Para os colunistas do JBF Sonia Regina e Alamir Longo
Nascido Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho, em 12 de abril de 1931, na cidade de Maranguape, a 2 Km do Ceará, o maior humorista do Brasil de todos os tempos que fazia rir e pensar, Chico Anísio, criou mais de duzentos e nove personagens que alegrou o País de ponta a ponta e o mundo.
Possuía uma versatilidade criativa só capaz aos grandes gênios da raça humana!
Sua mãe, Dona Haydée Viana de Oliveira Paula, conta uma história interessante sobre o dia do nascimento do pequeno gênio Chico Anísio: Um domingo, cinco horas da manhã, junto ao quarto onde ele nasceu havia uma mangueira frondosa e no dia do seu nascimento todos os pássaros do sítio vieram cantar naquela árvore, como se tivessem a dizer: seu filho será um iluminado e encantará o mundo com o seu humor!
Para conhecer a genialidade do humorista Chico Anísio, que Zé Lezin considerava o pai de todos os humoristas, seguem três episódios que comprovam a ilimitada versatilidade desse incorporador de personagens jamais visto no mundo!
Mais um viva a esse gênio do humor nacional, insuperável e insubstituível!
E por fim: O mestre Ariano Suassuna explicando por que a caricatura é a arte do cômico que, segundo a teoria do gênio aristotélico: É uma desarmonia de pequenas proporções e sem consequências dolorosas. O cômico é a arte do feio, do desarmonioso.
Assistimos aos vídeos e nos divertimos! O riso, assim como o sexo, é o antídoto da angústia, é o relaxamento do corpo e da “alma”!
Chico Anísio e a Velhinha Puta:
Chico Anísio apresentando Maranguape:
Chico Anísio e seu filho, André Lucas, apresentando um quadro humorístico no Jô Soares:
Ariano Suassuna – O Cômico: