O otimismo para o retorno de Neymar para a disputa da Copa do Mundo com a seleção brasileira não é o mesmo que o de Danilo. Enquanto o atacante teve melhora da lesão no tornozelo direito e é esperança para o jogo contra Camarões, na sexta-feira, o lateral ainda sofre com o problema no tornozelo esquerdo, que é diferente e mais complexo, embora não aparente. Desta forma, há dúvida até se Danilo joga as oitavas de final, e sobre participação no restante do Mundial.
A lesão de Neymar, como informado pelo departamento médico da seleção, é no ligamento lateral do tornozelo, e provoca mais inchaço do que dor. Já a de Danilo é no ligamento medial, na parte interior do pé, que causa mais dor e menos edema, e por isso chama menos atenção, mas preocupa muito mais. Ambos realizam fisioterapia em tempo integral, mas apenas Neymar postou foto com otimismo, apesar de imagem ainda demonstrar um grande inchaço no pé. É que o edema no tornozelo foi dissolvido com terapia manual por fisioterapeutas da seleção, e já há maior sensação de conforto.
Neymar postou um compilado de fotos mostrando seu tratamento — Foto: Reprodução/Instagram
Danilo tem uma lesão que não aparenta ser tão grave, mas o tratamento para diminuir a dor é mais demorado. Enquanto o problema de Neymar não tem como parâmetro de gravidade o derrame causado pela entorse. Com o tratamento intensivo, após as primeiras 48 horas já houve evolução satisfatória. O edema residual, que é o inchaço aparente, demora mais tempo para sair. A situação de Danilo é o inverso, não há tanto inchaço, mas o incômodo persiste e impede que se passe às próximas etapas.
- Álbum completo: conheça todos os 831 jogadores da Copa
- Ao vivo: Bastidores, informações e análises da cobertura direto de Doha
Para o lugar de Neymar, Tite indicou que até agora usará Rodrygo, que treina na função e não exibe alteração no esquema tático com cinco homens de frente. Na lateral, Éder Militão entraria para fazer uma função semelhante a de Danilo, fechando o corredor e saindo para jogar por dentro.