O Fluminense inicia nesta quarta-feira sua caminhada na Copa do Brasil, enfrentando o Águia de Marabá (PA), às 19h30, no Estádio Mangueirão. Em uma temporada recheada de competições, com direito a Mundial de Clubes no meio do ano, o tricolor entra buscando uma taça de expressão, além das polpudas premiações pagas a cada fase.
O tricolor volta a largar na competição com a maioria dos participantes — 80 dos 92 começam na primeira fase. A última vez havia sido em 2020, quando superou o Moto Club (MA) por 4 a 2. Há uma grande diferença entre aquela e a atual edição, e que pode mudar toda dinâmica do duelo: um empate não é mais o suficiente para se classificar sem precisar passar pela disputa por pênaltis.
O maior jejum de títulos do tricolor, dentre os principais campeonatos, é justamente na Copa do Brasil. Campeão em 2007 de forma inédita, após derrotar o Figueirense na final, o Fluminense conquistou dois Brasileiros (2010 e 2012) e uma Libertadores (2023) desde então.
Para além do título, chegar longe é um objetivo de extrema importância para a equipe comandada por Mano Menezes. A Copa do Brasil é o torneio que mais paga em premiação, com o campeão embolsando o valor recorde de R$ 111 milhões neste ano. A entrada de parte da quantia já reforçaria as condições financeiras do clube.
Em sua última vez em Belém, o Fluminense aplicou 3 a 0 no Paysandu, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Apesar de ter uma semifinal de Carioca pela frente, contra o Volta Redonda no domingo, o técnico Mano Menezes deve ir com os titulares para o duelo. Os principais desfalques confirmados são o zagueiro Thiago Silva e o volante Bernal. A ausência do uruguaio abre caminho para o recém contratado Otávio ser a grande surpresa na escalação inicial e fazer sua estreia com a camisa do tricolor.
Provável escalação do Fluminense
Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Riquelme (Lima), Canobbio e Cano.