Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 27 de abril de 2020

CINCO RECEITAS DE ALEX ATALA

 

Alex Atala: ‘Tenho entendido o tempo mais como um aliado’

Chef afirma que ‘isolamento tem sido um grande aprendizado’, comenta sobre o dia a dia em casa cozinhando com os filhos e um novo projeto nas redes sociais que foca em pratos com poucos ingredientes, além de compartilhar receitas
 
 
Alex Atala compartilha receitas com o GLOBO, entre elas seu peixe com farofa de maracujá e vinagrete de arroz negro Foto: Divulgação
Alex Atala compartilha receitas com o GLOBO, entre elas seu peixe com farofa de maracujá e vinagrete de arroz negro
Foto: Divulgação
 
 

A quarentena trouxe uma outra noção de tempo para Alex Atala (“Tem sido um grande aprendizado. Tenho entendido o tempo mais como um aliado”), que tem dedicado horas de seu dia à horta do terraço do Mercadinho Dalva e Dito, espaço anexo ao seu restaurante de comida brasileira, em São Paulo.

 — É uma tarefa bastante diferente de cozinhar, mas muito gratificante. Tenho aproveitado para refletir e olhar as situações como um jogo de xadrez, imaginando um cenário amplo e as possibilidades de movimento — explica o chef paulista, à frente também do D.O.M., duas estrelas Michelin.

Atala tem enfrentado o isolamento em casa com os dois filhos adolescentes. E diz que os momentos da refeição têm sido de conversas ora divertidas, ora filosóficas.

- Cozinhar tem sido cada vez mais uma forma de união para todos nós - afirma. - Uma rotina um pouco diferente do restaurante, mas tenho me divertido bastante.

Alex Atala: ‘Tenho entendido o tempo mais como um aliado’ Foto: Divulgação/Marcus Steinmeyer
Alex Atala: ‘Tenho entendido o tempo mais como um aliado’ Foto: Divulgação/Marcus Steinmeyer

 

Em casa, além das panelas e dos filhos, ele se divide entre exercícios físicos, leitura e meditação:

— Tenho evitado televisão, participo de grupos de WhatsApp, mas confesso que sou pouco ativo, uso mais como referência. Estou fazendo o possível para me manter positivo e forte, tanto por mim quanto pelas pessoas à minha volta.

Além do serviço de entregas (do Mercadinho Dalva e Dito e do Bio), ele atua num novo projeto de receitas disponíveis num canal do YouTube.

— O desafio é fazer coisas deliciosas com o mínimo de ingredientes, que estão no cotidiano. Tenho pensado muito na relação de valor que damos aos ingredientes, como a valorização da proteína animal — diz o chef, que compartilha cinco de suas receitas, abaixo, acompanhadas de uma sugestão aos iniciantes no fogão.

 

- As pessoas temem a cozinha por medo de frustração, mas um acerto vale muito mais depois de dez erros. E uma coisa que eu repito semanticamente é em relação à companhia. É melhor comer um prato ok com pessoas com você ama do que comer algo maravilhoso ao lado de gente desagradável.

Peixe com farofa de maracujá e vinagrete de arroz negro

Ingredientes

... da farofa de maracujá

40g de manteiga

50g de cebola picadinha

40ml de suco concentrado de maracujá

Suco de 2 polpas de maracujá

160g de farinha de milho

Salsinha picada

Sal

... do vinagrete

20g de cenoura

70g de cebola

20g de pimentão verde

20g de pimentão vermelho

10ml de azeite

10ml de vinagre branco

10ml de suco de maracujá

Sal

... do arroz negro

150g de arroz negro

10ml de azeite

5g de alho picado

10g de cebola picada

Ceboullette

Azeite de ervas (ou comum)

300ml de água

Sal

... do peixe

4 filés de peixe de aproximadamente 150g cada

Sal

Pimenta

Óleo de canola

Preparo

Farofa: Em uma frigideira, refogue a cebola na manteiga. Acrescente a polpa de maracujá e o suco concentrado. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos em fogo baixo. Adicione a farinha de milho e a salsinha picada. Verifique o sal e reserve.

Viagrete: em um bowl, coloque o azeite, o vinagre e o suco de maracujá. Com um fouet, misture bem. Corte a cenoura, a cebola, os pimentões em brunoise pequeno e acrescente à vinagrete. Corrija o sal e reserve.

 

Arroz negro: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o arroz negro e em seguida a água. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que o arroz esteja macio. Após o cozimento, coloque o azeite de ervas e a ceboullette picada finamente. Verifique o sal.

Peixe: Tempere o peixe com sal e pimenta. Em uma frigideira anti aderente sele o peixe dos dois lados até dourar.

Montagem: coloque a vinagrete no centro de um prato e por cima o peixe. Ao lado da vinagrete, disponha um pouco da farofa e do arroz salteado.

Macarrão com feijão e linguiça

Ingredientes

Macarrão com feijão e linguiça, de Alex Atala Foto: Divulgação/Rubens Kato
Macarrão com feijão e linguiça, de Alex Atala Foto: Divulgação/Rubens Kato

 

150g de espaguete

Azeite e sal a gosto

... o molho

120g de feijão roxinho

110g de linguiça toscana

6ml de óleo de milho

1 dente de alho

1/4 de cebola

1 fio de azeite extra -virgem

1 pitada de tomilho

55 g de tomate descascado

... finalização

Pimenta baniwa (ou a que tiver em casa) a gosto

Salsinha a gosto

Preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente com um fio de azeite e sal até ficar al dente. Cozinhe o feijão roxinho até o grão estar cozido, mas inteiro. Tire a pele da linguiça (ela desmanchará), coloque-a na panela para selar e refogue no alho e na cebola. Acrescente o tomate e o tomilho. Deixe cozinhar até o molho encorpar. Adicione o molho ao macarrão cozido. Disponha no prato o macarrão, o feijão e a linguiça, e a salsinha lado a lado. Finalize com a pimenta.

 

Bife à milanesa com salada de batata

Ingredientes

Bife à milanesa com salada de batata, de Alex Atala Foto: Divulgação/Ruvens Kato
Bife à milanesa com salada de batata, de Alex Atala Foto: Divulgação/Ruvens Kato

 

5 bifes finos (180g cada) de coxão mole

1kg de farinha de trigo

1/2 litro de leite

1kg de farinha de broa de milho grossa

Alecrim

1 litro de óleo para fritar

Sal e pimenta

... da salada de batatas

500ml de óleo neutro

40g de gema

1 colher de sopa de mostarda Dijon

1 dente de alho picado

1kg de batata

100g de cebola picada

20g de ciboulette picada

2 ovos cozidos

Suco de 1 limão

Raspas de 1 limão

Sal

Preparo

Em um bowl, tempere os bifes com sal e pimenta. Separe a farinha de trigo, o leite e a farinha de broa de milho e coloque cada um em um recipiente. Tempere o leite com o alecrim. Empane cada bife na seguinte sequência: farinha de trigo, leite e farinha de broa de milho. Em uma frigideira, coloque o óleo para esquentar. Quando estiver quente o suficiente para fritar (180 graus), acomode o bife empanado e frite até dourar. R

Salada de batatas: em um bowl, coloque a gema, a mostarda, o alho picado e o suco de limão. Misture com um fouet e adicione aos pouco o óleo sem parar de mexer até obter uma textura cremosa. Tempere com sal e reserve. Corte as batatas em cubos de aproximadamente 1cm. Cozinhe até ficarem macias. Escorra e misture a cebola picada com a batata ainda quente e depois resfrie. Misture a maionese com as batatas e depois acrescente a ciboulette. Polvilhe raspas de limão e o ovo cozido ralado.

 

Sagu de vinho tinto

Ingredientes

Sagu de vinho tinto com creme inglês, de Alex Atala Foto: Divulgação/Ricardo D'Angelo
Sagu de vinho tinto com creme inglês, de Alex Atala Foto: Divulgação/Ricardo D'Angelo

500g de sagu

1 litro de água

900ml de suco de uva

100g de açúcar

100ml de vinho tinto

Preparo

Em uma panela a fogo médio, coloque o suco, o açúcar e o vinho. Mexa bem até ferver. Reservel. Em outra panela a fogo médio, coloque a água para ferver. Coloque o sagu e deixe cozinhar até que fique macio. Ele não deve cozinhar por completo, ou seja, até ficar todo transparente: o interior deve se manter branco. Retire do fogo, coe e dê um choque térmico lavando-o em água fria. Adicione o sagu à calda de vinho, misture bem e reserve na geladeira. Sirva gelado.

Bolo de fubá

Ingredientes

Bolo de fubá do Mercadinho Dalva e Dito, receita de Alex Atala Foto: Divulgação/Rubens Kato
Bolo de fubá do Mercadinho Dalva e Dito, receita de Alex Atala Foto: Divulgação/Rubens Kato

 

3 ovos

200g de açúcar

130ml de leite quente

130ml de óleo

80g de farinha de trigo

100g de fubá

11g de fermento em pó

Preparo

Coloque a farinha, o fubá e o fermento em uma bacia. No liquidificador, bata os ovos, o óleo e o açúcar. Adicione o leite quente e bata para emulsionar. Adicione esta mistura à bacia com os ingredientes secos e misture até obter uma massa homogênea. Unte e coloque a massa na forma. Asse em um forno pré-aquecido a 180 graus por, aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros