Às vésperas de comemoramos a chegada de mais um ano e de novos governos, tanto em Brasília quanto na esfera federal, a capital ferve de opções para quem quiser aproveitar o que temos de melhor. Em um dia, é possível tomar café numa badalada confeitaria, conhecer pontos turísticos e relaxar em meio à natureza. Os cinéfilos de plantão ainda podem curtir uma sessão com direito a combo de pipoca e refrigerante. Confira um roteiro completo para amanhã e aproveite!
8h30
O Caramella Café é uma opção para quem quiser começar o dia bem alimentado. O espaço, na 303 Norte, oferece um farto bufê de café da manhã. Por R$ 28, você pode, com calma, degustar itens salgados, como pães caseiros, frios e tortas, e doces, como os biscotinhos e os bolos do dia. À la carte, o local oferece omeletes e tapiocas, além de waffles. Para beber, vale apostar em sucos, chocolate quente ou no tradicional café. O Caramella funcionará amanhã das 7h30 às 14h. Informações: 3326-8001.
10h
Que tal tomar um banho de história? Um bom lugar para isso é o Museu Vivo da Memória Candanga. Até as 14h, o público poderá conhecer detalhes de Brasília, desde o plano original até a inauguração. O foco é no Núcleo Bandeirante, que abrigou um dos primeiros acampamentos de candangos, ainda na década de 1950. São objetos e fotos da época da construção da nova capital distribuídos em charmosa construção de tábuas. A entrada é franca. Endereço: Epia Sul, SPMS, Lote D — Núcleo Bandeirante. Informações: 3301-3590.
12h
Bem pertinho do centro do poder, o restaurante Figueira da Villa ficará aberto até as 16h. As especialidades da casa são carnes, preparadas à moda uruguaia, na parrilla. Cortes como a paleta de cordeiro (foto), o ojo de bife e o ancho ganham acompanhamentos, entre outras delícias, de farofa e arroz parillero, por exemplo. Não deixe de apreciar as sobremesas com o autêntico doce de leite porteño. Endereço: Acampamento DFL Lote 2, Vila Planalto. Informações: 3081-0541.
15h
Balde de pipoca em mãos, o cinema do Pier 21 tem sessão às 15h30 do blockbuster Bumblebee (foto), uma espécie de spin-off da saga Transformers. A trama conta a história de amizade entre uma jovem de 18 anos e um carro-robô que ela acha num ferro-velho. Se a ideia é curtir algo mais leve, às 15h, no mesmo cinema, tem sessão de O retorno de Mary Poppins, com Emily Blunt no elenco. Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 2.
18h
Depois do filme, se ainda não quiser ir se preparar para a festa de logo mais, ainda dá tempo de aproveitar que estamos no horário de verão e se encantar com o pôr do sol na Ermida Dom Bosco, que nem é tão longe do Pier 21. Dá para entrar 2019 com as energias renovadas.
20h
As celebrações do ano-novo começam a todo o vapor na cidade. Além das opções gratuitas na área externa do Mané Garrincha e na Prainha, há festas para todos os gostos. Veja o roteiro no Diversão&Arte. A tradicional queima de fogos ocorrerá no Lago Paranoá este ano.
|
|
Esplanada dos Ministérios ficará fechada a partir de hoje |
Atenção ao trânsito
Serviços públicos e pontos turísticos de Brasília sofrerão alterações nos horários de funcionamento neste fim de ano. Além do tradicional feriado de ano-novo, o primeiro dia de 2019 será marcado pelas posses presidencial e no Governo do Distrito Federal. O trânsito nas proximidades do Palácio do Buriti terá alterações na manhã de 1º de janeiro. Por volta das 8h, nas proximidades da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a faixa da direita, entre a sede do Poder Legislativo local e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), será exclusiva para os participantes do evento de posse.
Para a cerimônia de posse presidencial, a partir de hoje, além das vias N1 e S1, a N2 e a S2 serão fechadas. Somente pessoas credenciadas poderão circular na Esplanada. E, 1º de janeiro, a partir das 8h, além dos bloqueios já realizados, parte da via L4, no sentido norte/sul, entre a Vila Planalto e a Procuradoria-Geral da República (PGR), ficará interditada.
No sentido sul/norte, o trânsito seguirá sem bloqueios. O acesso à L4 pela Ponte JK também será bloqueado. Dessa forma, o trânsito de veículos será desviado para o Setor de Clubes Sul. No mesmo horário, o Buraco do Tatu, ligação entre a L2 Sul e L2 Norte, também será fechado.
Delegacias e emergências de hospitais funcionarão em plantão. O transporte público terá reforços em horários de maior demanda. Veja como funcionarão cada um dos serviços e os principais pontos turísticos da cidade amanhã e na terça-feira no quadro ao lado.
O que abre e o que fecha
Detran-DF
- Não haverá atendimento ao público em 31 de dezembro e em 1º de janeiro. As unidades do Na Hora funcionarão na segunda até as 13h, enquanto as equipes de fiscalização atuarão em escalas de plantão.
Hemocentro
- Em 31 de dezembro, atenderá das 7h às 12h. No primeiro dia de 2019, estará fechado.
Na Hora
- Na segunda-feira, abrem das 7h30 às 14h. Os postos estarão fechados em 1º de janeiro.
Comércio
- Segundo o Sindivarejista, as lojas do Distrito Federal funcionarão até as 15h da véspera de ano-novo. No dia 1º, o comércio não abre.
Saúde
- Na segunda-feira, as unidades básicas de saúde e os ambulatórios dos hospitais funcionam até as 14h. Depois disso e em 1º de janeiro, o atendimento será 24 horas nas emergências dos hospitais regionais, Instituto Hospital de Base (IHB) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Corpo de Bombeiros
- O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal funciona 24 horas por dia. Durante o feriado de ano-novo, o número de militares será intensificado por meio de escalas extras para a Operação Réveillon, que ocorrerá no Estádio Nacional de Brasília e na Praça dos Orixás, a Prainha. Serão 30 militares a mais. A população pode acionar a corporação pelo número 193.
Delegacias
- Unidades da PCDF terão atendimento das 8h às 14h no dia 31. Em 1º de janeiro, o funcionamento será em esquema de plantão. As Centrais de Flagrantes e o telefone 197 funcionarão 24 horas.
Transporte público
- Os ônibus com destino ao estacionamento do Estádio Nacional de Brasília terão reforço durante a virada, entre as 22h e as 2h. A linha 103.1 fará o trajeto circular entre a Rodoviária e o Pontão do Lago Sul com duas viagens por hora para quem for passar a virada do ano na Prainha. No dia 1º, as linhas terão reforço entre as 9h e as 12h e das 16h até as 19h para a posse. Já o metrô circulará das 6h às 22h na véspera do ano-novo e das 7h às 20h no primeiro dia de 2019. Não haverá reforço na quantidade de trens.
Aeroporto
- Para evitar contratempos, a Inframérica recomenda que os passageiros com voos marcados cheguem ao Aeroporto de Brasília com antecedência de 1h30 para voos domésticos e 2h30, para voos internacionais.
Bancos
- Não haverá expediente nas agências bancárias em 31 de dezembro em 1º de janeiro.
Eixão do Lazer
- Devido à posse presidencial, o trânsito de veículos estará liberado nos Eixos Rodoviários Norte e Sul. Portanto, não haverá Eixão do Lazer hoje.
Pontos turísticos
- O Jardim Zoológico funcionará normalmente na segunda e na terça-feira, das 8h30 às 17h. O Jardim Botânico abrirá no dia 31 até as 12h e fechará em 1º de janeiro. O Museu Vivo da Memória Candanga funciona das 9 às 14h no dia 31 e não abre no primeiro dia de 2019. O Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) funciona em 31 de dezembro até as 12h e não abre no dia 1º. Catetinho, Jardim Botânico, Torre de TV, Museu Nacional, Torre de TV Digital, Cine Brasília e Biblioteca Nacional só retornam às atividades em 2 de janeiro.
Caesb
- No dia 31 de dezembro, a companhia terá expediente até as 14h. O atendimento na Central 115 é ininterrupto e equipes de manutenção estarão em regime de plantão. Em 1º de janeiro, o atendimento será feito pela Central 115, de forma ininterrupta, e equipes de manutenção estarão em regime de plantão.
CEB
- Na segunda-feira, as agências de atendimento abrirão pela manhã, das 8h às 14h. O teleatendimento pelo 116 e os serviços de urgência funcionarão normalmente, 24 horas.
Limpeza urbana
- O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) seguirá com coleta no dia 31 de dezembro em meio período. No dia 1º de janeiro, as equipes farão plantão somente na área central.