Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Música do Caribe quinta, 13 de outubro de 2016

COMPAY SEGUNDO E O BUENA VISTA SOCIAL CLUB

COMPAY SEGUNDO E O BUENA VISTA SOCIAL CLUB

Raimundo Floriano

 

Compay Segundo y Sus Muchachos

 

                        Para quem não leu este Almanaque no dia 3 de outubro, informo que o Buena Vista Social Club foi um clube de dança e atividades musicais de Havana, local onde os astros cubanos se encontravam e tocavam na década de 1940, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz, Omara Portuondo e Eliades Ochoa. No decorrer do tempo, novos membros entraram para o grupo.

 

                        No final da Década de 1950, o Clube fechou, e nunca mais se viu em Cuba um lugar como aquele, deixando, assim, seus músicos órfãos. Foi a tristeza musical que se apossou da ilha, na fechadura imposta pelo regime ditatorial ali instalado. Na Década de 1990, foi lançado um filme e gravado um CD com o mesmo nome, dando ao Buena Vista notoriedade mundial. Dentre os veteranos que atuaram em ambos, Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo e Eliades Ochoa eram mais conhecidos no Brasil.

 

                        Eliades teve pequena amostra de seu trabalho aqui apresentado no dia 3, assim como Ibrahim Ferrer, e Omara Portuondo, no dia 13. Hoje, apresentarei um nome igualmente famoso, mas quase desconhecido no Brasil: Compay Segundo.

 

Compay Segundo

 

                        Compay Segundo, pseudônimo de Maximo Francisco Repilado Muñoz, nasceu a 18 de novembro de 1907, em Siboney, Cuba, e faleceu no dia 3 de julho de 2003, em Havana. Foi um compositor, violonista, clarinetista, cantor e tresero – sendo o tres a fusão de três instrumentos de corda caribenhos: a guitarra, o tiple e a bandola.

 

                        Desde os cinco anos, acendia os puros – charutos – para a avó materna e, a partiu de então, adquiriu o hábito de fumar, que jamais abandonou, sendo o charuto sua marcante característica. Aos nove anos de idade, com o falecimento da avó, mudou-se com sua família para a cidade de Santiago de Cuba.

 

                        Em Santiago, Repilado, como era conhecido, começou a trabalhar no ofício de que se ocupava grande parte da população cubana: enrolador de charutos. Ao mesmo tempo, tomava aulas com a jovem Noemi Toro, que o introduziu nos segredos da pauta musical. Por sua influência, optou pela clarineta, com a qual fez sua primeira apresentação em Havana, integrando a Banda Municipal de Música, em 1929, na inauguração do Capitólio Nacional.

 

                        Em 1935, com o guaracheiro Ñico Saquito e Sua Banda Cuban Star, viajou novamente para a Capital cubana, desta feita, para lá residir definitivamente.

 

                        Autodidata do tres e do violão, mesclou os dois para criar um novo instrumento de corda, a que deu o nome de armónico. Muitas de suas composições musicais caracterizam-se por seu conteúdo imaginativo e grande senso de humor. Na Década de 1930, com Quarteto Hatuey, viajou ao México, onde participou em dois filmes, México Lindo e Tierra Brava.

 

                        Também foi no México que integrou, como clarinetista, o Grupo Matamoros e teve a oportunidade de trabalhar com o músico Benny Moré. Lá, também, fundou, em 1942, a Dupla Los Compadres, cantando com o cubano Lorenzo Hierrezuelo. Lorenzo era a primeira voz e tinha o apelido de Compay Primo – primeiro compadre –, enquanto Repilado era a segunda voz, o Compay Segundo, pseudônimo que o acompanhou até o fim de seus dias e pelo qual é reconhecido mundialmente.

 

 

                        Com o tempo, houve um processo da subestimação da segunda voz na música, que passou a ser depreciada, mormente após as Décadas de 1940 e 1950. Sobre esse fenômeno, Compay Segundo declarou: – Os jovens não querem acompanhar nenhum cantor. Todos querem ser estrelas, do dia para a noite. Veja quantos anos eu tive de esperar, quantos caminhos tive de andar, em quantos eventos tive de participar. E cá estou começando, nunca acabando.

 

                        Sua carreira teve inúmeras mudanças. Integrou o Sexteto Los Seis Ases, o Cuarteto Cubanacán, e foi clarinetista da Banda Municipal de Santiago de Cuba. Em 1956 criou o Grupo Compay Segundo y Sus Muchachos, com quem trabalhou até sua morte.

 

Detalhe de Compay Segundo y Sus Muchachos

 

                        Compay Segundo foi um artista único, na maneira como produzia o som que se ajustava ao modelo da Zona Oriental de Cuba, o que o fez reconhecido como um grande representante da cubanía – cubanidade. Os estilos em que transitava eram o son, a guaracha e o bolero, além de canções com acentuados matizes caribenhos. Sua voz, grave e redonda, acompanhou célebres cantores de fama internacional.

 

                        Com o Grupo Compay Segundo y Sus Muchahos, foi capaz de fazer bailar multidões de todos os continentes. Realizou turnês pela América Latina e Europa, particularmente Espanha, onde gravou seus últimos discos. Sobretudo, partir de 1992, criou-se, na Espanha, um ambiente favorável para a trova e o son tradicional, sendo convidados antigos e respeitados músicos desse estilo. Com isso, em 1995, Compay Segundo teve uma antologia organizada por Santiago Auserón, que foi o início de sua consagração internacional e a retomada de sua carreira artística.

 

 

                        Compay Segundo participou ativamente do ambicioso projeto Buena Vista Social Club, um disco produzido por Ry Cooder, em 1996, em que se reuniram os grandes nomes da música cubana, do passado, e daquela década, com Barbarito Torres, promovendo o ressurgimento de fabuloso de músicos cubanos que, em alguns casos, estavam no ostracismo por mais de 10 anos. O é tema central do documentário homônimo, dirigido pelo alemão Wim Wenders.

 

                        No flagrante abaixo, é mostrado cena do documentário, onde aparecem veteranos como Eliades Ochoa, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo e o “novato” Barbarito Torres – Bárbaro Alberto Torres Delgado –, cantor e alaudista, nascido na cidade de Matanzas, em 1956, e especializado em ritmos afro-cubanos:

 

 

Eliades - Ibrahim - Compay - Omara - Barbarito Torres

 

                        Aos 94 anos, Compay Segundo estreou nos palcos como ator, em uma peça intitulada Se Secó el Arroyto – algo como secou-se o riozinho –, baseada em uma de suas canções, que narra os amores frustrados de um casal de jovens nos anos anteriores à Revolução Cubana.

                   

                       Dentre as canções mais conhecidas interpretadas por Compay Segundo, encontram-se: Sarandonga, Saludos, Compay, ¿Y Tú, Qué Has Hecho?, Amor de Loca Juventud, Juramento e Veinte Años. A mais famosa de todas é Chan Chan, composição sua, que abre o CD, interpretada por Eliades Ochoa, com acompanhamento do Buena Vista Social Club.

 

                        Compay Segundo faleceu em 2003, em Havana, cercado por sua família e com o respeito e a consideração de seus patrícios. Deixou cinco filhos. Nonagenário e muito bem-humorado, disse certa feita que ainda não havia se esquecido de como era o amor e que queria um sexto filho. Foi sepultado em Santiago de Cuba.

 

                        Sua discografia é extensa e facilmente encontrável em sites virtuais e busca.

 

                        Como pequena amostra de seu trabalho, escolhi o blues de sua autoria Amor de Loca Juventud, com participação do Buena Vista Social Club. Vamos ouvi-lo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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quarta, 16 de maio de 2018 as 06:58:35

Luzia
disse:

Conheci esse artist hn num documentario do canal Arte 1 e me apaixonei.Vim buscar mais sobre ele na internet e deparei com esse blog.Amei! Tudo muito lindo,obg pelas informaçoes!


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quarta, 16 de maio de 2018 as 06:58:21

Raimundo Floriano
disse:

Prezada Luzia, Obrigado por seu comentário. Continue prestigiando nosso Almanaque. Um abraço!


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