Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 26 de fevereiro de 2025

COPA DO BRASIL 2025: FLUMINENSE ESTREIA E BELÉM CONTRA O ÁGUIA DE MARABÁ
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

O Fluminense inicia nesta quarta-feira sua caminhada na Copa do Brasil, enfrentando o Águia de Marabá (PA), às 19h30, no Estádio Mangueirão. Em uma temporada recheada de competições, com direito a Mundial de Clubes no meio do ano, o tricolor entra buscando uma taça de expressão, além das polpudas premiações pagas a cada fase.

O tricolor volta a largar na competição com a maioria dos participantes — 80 dos 92 começam na primeira fase. A última vez havia sido em 2020, quando superou o Moto Club (MA) por 4 a 2. Há uma grande diferença entre aquela e a atual edição, e que pode mudar toda dinâmica do duelo: um empate não é mais o suficiente para se classificar sem precisar passar pela disputa por pênaltis.

O maior jejum de títulos do tricolor, dentre os principais campeonatos, é justamente na Copa do Brasil. Campeão em 2007 de forma inédita, após derrotar o Figueirense na final, o Fluminense conquistou dois Brasileiros (2010 e 2012) e uma Libertadores (2023) desde então.

Para além do título, chegar longe é um objetivo de extrema importância para a equipe comandada por Mano Menezes. A Copa do Brasil é o torneio que mais paga em premiação, com o campeão embolsando o valor recorde de R$ 111 milhões neste ano. A entrada de parte da quantia já reforçaria as condições financeiras do clube.

Em sua última vez em Belém, o Fluminense aplicou 3 a 0 no Paysandu, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Apesar de ter uma semifinal de Carioca pela frente, contra o Volta Redonda no domingo, o técnico Mano Menezes deve ir com os titulares para o duelo. Os principais desfalques confirmados são o zagueiro Thiago Silva e o volante Bernal. A ausência do uruguaio abre caminho para o recém contratado Otávio ser a grande surpresa na escalação inicial e fazer sua estreia com a camisa do tricolor.

 

Provável escalação do Fluminense

 

Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Riquelme (Lima), Canobbio e Cano.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros