Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 18 de fevereiro de 2025

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A CELEBRAÇÃO DO MELHOR CARNAVAL DE BRASÍLIA

CB Folia: contagem regressiva para a celebração do melhor carnaval de Brasília

O júri técnico do CB Folia avaliará o Melhor Bloco de Rua, o Melhor Momento, a Melhor Fantasia Adulta e a Melhor Fantasia Infantil. A votação popular começa em 20 de fevereiro e termina em 5 de março, exclusivamente no site do Correio

 
 
 
O Bloco das Montadas já levou o troféu de Melhor Bloco de Rua quatro vezes:
O Bloco das Montadas já levou o troféu de Melhor Bloco de Rua quatro vezes: "A premiação é um marco para quem faz o carnaval brasiliense acontecer" - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 

A contagem regressiva começou! Brasília já se prepara para uma das épocas mais animadas do ano, o carnaval. E, como não poderia ser diferente, o Correio Braziliense, que faz parte da história da cidade, também entra na folia. Vem aí a 8ª edição do CB Folia, o prêmio que celebra os blocos mais vibrantes e os momentos mais marcantes do carnaval do Distrito Federal.  

O júri técnico avaliará o Melhor Bloco de Rua (1º, 2º e 3º lugares), o Melhor Momento, a Melhor Fantasia Adulta e a Melhor Fantasia Infantil. Na votação popular, será eleito apenas um vencedor na categoria Melhor Bloco de Rua, permitindo que os foliões participem diretamente da escolha. Essa categoria também será julgada por uma comissão de especialistas designada pelo Correio. Os blocos serão avaliados entre 28 de fevereiro e 5 de março, recebendo notas de 0 a 10 nos critérios animação do bloco (peso 5), estrutura (peso 2), sustentabilidade (peso 1) e respeito ao próximo (peso 2).

A votação popular começa em 20 de fevereiro e termina em 5 de março, exclusivamente no site do Correio. O público poderá escolher apenas um favorito, utilizando um e-mail cadastrado no Gmail para validar o voto. Cada e-mail poderá votar apenas uma vez.

A escolha do Melhor Momento ficará a cargo da equipe do Correio, que selecionará uma situação marcante do carnaval 2025. Para disputar o prêmio de Melhor Fantasia, os foliões poderão enviar suas próprias fotos por meio do site oficial. O júri analisará as imagens segundo a criatividade, originalidade e relevância da fantasia. O envio deve ser feito em formato jpeg, com boa qualidade, e acompanhado de nome completo, e-mail e telefone para contato.

Veterano da folia, o Bloco das Montadas já levou o troféu de Melhor Bloco de Rua quatro vezes. Para Ruth Venceremos, idealizadora do bloco, a premiação é um marco para quem faz o carnaval brasiliense acontecer. "Essa premiação se tornou um reconhecimento fundamental, valorizando o trabalho e a dedicação dos blocos. Para nós, do Bloco das Montadas, é uma honra já termos sido premiados quatro vezes, reafirmando nossa trajetória e a representatividade que levamos para as ruas", destaca Ruth.

Abrindo alas para o pré-carnaval, o animado bloco Suvaco da Asa sai às ruas neste sábado, às 15h, no estacionamento da Funarte. Para Pablo Feitosa, diretor-presidente do bloco, o carnaval brasiliense cresce a cada ano e se consolida como uma festa imperdível. "O carnaval do Centro-Oeste está cada vez maior e mais bonito! Estamos construindo uma festa maravilhosa aqui na cidade, e eu convido todo mundo para curtir com a gente neste fim de semana."

Tarifa zero 

Animando ainda mais os foliões, o transporte público no Distrito Federal  — ônibus e metrô — será de graça no carnaval. A tarifa zero estará em vigor de 1º a 4 de março (sabádo a terça-feira). Depois da festividade, fica valendo aos domingos, feriados e celebrações posteriores. A medida foi divulgada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), ontem.  

Esse é o primeiro passo do Governo do Distrito Federal (GDF) para avaliar como implementar a tarifa zero em todos os dias para a população. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a pasta está elaborando a modelagem do serviço e calcula que o impacto sobre o subsídio não seja superior ao valor estimado de R$ 30 milhões.

Ainda de acordo com a pasta, a gratuidade vale para qualquer pessoa. Mas o acesso se dará por meio de cartão, para que o GDF tenha como avaliar quais tipos de público estão acessando o transporte nos dias de gratuidade. Assim, a pessoa deve apresentar algum tipo de cartão: Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, Idoso, PLE, Cartão Especial (PCD) ou cartão bancário (nesse caso, o cobrador permitirá o acesso sem cobrança de passagem).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros