Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 30 de julho de 2022

COPA AMÉRICA DE FUTEBOL FEMININO: BRASIL E COLÔMBIA DECIDEM FINAL NESTE SÁBADO (30.07)

Copa América: Brasil e Colômbia decidem final feminina neste sábado (30/7)

Seleção Brasileira joga pelo octacampeonato e a hegemonia continental. A partida final do campeonato será transmitida às 21h pelo SBT, na TV aberta, e pela SporTV

MD
Monique Del Rosso*
postado em 29/07/2022 17:38
 
 (crédito: Thais Magalhães/CBF)
(crédito: Thais Magalhães/CBF)

Chegou a hora da decisão. A Seleção Brasileira feminina de futebol busca o nono título da Copa América, hoje, às 21h. Depois de eliminar o Paraguai na semifinal por 2 x 0, o time precisa vencer a anfitriã Colômbia para levantar o troféu. O jogo será no estádio Alfonso López, em Bucaramanga. O SBT e o SportTV anunciam a transmissão.

A técnica sueca Pia Sundhage avalia que a equipe brasileira precisa superar algumas fragilidades apresentadas na partida anterior contra o Paraguai. "Estou muito feliz com o resultado, mas desapontada com a performance. Acredito que poderíamos ter nos saído muito melhor no ataque. Vamos trabalhar e estaremos preparadas para a final”, disse a sueca em entrevista à CBF.

 
 
 Treino da Seleção Feminina Principal na Universidad Industrial de Santander
Treino da Seleção Feminina Principal na Universidad Industrial de Santander(foto: Thais Magalhães/CBF)

 

Contra o Paraguai, o Brasil teve muitas oportunidades desperdiçadas na cara do gol. Por isso, Pia afirma que a equipe está treinando para melhorar os passes, as finalizações e estudando pontos fortes e fracos das colombianas.

 

Linda Caicedo comemora o gol da Colômbia sobre a Argentina na semifinal da Copa América
Linda Caicedo comemora o gol da Colômbia sobre a Argentina na semifinal da Copa América(foto: RAUL ARBOLEDA / AFP)

 

Uma das preocupações é a jogadora mais nova da Copa América, Linda Caicedo. A atacante de 17 anos teve ótima atuação na semifinal contra a Argentina e fez o gol decisivo na última segunda-feira. Linda foi titular da seleção colombiana nos cinco jogos da equipe no torneio e tem o maior índice de recuperações de bola, 15, com efetividade de 88,2%. Nos passes, os números são ainda mais impressionantes. A taxa de acerto é de 83,6%.

"Eu estava assistindo à vitória delas contra a Argentina e sei que enfrentá-las será difícil em vários aspectos. Ao mesmo tempo, precisamos ter em mente a nossa força. Será um jogo fantástico", projeta Pia. A treinadora ainda não deu detalhes sobre a escalação do Brasil, mas conta com todas as atletas disponíveis.

Independentemente do resultado da decisão, Brasil e Colômbia estão garantidos na Copa do Mundo Feminina em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, e nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A seleção campeã da América terá direito, ainda, a um tira-teima com o país vencedor da Eurocopa. O duelo à parte será contra Alemanha ou Inglaterra, protagonistas da decisão do Velho Continente, amanhã, às 13h, em Wembley.

 *Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros