Para os millennials pouco afeitos à tecnologia, VSCO é só um monte de letras. Para os mais iniciados no infinito mundo dos aplicativos, o nome de um editor de foto lançado em 2012. Mas, para as meninas da geração Z (nascida da metade dos anos 1990 até 2010), é o estilo da vez: ser uma VSCO Girl. Segundo o “Urban Dictionary”, dicionário on-line de língua inglesa que é uma espécie de Bíblia dos descolados, uma menina VSCO (pronuncia-se visco) “usa camisetas ou moletons grandes com shorts Nike. Tem Vans, Crocs, Birks e usa um colar de conchas.” O nome veio do tal editor de foto, que, inicialmente, tinha os filtros preferidos dessa meninada.
A turma ama também o TikTok (celeiro da estética, com 2,9 bilhões de postagens com a hashtag #VSCOGirl) e o Instagram, onde estão influenciadoras fortes do tema, como Emma Chamberlain (@emmachamberlain) e Lauren Riihimaki (@laurdiy). Só ali, são 2,7 milhões de publicações em referência às VSCO.
Segundo o stylist Guilherme Alef, a principal mensagem que essas jovens querem passar é a de um estilo de vida despreocupado e associado à natureza. “É um fenômeno entre a geração Z. Elas costumam ser solares e, na hora de se vestir, fazem um mix entre a praia e o esporte. A combinação queridinha delas é um camisetão, de preferência colorido e desbotado, com short jeans ou de ciclista”, diz Guilherme. “Tudo acompanhado de vários acessórios e cores trazidos da década de 1990, que resultam em looks bem despojados.”
Entre o acessório mais famoso está a scrunchie, que pode ser usada no cabelo ou no pulso. O nome pode ser novo, mas não se engane — é um velho conhecido: aquela “chuquinha” de cabelo grossa, de tecido, que todo mundo usou antes dos anos 2000. Quando ouviu o termo pela primeira vez vindo da filha Ana Flávia, de 13 anos, Darci Oliveira, de Vinhedo, São Paulo, não entendeu a que a menina se referia. Diante da imagem nas redes sociais, bingo! “Ela tentava me explicar, e eu não compreendia. Quando vi a foto, disse: ‘Ah, é isso!’”, diz a paulista, aos risos. “Eles só arranjaram um nome chique para aquele tipo de prendedor de cabelo.
Darci pode dizer que é mãe de uma VSCO Girl, digamos, engajada. Tanto que ela até ajudou a filha a criar uma lojinha no Instagram (@vscogirlshopbrasil) para vender o kit básico para quem quer entrar na onda, que vai além do visual e tangencia a sustentabilidade. “Existe esse conceito entre as VSCO de cuidar do meio ambiente. Então são famosos o canudo de metal, a garrafinha térmica que substitui copos”, diz Ana Flávia, que deu um tempo nas vendas on-line nos últimos meses e tem apenas vendido as novidades do estoque para as colegas mais próximas.
Como expert na área, a menina, que se encantou pelo tema ao vê-lo bombando no TikTok, informa: menos é mais quando se trata da beleza dessa turma. “O cabelo tem aquelas ondas de praia, as chamadas beach waves, e a maquiagem é bem simples, não tem nada demais. Só tint (líquido bem fino, que funciona como uma tinta natural para dar um ar saudável ao rosto) na bochecha e gloss na boca.” As unhas, no entanto, são menos discretas: costumam aparecer cada uma de uma cor, em tons pastel.
O estilo, claro, não é dos mais inclusivos (afinal, sandálias Birkenstock ou a garrafa de água preferida delas, a Hydro Flask, não são acessórios tão baratos) e isso já rendeu memes e críticas, principalmente pela falta de diversidade entre a tribo. Mas, mesmo assim, a onda segue. Até chegar a próxima.