Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 24 de agosto de 2022

COPA DO BRASIL 2022: FÁBIO E CÁSSIO COLOCAM PAPÉIS DE LIDERANÇA À PROVA EM FLUMINENSE X CORINTHIANS

 

Por Marcello Neves — Rio de Janeiro (RJ)

 

Recordistas na Copa do Brasil, Fábio e Cássio colocam papéis de liderança à prova em Fluminense x Corinthians
Recordistas na Copa do Brasil, Fábio e Cássio colocam papéis de liderança à prova em Fluminense x Corinthians Editoria de Arte

A constatação é óbvia: se Fluminense e Corinthians estão nas semifinais da Copa do Brasil, com partida de ida marcada para esta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, muito se deve aos seus goleiros. Mas Fábio e Cássio vão além das boas atuações. Eles também dividem também assumem papéis de liderança e experiência em suas equipes e carregam o fato de serem recordistas na Copa do Brasil.

 Claro, até mesmo pelo tempo de casa diferente entre ambos, Fábio está começando a sua passagem pelo Fluminense enquanto Cássio é considerado o maior goleiro que já passou pelo Corinthians para muitos torcedores. Mas isso não os impedem de serem pilares para as equipes de Fernando Diniz e Vítor Pereira, que veem nos goleiros figuras fundamentais para manter o sonho de uma vaga na final da Copa do Brasil.

 A história de Fábio com a Copa do Brasil pode ser descrita com números: quase 9.000 minutos em campo, 98 partidas e três títulos conquistados. Até aqui, participou de 17 edições do torneio. Assim, é o jogador que mais vezes entrou em campo pela competição em sua história. A sua experiência serve para ajudar o Fluminense a voltar a decisão do torneio pela primeira vez desde 2007, quando foi campeão.

— Jamais imaginei que alcançaria esses números. Sempre trabalhei jogo a jogo, temporada a temporada e, dessa forma, Deus me deu a oportunidade de construir a minha trajetória dentro da Copa do Brasil. Sou muito grato por isso. Meu objetivo é continuar essa caminhada, ajudando os meus companheiros de todas as maneiras possíveis — destacou.

Já Cássio é quem mais atuou pelo Corinthians na história da Copa do Brasil. Esse recorde foi quebrado em março de 2021, quando entrou em campo na partida diante do Salgueiro, a sua 39ª naquele momento. Hoje são 48 jogos defendendo a camisa alvinegra na competição. Até então, a liderança do ranking pertencia ao ex-goleiro Ronaldo Giovaneli, que participou de 38.

Curiosamente, a Copa do Brasil se desenha como um dos poucos torneios que Cássio ainda não venceu pelo Corinthians. Apesar de ser o jogador com mais títulos pelo clube (nove no total), o torneio ainda falta pela sua galeria. Ele teve a chance em 2018, mas acabou sendo vice-campeão diante do Cruzeiro, então clube de Fábio.

Nos dias atuais, Cássio vem empilhando recordes — se tornou o atleta com mais jogos pelo clube — e tem sido decisivo nesta Copa do Brasil. Na competição, o Corinthians soma três vitórias, um empate e duas derrotas. O goleiro sofreu apenas cinco gols, enquanto o Corinthians marcou onze.

— Era uma equipe totalmente diferente do que joga agora. É uma semifinal da Copa do Brasil, assim como na vitória, quando você perde, tem que tirar coisas positivas para tentar evoluir, não repetir mais. É um outro momento, uma outra situação. Acho que vai ser um grande jogo, de duas grandes equipes, que chegaram com mérito nesta semifinal — disse o goleiro Cássio.

André não treinou na última segunda-feira devido a sintomas de febre e garganta inflamada. Ontem, se apresentou no CT Carlos Castilho e aumentou as suas chances de enfrentar o Corinthians. A orientação dada ao volante foi para que seguisse de repouso após as atividades para tentar se recuperar o melhor possível a tempo do jogo de hoje. Apesar do estado de alerta, situação não preocupa a comissão técnica neste momento.

No clube, a ideia era de preservá-lo para tê-lo nas melhores condições diante do Corinthians. Se não for possível, Martinelli deve ser o substituto.

Fernando Diniz também soube que terá outro reforço para o restante da temporada. Depois de 52 dias ausente devido a uma lesão muscular na coxa direita, o zagueiro David Braz está de volta entre as opções do treinador. Ele foi reintegrado ao elenco na última segunda-feira e já treina normalmente com o grupo.

David Braz, no entanto, pelo pouco tempo de treino, ainda não deve ser relacionado para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Para a volta, a presença é garantida. O atacante Alan também voltou a treinar, mas ele não está inscrito no torneio.

Para a partida, mais de 53 mil tricolores já garantiram sua presença. Restam poucos ingressos apenas para o Setor Norte.

Importante ressaltar que todos os torcedores, sócios ou não, devem retirar seus ingressos comprados na internet em pontos físicos. A determinação é da Polícia Militar do Rio de Janeiro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros