Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 04 de março de 2020

CINCO MOTIVOS PARA VISITAR A ETIÓPIA EM 2020

 

Cinco motivos para visitar a Etiópia em 2020

Diversidade cultural e belas paisagens atraem turistas para o país
 
 
Paisagem na Etiópia Foto: Divulgação
Paisagem na Etiópia Foto: Divulgação
 
 

RIO - Café, cultura religiosa e belas paisagens naturais. A Etiópia ainda é um destino pouco visitado pelos brasileiros, mas não faltam atrativos na nação africana, que tem se destacado em listas de lugares para visitar em 2020. Diretor da Latitudes, empresa que promove turismo de experiência pelo mundo, Alexandre Cymbalista separou cinco locais imperdíveis para conhecer por lá.

Cidade fortificada na Cordilheira do Atlas, no Marrocos, conquista fãs de ‘Game of thrones’

Lalibela e o cristianismo pelo país

"Conhecida também como um dos países de origem do cristianismo, a Etiópia é composta primordialmente por cristãos ortodoxos. Acredita-se que na Igreja Santa Maria do Sião, na cidade de Axum, está escondida a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que, onde reza a tradição, foram guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

Além disso, os ritos religiosos permeiam todo o cotidiano e cultura dos etíopes. A cidade de Lalibela, no norte do país, abriga as famosas 11 igrejas subterrâneas, esculpidas nas rochas no século 12, com o objetivo de se tornar uma nova Jerusalém para os cristãos. Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, elas são visitadas por muitos turistas diariamente, especialmente na Semana Santa, quando se tornam locais de peregrinação".

Conheça a diversidade gastronômica e cultural de Zanzibar, na Tanzânia

A Etiópia respira a nossa história e a nossa história respira a Etiópia

"O país africano é conhecido como o berço da humanidade, pois acredita-se que foi onde começou a caminhada do homem pela terra. Lá foram encontrados os fósseis da famosa Lucy, o mais antigo humano primitivo, que teria vivido há 3,2 milhões de anos. Os fósseis se encontram no Museu Nacional da Etiópia, na capital Adis Abeba, que possui uma vasta coleção de achados arqueológicos e é parada obrigatória para quem viaja ao país".

 
Paisagens da Etiópia Foto: Divulgação
Paisagens da Etiópia Foto: Divulgação

 

O café

"Na Etiópia surgiram os primeiros grãos de café, e hoje a bebida é parte de um ritual muito valorizado no país. Assistir ao preparo do café, uma cerimônia importante do cotidiano, realizada apenas por mulheres usando utensílios e processos ancestrais, é uma experiência única, e nem só para quem é amante da bebida. Além disso, o país é conhecido por ter um dos melhores cafés do mundo".

Safáris sustentáveis na África: saiba como observar a vida selvagem de forma responsável

Pronto para receber os turistas

"Adis Abeba, a capital, se expande em um ritmo alucinante, sendo exemplo claro da ascensão da Etiópia. O Aeroporto Internacional de Bole acaba de passar por uma reforma de US$ 363 milhões e conta até mesmo com um hotel cinco estrelas. A Ethiopian Airlines, companhia aérea do país, está investindo em projetos de expansão de voos diretos vindos do mundo todo, inclusive do Brasil".

População da Etiópia Foto: Divulgação
População da Etiópia Foto: Divulgação

 

Roteiros na Semana Santa

"Seja para os religiosos ou para quem se interessa em presenciar um dos mais extraordinários espetáculos do mundo, estar na Etiópia na Semana Santa é vivenciar um momento único na religiosidade e cultura do país. São nestas festividades que os peregrinos preenchem as ruas e igrejas revelando tradições de centenas de anos em uma grande e emocionante atmosfera de fé".


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros