Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 11 de julho de 2020

CONMEBOL APROVA A VOLTA DA LIBERTADORES EM SETEMBRO

 

Conmebol aprova volta da Libertadores em setembro e final em janeiro; Eliminatórias vão para outubro

Entidade prevê calendário também da Sul-Americana até início de 2021
 
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol Foto: Divulgação/Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol Foto: Divulgação/Conmebol
 
 
O GLOBO apurou ainda que a retomada da Sul-Americana, por sua vez, será na semana de 27 de outubro. A decisão também será em janeiro de 2021.

MAIS:Como a CBF pretende montar o calendário brasileiro até a Copa de 2022

Na conversa desta sexta, os dirigentes da Conmebol não discutiram se o Maracanã está mantido ou não para a final única da atual edição do torneio. Por ora, o planejamento a respeito da sede continua o mesmo.

A Libertadores foi interrompida após a segunda rodada da fase de grupos. Assim, contando com a final única, a competição terá ainda 11 datas até o encerramento. Até por conta desse cenário a Conmebol engrossou o coro nesta semana, em reunião com a Fifa, a respeito da necessidade de adiamento do Mundial de Clubes 2020, o que é inevitável.

LEIA:ENTREVISTA COMPLETA COM O PRESIDENTE DA CBF SOBRE CALENDÁRIO

As Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar também foram alteradas para outubro. Com isso, a Conmebol usará datas de janeiro de 2022 para compensar os jogos que seriam, inicialmente, em 3 de setembro. Desta forma, a estreia da seleção brasileira contra a Bolívia fica adiada mais uma vez, por mais que a Fifa já tivesse anunciado os jogos do continente sul-americano em setembro. O trâmite burocrático prevê aprovação futura da Fifa, que confirmou a aprovação por parte da Conmebol nesta sexta.

 

Como a data Fifa de setembro ficou disponível, o entendimento na Conmebol é que as seleções podem marcar amistosos.

A confirmação da volta da Libertadores amplia o cenário para os clubes brasileiros sobre o futuro. A Série A do Brasileirão começará em 9 de agosto.

O espaço no calendário brasileiro

O calendário divulgado pela CBF nesta semana já tinha dado um indicativo sobre o encaixe da Libertadores em setembro, já que a entidade brasileira montou o cronograma em consonância com a Conmebol.

Em setembro, há espaço para a Libertadores em três meios de semana (16, 23 e 30). Em outubro, há um meio de semana, o do dia 27.

Novembro será um mês congestionado. A Copa do Brasil chegará às oitavas de final. É nessa fase que entram os clubes brasileiros que disputam a Libertadores. Só está disponível o meio de semana do dia 25. Por essa projeção, seria nesta data que as oitavas de final começariam.

Dezembro, por outro lado, tem muito espaço para inserção dos jogos da Libertadores. São três meios de semana liberados, nos quais caberiam jogos até a conclusão das quartas de final.

As semifinais seriam jogadas a partir de janeiro 2021. Conforme decisão do Conselho, a final única também será no primeiro mês do ano que vem.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros