Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 02 de janeiro de 2020

CETOGÊNICA, LOWCARB OU JEJUM INTERMITENTE?

 

Cetogênica, lowcarb ou jejum intermitente? Os prós e contras de cada dieta

Descubra qual delas pode te ajudar a queimar os exageros do fim de ano
 
 
Grãos, frutas e legumes fazem parte das dietas Foto: Shutterstock
Grãos, frutas e legumes fazem parte das dietas Foto: Shutterstock
 
 

 

 

LEIA MAISNutricionistas dão dicas para amenizar os sintomas da ressaca

Dieta cetogênica

Criada nos anos 1920 para ajudar no tratamento da epilepsia, a cetogênica propõe um consumo de até 90% das calorias diárias em gorduras, vindas de oleaginosas e azeite. Ela é pobre em proteínas e, especialmente, em carboidratos, com apenas 50g por dia (equivalente a uma batata pequena). Famosa pela rapidez com que promove a perda de peso, a dieta já foi adotada por celebridades como Giovanna Antonelli e Marília Mendonça. No entanto, fazê-la por muito tempo é difícil e pode causar danos à saúde, como sobrecarga nos rins. “A cetogênica é muito restritiva; não deve passar de três semanas. Também não pode ser feita por pacientes diabéticos, com problemas renais ou com gordura no fígado ”, afirma Catia. Ela diz que o regime também pode provocar mau humor e pode ser muito penoso para quem não abre mão dos farináceos.

PrósEfeito rápido com perda de até 10kg por mês.

Contras: É muito restritiva; até frutas estão proibidas.

Pode causar fraqueza e fornece pouca energia para atividades físicas.

Lowcarb

Indicada para quem quer diminuir, mas não cortar os carboidratos, a lowcarb tem proporção de 35% desse grupo alimentar no cardápio (uma rotina comum costuma ter entre 45% e 65%). Além disso, propõe uma troca de carboidratos simples por outros complexos, como batata-doce e inhame.

 

Prós: Não corta totalmente os farináceos, além de ser mais prática e dar opções no dia a dia. Indicada para quem deseja queimar calorias com exercícios.

ContrasPerda mais lenta, de até 5kg por mês.

Jejum intermitente

Estratégia adotada por Sabrina Sato,

Juliana Paes e Jennifer Aniston, o jejum intermitente restringe as horas de alimentação para acelerar o metabolismo

e diminuir a quantidade total de calorias ingeridas. A prática, que divide nutricionistas, propõe de 12 a 23 horas sem comer. Geralmente, uma refeição é pulada, e a pessoa pode beber apenas água e chás. A nutricionista Marcela Araújo ressalta, no entanto, que essa estratégia não é para todo mundo. “Podemos recomendar para pacientes específicos, que já têm hábito de pular o café da manhã ou que se sentem mal comendo

à noite”, explica. Também não adianta restringir as horas e comer mal nos períodos de alimentação. Por isso, a estratégia costuma ser usada junto a outra dieta, como a lowcarb.

Prós: Promove emagrecimento de cerca de 3kg por mês sem restrição de alimentos.

Contras: Não é indicada para quem tem alguma doença crônica e pode causar mau humor.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros