Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 09 de dezembro de 2021

CNEMA: AMOR, SUBLIME AMOR, VERSÃO DE SPIELBERG ATUALIZA ROMANCE PROIBIDO ENTRE BRANCO E HISPÂNICA EM NY NOS ANOS 1950

 

'Amor, sublime amor': versão de Spielberg para musical atualiza romance proibido entre branco e hispânica na NY dos anos 1950

Filme estreia nesta quinta (9); em lançamento, diretor lamentou ausência de Stephen Sondheim, letrista de "West Side story" e mais tarde compositor da Broadway, morto em novembro
Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo em 'West Side Story' Foto: Niko Tavernise / Agência O Globo
Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo em 'West Side Story' Foto: Niko Tavernise / Agência O Globo
 

“Esta noite não é o que eu antecipava”, lamentou Steven Spielberg em 29 de novembro, no Lincoln Center de Nova York. A casa lotada, e o evento transmitido ao vivo também para o lotadíssimo teatro Zanuck, no coração dos estúdios Twentieth Century, em Los Angeles, marcava a primeira exibição de “Amor, sublime amor”, a versão spielberguiana de “West Side Story”, clássico da Broadway e de Hollywood.

Deveria ser uma noite de festa, mas Spielberg estava claramente emocionado — havia, nas suas palavras, uma poltrona vazia na casa.

— Sou muito grato a todos vocês, mas temos uma imensa ausência: a de Stephen Sondheim — disse Spielberg, controlando sua emoção ao lembrar o compositor, que morreu dia 26. — Como eu poderia imaginar que ele nos deixaria no momento em que começa a jornada deste filme? As letras incríveis de “Amor, sublime amor” puseram Stephen no mapa, mudando não só sua carreira mas todo o mapa da Broadway, reinventando o musical e o teatro. Como Ben Johnson disse sobre Shakespeare, Sondheim não é para nossos tempos, é para a eternidade.

O Lincoln Center era o lugar exato para mostrar às comunidades de cinema e teatro a nova versão da peça de 1957 (que foi levada aos cinemas em 1961, com Richard Beymer e Natalie Wood interpretando o casal Tony e Maria). A história de 2021 começa nas ruínas de um quarteirão de moradias modestas, demolidas em nome da arte e do dinheiro: nos anos pós-guerra de fato o Upper West Side, bairro de latinos e imigrantes de todo tipo, foi demolido para dar lugar a prédios de luxo, e ao próprio Lincoln Center.

Na visão de Spielberg, a história dos anos 50 — um Romeu e Julieta marcado não pela rivalidade entre famílias, mas por gangues de imigrantes brancos e de porto-riquenhos — ecoa nos dias de hoje.

— O tema de grupos de pessoas que não se entendem e se toleram é algo tão antigo quanto a Humanidade — comparou ele. — As diferenças entre os Sharks e os Jets de 1957 eram profundas. Mas não são tão profundas como as que temos hoje. As diferenças de hoje são imensas e alimentaram nosso roteiro. Num certo sentido, a história ficou ainda mais focada em divisões raciais do que nas divisões territoriais da primeira versão desta narrativa, que foi a peça.

 

Stephen Sondheim:Autor de musicais como 'West Side story' morre aos 91

“Amor, sublime amor” entrou na vida de Spielberg muito cedo. Ele conta que foi o primeiro disco de um musical que a família comprou e deixava que as crianças ouvissem (“Foi a trilha da minha infância”). A superposição das crises geradas por questões como racismoe xenofobia (“não apenas nos Estados Unidos, mas ao redor do mundo”, diz ele), inspirou sua “tremenda ousadia” de interpretar o mundo criado por quatro grandes artistas:

— Sondheim, autor das letras; Arthur Laurents, que pegou uma obra-prima de Shakespeare e colocou sua essência nas ruas de Nova York; Leonard Bernstein, que compôs uma trilha ao mesmo tempo doída, linda, emotiva e viva, tão viva! Ela não pode ser descrita, precisa ser ouvida. Minha ousadia foi colocar o tema na realidade que estamos vivendo, mantendo o mundo desses quatro nos anos 1950.

Longo trajeto

A retomada de “Amor, sublime amor” veio dos executivos da 20th Century, animados especialmente pela paixão de Rita Moreno — uma das estrelas do filme de 1961 — que se tornou uma das produtoras da nova versão, na qual ganhou um papel especial. O projeto começou em 2014 e tomou forma quatro anos depois, quando o dramaturgo Tony Kushner, premiado autor de “Angels in America”, entregou o roteiro e Spielberg assumiu a direção logo depois.

Kushner, ter liberdade para mudar a ordem das canções e elementos da trama, inclusive o desenvolvimento de personagens secundários (como a dona da lojinha, que era um homem na versão da peça e do filme de 1961, e agora é o papel de Rita Moreno). Na questão do elenco, ter prioridade para atores novos.

Lin-Manuel Miranda:'O Brasil tem a comunidade online de fãs mais apaixonada do mundo'

O elenco veio de várias sessões de testes abertos —fora Rita Moreno, Ansel Elgort (Tony), Corey Stoll (tenente Schrank) e David Alvarez (Bernardo), todos são atores e dançarinos de começo de carreira, estreando em grande escala. Entre eles, a youtuber Rachel Zeigler, filha de colombianos e poloneses, com uma carreira em escolas e circuitos teatrais do interior, e que agora rouba cada cena como a nova Maria (e já está contratada para ser a nova Branca de Neve num filme da Disney).

As filmagens, em 2019, foram divididas entre as ruas do Harlem e de New Jersey, e sets construídos nos Steiner Studios, no Brooklyn. Durante todo o tempo, Spielberg contou com a parceria e a presença de Stephen Sondheim.

— Ele foi uma parte essencial da nossa versão de “Amor, sublime amor” —diz Spielberg. —Da primeira versão do roteiro até todas as sessões de gravação das músicas, ele estava conosco, sem falta. Ouvindo com os olhos fechados, ele ficava em transe. Em transe total, o rosto mudando a cada compasso. Muitas vezes, eu percebia que estava olhando para ele em vez de estar vendo os atores, porque as reações de Stephen refletiam exatamente o que todos estavam interpretando. Nossa amizade foi selada com nosso trabalho em “Amor, sublime amor”.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros