É com imensa alegria que recebo este comunicado do primo João Ribeiro da Silva Neto, o Beiró, líder do Conjunto Musical Big Brasa:
"Caro primo e amigo Raimundo Floriano, para mim, João Ribeiro, vai ser uma lembrança e tanto, voltar a Balsas 50 anos depois de quando o nosso Conjunto Big Brasa tocou na cidade, em 1967! No mesmo clube, o CRB! E para meus primos Adalberto Pereira Lima e nosso saudoso Carlomagno Pereira Lima (Carló) – in memoriam –, uma homenagem e tanto. Acho que tive uma boa ideia ao relembrar a coincidência, do Big Brasa estar comemorando seus 50 anos e da realização do 5º Encontro de Filhos e Amigos de Balsas, que será realizado no dia 29 de julho!
Lembrei para o Erik Silva que sem dúvida seria ele a pessoa mais indicada para relembrar o fato, no dia da festa! O pai dele, nosso primo Bernardino e o meu papai, Alberto Ribeiro da Silva, foram os maiores entusiastas da ida do Big Brasa a Balsas! E marcou presença como o primeiro conjunto dos Anos 60, com guitarras! Uma data que merece ficar na história (nossa, do Conjunto Big Brasa) e na de Balsas. Um grande abraço! Vou levar mais livros para que o Erik Silva guarde no acervo dele!
As fotos abaixo, do Conjunto Big Brasa, têm tudo a ver com a data e tenho a impressão que foi uma boa ideia minha ao relembrar o fato, pois comemoramos 50 anos de música, com os dois livros que escrevi. Enquanto em 1967 estávamos em Balsas, apresentando as guitarras! Foi inesquecível!”
Nosso primo José Bernardino da Silva era médico e, em 1984, quando Prefeito e Balsas, veio a falecer, com apenas 45 anos de idade, vítima de acidente aéreo. Coincidentemente, desde o início deste ano de 2017, seu filho Erik Silva, também médico, é o Prefeito de nossa cidade, com admirável administração.
A seguir, algumas fotos enviadas pelo João Ribeiro, enfatizando a presença do Bernardino, em 1967, na passagem do Conjunto Big Brasa pelo sertão sul-maranhense:
João Ribeiro, líder do Big Brasa – Bernardino, com uma jovem balsense
Bernardino, com o Conjunto – Conjunto Big Brasa
Mas Beiró não fica por aí. Intelectual, não bastasse a Música para se consagrar, também nada de braçadas na Literatura. Prova disso são estes dois excelentes livros a que acaba de nos legar, A Música em Minha Vida, 50 Anos de Lembranças, com sua biografia, e Big Brasa, 50 Anos Inesquecíveis, com a saga do Conjunto.
Textos leves, belos e instigantes, prendem o leitor à medida em que os capítulos se vão sucedendo. São documentos históricos que recomendo a todos os conterrâneos e amigos.
(João Ribeiro é filho de meu primo legítimo Alberto Ribeiro e neto de meu Tio João Ribeiro da Silva, irmão de Rosa Ribeiro, meu pai)
"