Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 03 de maio de 2025

CHAMINÉ QUE ANUNCIA A ESCOLHA DO NOVO PAPA É INSTALADA NA CAPELA SISTINA

Chaminé que anuncia a escolha do novo papa é instalada na Capela Sistina

A chaminé emitirá fumaça branca quando dois terços dos eleitores do conclave entrarem em consenso sobre a escolha do novo papa

 
Bombeiros instalam chaminé no teto da Capela Sistina       -  (crédito: Gabriel Bouys/AFP)
Bombeiros instalam chaminé no teto da Capela Sistina - (crédito: Gabriel Bouys/AFP)
 

Bombeiros instalaram, na manhã desta sexta-feira (2/5), a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, que anunciará o novo papa. O conclave está previsto para começar na próxima quarta-feira, 7 de maio. A chaminé emitirá a fumaça em dois horários: às 12h e às 19h. Na quarta, o primeiro dia, será às 19h (14h no Brasil). Na quinta, ao meio-dia (7h no Brasil) e às 19h.

 

 

A chaminé emitirá fumaça branca quando dois terços dos eleitores do conclave, atualmente com 133 cardeais eleitores, chegarem a um consenso sobre quem acham que deve ser o novo papa. Para isso, é necessário 89 votos. 

Haverá uma votação na tarde de quarta-feira que vem, a partir das 16h30, após alguns rituais solenes da igreja católica. Acredita-se que a votação ocorra no início da noite do dia sete. Já na quinta-feira (8/5), haverá quatro votações: duas pela manhã e duas votações à tarde, caso não se chegue a um consenso.

 

Bombeiros instalam chaminé no teto da Capela Sistina
Bombeiros instalam chaminé no teto da Capela Sistina(foto: Gabriel Bouys/AFP)

Esse esquema continua nos próximos dias até que haja um vencedor com dois terços dos votos. A fumaça será emitida do telhado da chaminé da Capela Sistina a cada duas votações, ou seja, a cada duas sessões. A coloração da fumaça é alterada para indicar se houve um veredito ou não. A preta indica que um nome ainda não foi escolhido e branca para sinalizar que uma decisão foi tomada.

Nesta sexta (2/5), os cardeais voltam a se reunir para as congregações. São momentos importantes em que eles trocam experiências, aproveitam para se conhecer e estudam uns aos outros para que tenha embasamento no momento do voto.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros