Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 18 de agosto de 2022

COPA DO BRASIL 2022: CORINTHIANS INVERTE SUA SITUAÇÃO, AO VENCER O ATLÉTICO GOIANIENSE POR 4 A 1 E AVANÇA ÀS SEMIFINAIS

Ataque com Yuri Alberto e Róger Guedes funciona e indica solução para Vítor Pereira no Corinthians

Criticados pelo treinador no jogo de ida, em Goiânia, dupla se destaca na goleada na Neo Química Arena e lidera virada alvinegra com boas jogadas e gols

Marcos Antomil, O Estado de S.Paulo

18 de agosto de 2022 | 08h00

Corinthians conseguiu reverter sua situação na Copa do Brasil ao vencer o Atlético Goianiense por 4 a 1, na Neo Química Arena, nesta quarta-feira. A equipe alvinegra havia perdido o jogo de ida por 2 a 0 e precisava de um triunfo por ao menos três gols de diferença para avançar às semifinais. Yuri Alberto e Róger Guedes formaram a parceria ideal no ataque corintiano e conduziram o time à expressiva vitória.

Yuri Alberto marcou três gols e encerrou o jejum de oito jogos sem balançar as redes desde sua chegada ao Corinthians. O jovem atuou centralizado e desencantou no segundo tempo. Róger Guedes foi mais participativo no primeiro tempo, acertou a trave e mostrou mobilidade, transitando da ponta para o meio. No segundo tempo, cumpriu bem o posicionamento defensivo e mostrou que tem capacidade de resolver as debilidades apontadas outrora por Vítor Pereira.

 
Corinthians elenco
Elenco do Corinthians mostra união após virada nas quartas de final da Copa do Brasil Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
 

Após a partida de ida em Goiânia, há três semanas, o técnico Vítor Pereira deu um recado claro à dupla ao afirmar que seu desempenho defensivo havia deixado a desejar e que, desse modo, seria impraticável colocar Yuri Alberto e Róger Guedes juntos em campo.

"A opção por jogar com Róger (Guedes) e Yuri (Alberto) foi minha, só eu tenho de assumir a responsabilidade, mas não me parece que a gente consiga defender os corredores dessa forma. Para mim, claramente, não dá, não dá. Dessa forma, não dá", concluiu o treinador, expondo as falhas nas marcações nas laterais daquele jogo.

Sem muitas opções ofensivas, Vítor Pereira disse após a derrota para o Palmeiras que não tinha solução à vista. "Eu disse que eles (Róger Guedes e Yuri Alberto) não podiam estar juntos em determinados jogos. Mas, nesse momento, que soluções nós temos? Perdemos o Willian e o Mantuan, os dois pontas. Nesse momento, temos o Gustavo (Mosquito) e o Adson", afirmou o treinador.

Contra o Palmeiras, Yuri Alberto e Róger Guedes foram titulares, mas tiveram muita dificuldade de criação. Nesta quarta, o centroavante que veio do Zenit desencantou. Foram oito jogos sem marcar, sete sem arremates a gol. Questionado por zerar em finalizações até o jogo passado, Yuri finalmente acertou a meta e balançou as redes três vezes em uma única partida.  

Com o apoio da torcida e a obrigação de propor o jogo, Vítor Pereira pode ter encontrado uma boa solução para os jogos dentro de casa. Róger Guedes mostrou maior dedicação defensiva e cumpriu as funções que um ponta moderno requer. Sem tantas opções, o treinador português deve apostar na dupla para a sequência da temporada e principalmente na luta pelo título da Copa do Brasil. O próximo adversário é o Fluminense. O primeiro encontro será na próxima semana. A CBF ainda definirá os mandos de campo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros