Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português sábado, 03 de julho de 2021

COM NÓS OU CONOSCO?

 

Com nós ou conosco?

Publicado em Geral

    Carlos Alberto está se preparando para concurso. Como a disputa é séria, o rapaz faz cursinho e estuda três horas em casa todos os dias. O ponto fraco dele é português. Por isso dedica à matéria atenção especial. Outro dia, estava revisando os pronomes pessoais. Viu escrita a duplina “com nós”. Achou esquisito. Na dúvida, mandou um e-mail pra coluna. Eis a pergunta:
  — Com nós existe?
  Você sabe responder à questão do Carlos Alberto? Não se precipite. Antes de se aventurar no sim ou não, faça o teste. Leia as frases com cuidado. Depois, marque as corretas. As erradas ficam pra lá:
 
a. Os livros ficarão com nós.
b. Os livros ficarão com nós mesmos.
c. Os livros ficarão com nós todos.
d. Os livros ficarão conosco.
 
E daí?
Escolheu as letras bc e d? Viva! Acertou em cheio. Você conhece os mistérios do pronome nós. Preferiu outra opção? Nada feito. Você é uma das tantas pessoas que se sentem inseguras no assunto. Pra mandar a dúvida pras cucuias, só há uma saída: arregaçar as mangas e dar uma estudadinha no tema. Vamos lá?

 
O colado
  Quando o pronome nós se encontra com a preposição com, não dá outra. É amor à primeira vista. Eles se casam imediatamente. Viram conosco: As crianças saíram conosco. Conosco ninguém pode. Alguém tem coragem de ficar conosco aqui à noite? 


O separado
O com nós só tem vez numa situação: quando estiver acompanhado de palavras reforçadoras. É o caso de mesmo, todo, próprio. Quer exemplos? Ei-los: Os livros ficarão com nós mesmos. Os livros ficarão com nós dois. Queremos estar de bem com nós mesmos. Saiu com nós todos sem reclamar.
  Deu pra entender? O com nós só aparece acompanhado. Sem companhia, dê passagem ao coladinho. É a vez do conosco.
  Teste
  Qual das frases merece nota mil?

a. Fale com nós.
b. Fale com nós mesmos.
 
A resposta? É a b, claro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros