Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 06 de dezembro de 2019

CHÁ: CONVERSA COM ESPECIALISTAS

 

Conversa com especialista
 
O segredo dos chás

 

Publicação: 06/12/2019 04:00

 (Antonio Cunha/CB/D.A Press - 3/7/15)  
Amanhã e domingo, Brasília sediará o Brazil Tea Festival. O evento será no Centro do Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 22h, e oferecerá ao público diversas atividades voltadas para ampliar o conhecimento sobre os chás. Leda Alves, da Rome Eventos, empresa que organiza o festival, afirma que a expectativa é receber 5 mil pessoas durante os dois dias.
 
“Esse é um evento para toda a família. Teremos espaço para as crianças poderem ficar enquanto os pais circulam pelo festival”, pontua. Ela informa que há um restaurante disponível para atender o público. “Nossa ideia é oferecer uma programação bem diversificada sobre esse assunto, com simpósio médico, stands, degustação, cursos e workshops”, informa Leda. A organizadora ainda destaca os espaços montados para receber o público, como o Espaço Floresta e o Espaço Zen.
 
Outra atração do evento são as palestras voltadas para a área de saúde. Entre essas, a dermatologista Letícia Oba falará sobre aplicações do chá nos cuidados com a pele; o odontólogo Rivadávio Amorim (Universidade de Brasília) abordará o tema do uso de chá e doenças orais. “O simpósio trará médicos para falar sobre os benefícios comprovados cientificamente que o chá pode oferecer”, pontua Leda.
 
Também promete agradar o público do festival são as aulas. Serão cursos de formação com temas voltados para o uso do chá além do trivial. O mixologista Victor Quaranta, por exemplo, ensina sobre a elaboração de drinques com chá. Já a sommelier de chás Raquel Magalhães tratará sobre a profissão, definição e tendências desse mercado.
 
A proprietária da loja Camellia Comércio de Chás, Ana Paula Mota Batista, que abrirá em breve uma filial na cidade, conta que o principal objetivo do festival é apresentar a versatilidade dessa bebida. “As pessoas relacionam o chá a bebida quente. No festival a ideia é desfazer essa imagem, teremos, por exemplo, o salão do chá, com degustações a cada três horas harmonizadas com alternativas que combinem bem com a bebida degustada”, informa.
 
Ana Paula ainda destaca que o evento apresentará o sommelier de água Rodrigo Rezende. “Ele é o primeiro sommelier certificado de água do Brasil”, anuncia Ana Paula. No evento, ele dará o curso “Estudo da água no preparo do chá”, que apresenta as diferenças entre as águas minerais, os conceitos para a degustação de água mineral, harmonização de água. “É um festival feito com muito carinho, nosso objetivo é dar informações para as pessoas e que elas saiam satisfeitas”, conclui Ana.
 
SERVIÇO
Brazil Tea Festival
Centro de Convencões Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Amanhã, das 9h às 22h; domingo, das 9h às 18h. Evento com diversas atividades e palestras sobre chás. Ingressos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada ou para quem doar 1kg de alimento não perecível). Classificação indicativa livre.
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros