Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 01 de março de 2022

COPA DO MUNDO 2022: FIFA E UEFA SUSPENDEM SELEÇÕES E CLUBES DA RÚSSIA

Fifa e Uefa suspendem seleções e clubes da Rússia, e país está fora da Copa do Mundo

Decisão atende pedidos feitos por importantes federações e vem em resposta à guerra na Ucrânia

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de fevereiro de 2022 | 14h49
Atualizado 28 de fevereiro de 2022 | 16h21

Fifa e a Uefa anunciaram na tarde desta segunda-feira a exclusão da seleção russa e de equipes do país das competições organizadas pelas entidades. A medida vem em resposta à guerra na Ucrânia e atende pedidos de importantes federações europeias. Assim, a seleção russa não seguirá disputando as Eliminatórias e está fora da Copa do Mundo do Catar.

"Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, cujas decisões previam a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou clubes, serão suspensas da participação em competições da Fifa e da Uefa até novo aviso", informa a entidade máxima do futebol em nota.

 

Seleção russa
Seleção russa enfrentaria a Polônia na primeira fase da repescagem europeia por vaga na Copa de 2022 Foto: REUTERS/Anton Vaganov
 

"O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes (Gianni Infantino, da Fifa, e Aleksander Ceferin, da Uefa) esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos", continuou a nota.

Ao longo dos últimos dias, desde que eclodiu o conflito no leste europeu, as seleções da Polônia, Suécia e República Checa - que disputariam com a Rússia uma vaga no próximo Mundial - manifestaram seu desejo de não jogar com os russos a repescagem no próximo mês de março.

No domingo, a Fifa havia determinado que a Rússia estaria impedida de jogar em seu território nas partidas que fosse mandante. Além disso, estariam proibidos o uso da bandeira e a execução de seu hino nacional. A decisão, vista como branda, recebeu fortes críticas de federações europeias filiadas à entidade.

 

ctv-rvr-fifa
A Fifa e a Uefa anunciaram a exclusão da seleção russa e de equipes do país das competições organizadas pelas entidades. Foto: (Walter Bieri/ EFE)

Nesta segunda-feira, o presidente da Associação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, anunciou, em suas redes sociais, que a sugestão da Polônia - de exclusão da Rússia da disputa por vaga na Copa - havia recebido o apoio de outros países, como Inglaterra, Albânia, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Escócia, Suíça e País de Gales.

"Lutar pelo lado certo foi eficaz! Mostramos que a força está na solidariedade. Nós apenas agimos corretamente. Agora trata-se de ajudar a Ucrânia, o que faremos como Associação Polonesa de Futebol", escreveu Cezary Kulesza após a nova determinação da Fifa.

LIGA EUROPA E EURO FEMININA

A decisão conjunta também afeta diretamente a disputa da Liga Europa. O Spartak Moscou, que enfrentaria o alemão RB Leipzig, nas oitavas de final, está fora da competição. Nos demais torneios da Uefa - Liga dos Campeões e Liga Conferência - não há mais clubes russos na disputa. A seleção feminina da Rússia também será afetada pela determinação, pois participaria da Eurocopa na Inglaterra no próximo mês de julho.

RUSSOS REAGEM

A União de Futebol da Rússia afirma discordar frontalmente das decisões da Fifa e Uefa e diz que contestará as medidas perante as leis esportivas internacionais.

"Acreditamos que esta decisão é contrária às normas e princípios da competição internacional, bem como ao espírito desportivo. Tem um caráter claramente discriminatório e prejudica um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e seleções e, mais importante, milhões de torcedores russos e estrangeiros, cujos interesses as organizações esportivas internacionais devem proteger em primeiro lugar", afirma a entidade russa por meio de um comunicado oficial.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros