Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 22 de agosto de 2024

CERRADO JAZZ FESTIVAL: COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA, 23.08 - CONFIRA PROGRAMAÇÃO
 
 

Cerrado Jazz Festival começa nesta sexta-feira (23/8); confira programação

Cerrado Jazz Festival começa amanhã com show especial de Amaro Freitas e Zé Manoel em tributo ao Clube da Esquina

Pedro Ibarra

 

Amaro Freitas e Zé Manoel dão nova cara ao Clube da Esquina -  (crédito: Micael Hocherman/Divulgação)x
Amaro Freitas e Zé Manoel dão nova cara ao Clube da Esquina - (crédito: Micael Hocherman/Divulgação)
 

Alguns dos maiores nomes do jazz brasileiro se reúnem no centro de Brasília para o Cerrado Jazz Festival. Entre artistas do calibre de Ivan Lins, Metá Metá, Candice Ivory & The Simi Brothers, Joyce Moreno e Ellen Oléria, dois pernambucanos sobressaem por trazer um tempero mineiro para o quadradinho. Amaro Freitas e Zé Manoel reinterpretam o Clube da Esquina com banda no evento realizado, amanhã e sábado, no Museu da República.

Essa é a segunda vez dos dois músicos em Brasília com este projeto. Nesta oportunidade, a dupla será acompanhada por uma banda que trará traços de grandiosidade ao show intimista. Eles são a atração mais esperada de amanhã e sobem ao palco às 23h. Ao Correio, os dois falaram sobre a relação com Brasília, Clube da Esquina e das expectativas para o festival.

Entrevista // Amaro Freitas e Zé Manoel

Essa é a segunda passagem de vocês com esse projeto em Brasília. Após duas apresentações esgotadas em março, como vocês percebem essa recepção e o abraço da capital?

Zé Manoel: As minhas passagens por Brasília sempre foram especiais. Essa última vez com Amaro e show do Clube da Esquina veio para firmar como a cidade consome cultura e há um interesse muito grande pela música. Para a gente que vive de fazer música, ter contato com esse público é muito especial. Eu tenho uma relação única com Brasília, tenho amigos e pessoas que amo na cidade. Não é só trabalho também é afeto. Estou ansioso para voltar, depois de dois shows esgotados, ter minha primeira experiência dentro de um festival em Brasília.

Amaro Freitas: Vão ser experiências muito diferentes. A primeira vez foi em um teatro, um show intimista só com nós dois. Nesse formato para festival, nós temos uma banda. A gente está levando algo novo, o que é bom para quem nunca viu e também quem já viu esse show. Para nós,  também será diferente porque será a primeira vez que apresentamos o projeto ao ar livre

 

Zé Manoel: Tem uma coisa importante que é o fato de ser um festival de jazz. O público do gênero é acostumado e interessado em ouvir, tem o hábito da escuta mais até do que o público de canções. A gente sabe que em eventos as pessoas naturalmente vão para dançar, encontrar-se com outras pessoas e por diversão. Há uma expectativa grande, mas acho que a recepção será positiva.

O Clube da Esquina já ultrapassa os 50 anos e já foi reimaginado de diversas formas. O que há de único neste show?

Amaro Freitas: A gente colocou a nossa alma neste show. Sabemos que o Clube da Esquina é um disco muito revisitado e que existe uma memória afetiva muito forte dos brasileiros com o álbum. O que a gente tentou fazer foi manter uma originalidade no quesito não tirar a essência da música, mas trazendo nossa identidade. O lugar que conseguimos deixar isso fascina o público, os deixa feliz. Quem assiste vem com uma reposta de que já ouviu o álbum em várias versões e que essa emocionou mais, que a gente fez jus ao que o próprio Clube da Esquina fez. É muito bonito e impactante poder receber um feedback dessa forma. Eu me sinto muito honrado em fazer esse projeto e de perceber que ele tem emocionado e de que o espectador tem aprovado a forma que temos conduzido.

Zé Manoel: Pelas trocas com o público de vários lugares do Brasil, o que dá para perceber é que quem acompanha o Clube da Esquina muito em ouvir aqueles clássicos e canções que marcaram a vida das pessoas em uma outra roupagem. Dois homens negros, nordestinos reinterpretando uma obra icônica mineira, isso leva para um outro lugar. Impacta quem conhece a obra, mesmo quem não conhece a gente pega essa visão diferente. O Clube da Esquina possibilita uma conexão única com as pessoas. Gente que não me conhecia ou não conhecia o Amaro chegou ao nosso trabalho autoral após se apaixonar por meio dessas canções. É uma sina desse projeto de abrir possibilidades e portas inesgotáveis para universos maravilhosos e incríveis.

Amaro Freitas: Esse trabalho presta uma homenagem ao Clube da Esquina e fala sobra diversidade cultural brasileira. Quando a gente pensa no Clube vem os mineiros, que trazem uma particularidade brasileira. Quando a gente pensa em mim e no Zé Manoel, dois pianistas pretos nordestinos e pernambucanos de pontas distintas do mesmo estado juntos em um piano, é incomum ao Brasil. Ocupamos esse palco para tocar músicas que fazem parte da identidade brasileira. A gente tem a ousadia e a honra de mexer com isso, colocar todo nosso sentimento, nossa alma e amor nesta obra sagrada para recriar essa diversidade cultural e geográfica do nosso Brasil.

Zé Manoel: O Clube da Esquina é um cancioneiro que dá infinitas possibilidades de releituras. Para mim, foi interessante, não só como intérprete do projeto, mas por estar acompanhando o processo de rearranjo de Amaro para essas canções. Tem algo muito único na forma como Amaro trouxe esse repertório para o universo dele, ao mesmo tempo em que eu também tive o desafio de trazer essas canções super amadas, assimiladas e com gravações definitivas de uma constelação de grandes astros para o meu universo sem querer em momento algum ocupar um lugar ao lado do Milton Nascimento, por exemplo. Ele é um cantor que não existe outro nem nada parecido no mundo, alguém que tenha a obra, a força e a grandeza dele.

 

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