A cidade amanheceu, ontem, sob o abalo da notícia dramática: Clodo Ferreira morreu aos 72 anos. O compositor, instrumentista, poeta e professor estava internado há dois meses no Hospital Brasília, fazendo tratamento de seis tipos de câncer. Mesmo doente, até os últimos instantes, ele era animado pelo desejo de compor. Mas estava debilitado pela luta contra a doença e não resistiu.
O marco na carreira de Clodo e dos irmãos Clésio e Climério foi a canção Revelação (1979) que se tornou o primeiro grande sucesso nacional de Fagner. O cantor cearense vivia no roteiro boêmio dos bares de Fortaleza e, em 1971, os pais resolveram mandá-lo para Brasília na esperança de que "tomasse juízo". Fagner participou do Festival de Música Jovem do Ceub, ganhou cinco prêmios e se mudou para o Rio de Janeiro, onde decolou a carreira nacionalmente.
Na segunda edição do Festival do Ceub, ele voltou na condição de presidente do júri e trouxe os amigos Ivan Lins e Lucinha Lins como jurados. Eles ficaram impressionados com a canção Placa luminosa, parceria de Clodo Ferreira e Zeca Bahia, defendida pela banda de rock Matuskelos: "Teu corpo tão barato me custou tão caro/Teu corpo tem a forma colorida e fria da placa luminosa".
Placa luminosa ganhou o primeiro prêmio e, além da visibilidade, o maior prêmio foi selar a amizade a parceria com Fagner. Logo no segundo disco, Fagner gravou Revelação, parceria de Clodo e Clésio, que se tornaria o primeiro grande sucesso nacional do cantor tocado nas rádios AM. Fagner assistia ao show de lançamento do álbum São Piauí, no Teatro Galpão, e, quando ouviu Revelação, disse de maneira profética para Clodo: "Essa você guarda para mim, vocês vão ficar velhos e essa música fará sucesso". A canção estourou em todo o país.
Clodo chegou a Brasília com 13 anos. Pegou o avião em Teresina no fim da tarde, aterrissou no início da noite e ficou extasiado com a visão do Plano Piloto. "A diferença era notável entre a luz humilde de Teresina e o colar de luzes impressionantes de Brasília", lembrou Clodo, em uma entrevista ao Correio. Ele foi morar em Taguatinga.