Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 22 de junho de 2021

COPA AMÉRICA: ARGENTINA - DEU PARA O GASTO

Jornal Impresso

ARGENTINA - Deu para o gasto
 
No jogo em que Messi igualou marca de jogador com maior número de partidas pela seleção, Argentina vence o Paraguai em jogo protocolar e garante classificação antecipada para as quartas de final do torneio

 

Pedro Marra

Publicação: 22/06/2021 04:00

A Argentina teve bom primeiro tempo e caiu de ritmo, mas fez o suficiente para vencer no DF (Nelson Almeida/AFP)  
A Argentina teve bom primeiro tempo e caiu de ritmo, mas fez o suficiente para vencer no DF
 
Em jogo protocolar, a Argentina manteve a hegemonia sobre o Paraguai na Copa América. Ontem, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a seleção alviceleste venceu os rivais, por 1 x 0, e confirmou a classificação antecipada para as quartas de final do torneio de seleções. A noite marcou, ainda, um recorde histórico de Lionel Messi com a camisa do país. O único gol da partida foi marcado por Paco Gómez, após belo passe cruzado de Di Maria, que colocou o companheiro na cara do gol para marcar de cavadinha por cima do goleiro Antony Silva e garantir os três pontos aos hermanos.
 
Este foi o 26º jogo do confronto entre os dois times. Os argentinos seguem sem perder para os paraguaios, tendo 20 vitórias a favor e seis empates no duelo. O jogo foi bastante faltoso, principalmente no meio de campo. Foram 23 infrações do Paraguai e 11 da Argentina. No duelo na capital, Messi igualou o recorde de Mascherano e se tornou o jogador com mais partidas pela Argentina. Ambos têm 147. Apesar da conquista pessoal, o camisa 10 fez uma partida apagada.
 
O duelo começou agitado com um lance de perigo de Di María dando passe para Messi, que não dominou bem a bola para acertar a meta do goleiro Antony Silva. O time teve outras chances até marcar, aos nove minutos. Di María deu lindo passe cruzado para Paco Gomez receber na grande área e apenas cavar por cima do goleiro. 
 
Aos 13 minutos, a seleção paraguaia teve chance em cobrança de falta. Nos minutos seguintes, o Paraguai tentou atacar pelos lados, mas a defesa dos hermanos sempre afastava com os pés ou de cabeça. O principal problema do Paraguai era acertar o último passe. Aos 45 minutos da primeira etapa, o juiz anulou o segundo gol da Argentina por impedimento confirmado pelo VAR.
 
No segundo tempo, a alviceleste começou o jogo com contra-ataques, e o Paraguai tentava empatar na base de cruzamentos. O time, porém, tinha dificuldade de chutar na direção do gol adversário. Aguero entrou na Argentina, mas, com pouca movimentação em campo, não contribuiu para as jogadas de ataque. O jogo seguiu truncado, principalmente no meio de campo.
 
Aos 41 minutos, a Argentina armou bom contra-ataque pelo lado esquerdo e arranjou um escanteio após defesa de Antony Silva. Mesmo com quatro minutos de acréscimo, os times não movimentaram tanto a partida, que terminou com o placar magro.
 
A seleção paraguaia permanece em Brasília para enfrentar o Chile, no Mané Garrincha, às 21h na quinta-feira. A Argentina joga somente na 5ª e última rodada da fase de grupos contra a Bolívia, às 21h de segunda-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá.


FASE DE GRUPOS

3ª Rodada

Domingo
Venezuela 2 x 2 Equador 
Colômbia 1 x 2 Peru 
 
Ontem
Chile 1 x 1 Uruguai
Argentina 1 x 0 Paraguai

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros