Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 21 de março de 2020

COMO A JANELA GANHOU UM NOVO SIGNIFICADO

 

Como a janela ganhou um novo significado em tempos de pandemia

Confinada por causa do coronavírus, gente de todo o mundo constrói outras formas de interação social
 
 
Mulher usa a lanterna de seu celular em um flashmob nas janelas organizado por italianos confinados Foto: ANDREAS SOLARO / AFP
Mulher usa a lanterna de seu celular em um flashmob nas janelas organizado por italianos confinados
Foto: ANDREAS SOLARO / AFP
 
 

RIO — Enquanto portas se fecham e ruas se esvaziam para conter o avanço do coronavírus, janelas de todo o mundo abrem-se para fazer contato. Começou na Itália, com pessoas cantando nas sacadas, e crianças pendurando no parapeito desenhos para lembrar: “Tutto andrà bene!” (Tudo ficará bem!). Logo, vieram os aplausos aos profissionais de saúde saindo das ventanas espanholas. E iniciativas das mais variadas correram o planeta, casa por casa: de serenatas a aplausos, de acenos solidários a protestos políticos, como se viu no Brasil nos últimos dias. Em tempos de quarentena, a janela virou a nova rua.

 
 
Tradicionalmente representada como espaço de contemplação, ela ganha novos significados. No famoso poema “Tabacaria”, de Fernando Pessoa, era o lugar em que o poeta pensava sobre seu fracasso enquanto tinha em si “todos os sonhos do mundo”. Agora, mais do que um ponto de reflexão individual, a janela pode ser uma metáfora da esperança coletiva.

Engenhosos e solidários

Em quarentena desde o início da semana, o filósofo Adauto Novaes, organizador do tradicional ciclo de conferências “Mutações”, lembra a prosa poética de Charles Baudelaire no livro “O spleen de Paris”, quando o autor francês escreve: “Aquele que olha de fora através de uma janela aberta jamais vê tantas coisas do que aquele que olha uma janela fechada. Não existe objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo (...) que uma janela iluminada por uma chama...”

— Da mesma forma, há hoje (nessa interação social pelas janelas) uma flama contra o individualismo da sociedade — diz Novaes. — Vivemos, sim, uma mutação dos valores dominados pelos bens monetários. Esperamos que outros valores possam surgir a partir dessa crise. Mas não sei se é delírio de quem está confinado.

 
Um homem e seu filho tocam na janela de seu apartamento na Itália, país gravemente afetado pela pandemia Foto: GUGLIELMO MANGIAPANE / REUTERS
Um homem e seu filho tocam na janela de seu apartamento na Itália, país gravemente afetado pela pandemia
Foto: GUGLIELMO MANGIAPANE / REUTERS

Sentimento parecido de esperança vem tomando a escritora inglesa Olivia Laing. Ela sabe bem o que é isolamento. Passou meses vivendo sozinha em Nova York para escrever os ensaios do seu elogiado “A cidade solitária: as aventuras na arte de estar sozinha”, de 2017, um livro sobre as dificuldades de se conectar com outras pessoas. Na obra, a janela aparece como um elemento-chave na solidão contemporânea: é nela que, em tempos normais, vemos as interações sociais dos outros, enquanto nos sentimos presos entre os vidros. Agora, nota Laing, o que podia ser gatilho de melancolia nos solitários serve para aquecer corações.

— No isolamento, a janela é menos uma tela e mais uma abertura, um espaço aberto que pode ser alcançado — diz a autora. — É tão comovente ver esses vídeos, em que as pessoas aparecem apoiando enfermeiras e médicos, celebrando, cantando. Humanos podem ser tão engenhosos e solidários às vezes. Acho que as pessoas estão encontrando maneiras muito criativas de se conectar.

Estamos tão acostumados à visão de nossas janelas que nem pensávamos a respeito. E quantos de nós nem sequer olhamos através delas nos últimos tempos? Ao descobrir a janela como um meio de comunicação, vemos seu potencial, mas também suas limitações.

 

— Percebemos que podemos fazer muitas coisas com as janelas: nos comunicar com o mundo, resistir, comemorar que estamos vivos ou conversar com os vizinhos — diz Sonia Montaño, professora e pesquisadora em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. — E isso é ainda mais importante se nos ensinar que todos os tipos de janela têm limitações. Quando esquecemos que elas são apenas um recorte, instauramos fronteiras, dualismos, totalitarismos. Uma janela fechada é o espaço do fascismo, do desejo de aniquilação do outro, mas uma janela aberta também não é, necessariamente, uma visão absoluta.

Ver e ser visto

Não à toa, os artistas renascentistas se utilizavam das janelas em seus primeiros retratos pictóricos, aproveitando o princípio da câmera obscura, como lembra o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, codiretor do documentário “Janela da alma” (2001), ao lado João Jardim. O retratado ficava na luz pelo lado de fora, enquanto o artista no interior transformava a imagem precária em obra-prima.

— Fotografar, aliás, é olhar pela janela da câmera — lembra ele. — Ou seja, o dentro é o fora. Da janela, eu vejo e sou visto. O que vejo é o que me olha. Da minha janela, eu alcanço o mundo.

A DJ Luisa Feijó e o beatmaker Gabriel Lossio tocando na janela do apartamento na Tijuca durante o período de quarentena Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo
A DJ Luisa Feijó e o beatmaker Gabriel Lossio tocando na janela do apartamento na Tijuca durante o período de quarentena
Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo

 Após dias de confinamento, o poeta e crítico gaúcho Eduardo Sterzi atingiu aquilo que considera seu “novo grau de loucura”: procurar megafones à venda na internet. Em tempos de quarentena e distanciamento social, porém, querer amplificar sua voz na janela talvez não possa mais ser considerado um exercício de excentricidade. 

— A janela sempre foi uma espécie de limiar secundário entre os âmbitos público e privado — observa ele, que é professor de Literatura da Unicamp e autor de “Aleijão” (2009). — A porta é o limiar por excelência, aquele espaço pelo qual saímos ao mundo, enquanto a janela parece ter sido sempre um espaço de interiorização. Pela janela, mais do que olhar, espiamos o mundo. Mas, com o que estamos vivendo agora, algo mudou decisivamente na sua configuração. Ela passou a ser o espaço de exteriorização.


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