A constatação é óbvia: se Fluminense e Corinthians estão nas semifinais da Copa do Brasil, com partida de ida marcada para esta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, muito se deve aos seus goleiros. Mas Fábio e Cássio vão além das boas atuações. Eles também dividem também assumem papéis de liderança e experiência em suas equipes e carregam o fato de serem recordistas na Copa do Brasil.
Claro, até mesmo pelo tempo de casa diferente entre ambos, Fábio está começando a sua passagem pelo Fluminense enquanto Cássio é considerado o maior goleiro que já passou pelo Corinthians para muitos torcedores. Mas isso não os impedem de serem pilares para as equipes de Fernando Diniz e Vítor Pereira, que veem nos goleiros figuras fundamentais para manter o sonho de uma vaga na final da Copa do Brasil.
A história de Fábio com a Copa do Brasil pode ser descrita com números: quase 9.000 minutos em campo, 98 partidas e três títulos conquistados. Até aqui, participou de 17 edições do torneio. Assim, é o jogador que mais vezes entrou em campo pela competição em sua história. A sua experiência serve para ajudar o Fluminense a voltar a decisão do torneio pela primeira vez desde 2007, quando foi campeão.
Veja fotos do atacante Fred, do Fluminense, que superou marca de Pelé, do Santos
— Jamais imaginei que alcançaria esses números. Sempre trabalhei jogo a jogo, temporada a temporada e, dessa forma, Deus me deu a oportunidade de construir a minha trajetória dentro da Copa do Brasil. Sou muito grato por isso. Meu objetivo é continuar essa caminhada, ajudando os meus companheiros de todas as maneiras possíveis — destacou.
Já Cássio é quem mais atuou pelo Corinthians na história da Copa do Brasil. Esse recorde foi quebrado em março de 2021, quando entrou em campo na partida diante do Salgueiro, a sua 39ª naquele momento. Hoje são 48 jogos defendendo a camisa alvinegra na competição. Até então, a liderança do ranking pertencia ao ex-goleiro Ronaldo Giovaneli, que participou de 38.
Curiosamente, a Copa do Brasil se desenha como um dos poucos torneios que Cássio ainda não venceu pelo Corinthians. Apesar de ser o jogador com mais títulos pelo clube (nove no total), o torneio ainda falta pela sua galeria. Ele teve a chance em 2018, mas acabou sendo vice-campeão diante do Cruzeiro, então clube de Fábio.
Nos dias atuais, Cássio vem empilhando recordes — se tornou o atleta com mais jogos pelo clube — e tem sido decisivo nesta Copa do Brasil. Na competição, o Corinthians soma três vitórias, um empate e duas derrotas. O goleiro sofreu apenas cinco gols, enquanto o Corinthians marcou onze.
— Era uma equipe totalmente diferente do que joga agora. É uma semifinal da Copa do Brasil, assim como na vitória, quando você perde, tem que tirar coisas positivas para tentar evoluir, não repetir mais. É um outro momento, uma outra situação. Acho que vai ser um grande jogo, de duas grandes equipes, que chegaram com mérito nesta semifinal — disse o goleiro Cássio.
André não treinou na última segunda-feira devido a sintomas de febre e garganta inflamada. Ontem, se apresentou no CT Carlos Castilho e aumentou as suas chances de enfrentar o Corinthians. A orientação dada ao volante foi para que seguisse de repouso após as atividades para tentar se recuperar o melhor possível a tempo do jogo de hoje. Apesar do estado de alerta, situação não preocupa a comissão técnica neste momento.
No clube, a ideia era de preservá-lo para tê-lo nas melhores condições diante do Corinthians. Se não for possível, Martinelli deve ser o substituto.
Fernando Diniz também soube que terá outro reforço para o restante da temporada. Depois de 52 dias ausente devido a uma lesão muscular na coxa direita, o zagueiro David Braz está de volta entre as opções do treinador. Ele foi reintegrado ao elenco na última segunda-feira e já treina normalmente com o grupo.
David Braz, no entanto, pelo pouco tempo de treino, ainda não deve ser relacionado para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Para a volta, a presença é garantida. O atacante Alan também voltou a treinar, mas ele não está inscrito no torneio.
Para a partida, mais de 53 mil tricolores já garantiram sua presença. Restam poucos ingressos apenas para o Setor Norte.
Importante ressaltar que todos os torcedores, sócios ou não, devem retirar seus ingressos comprados na internet em pontos físicos. A determinação é da Polícia Militar do Rio de Janeiro.