean, o MSC World será dividido em "distritos", zonas distintas, cada uma com um clima específico (uma mais adulta, outra mais zen, por exemplo). No total, o navio de 333 metros de comprimento e 22 andares terá seis piscinas, 13 restaurantes e cinco espetáculos exclusivos.
No site oficial do Mundial de 2022, por onde se pode, entre outros serviços, reservar as acomodações no país para o período do evento, é possível se ter uma ideia do valor das diárias nos "hotéis flutuantes". Uma noite no MSC World Europa sairá por US$ 347, cerca de R$ 1.835. Mais simples, o MSC Poesia é uma opção mais econômica: US$ 179,34 (R$ 947). Como foi anunciado por último, na semana passada, o MSC Opera ainda não aparece na página.