Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 30 de dezembro de 2018

CELEBRAÇÃO COMPLETA NO RÉVEILLON

 


Celebração completa no réveillon
 
 
O Correio preparou um roteiro para você aproveitar a véspera do ano-novo na cidade. Além das orientações sobre o funcionamento dos principais serviços públicos, tem gastronomia, lazer, cultura e muita festa!

 

VINÍCIUS NADER

Publicação: 30/12/2018 04:00

Às vésperas de comemoramos a chegada de mais um ano e de novos governos, tanto em Brasília quanto na esfera federal, a capital ferve de opções para quem quiser aproveitar o que temos de melhor. Em um dia, é possível tomar café numa badalada confeitaria, conhecer pontos turísticos e relaxar em meio à natureza. Os cinéfilos de plantão ainda podem curtir uma sessão com direito a combo de pipoca e refrigerante. Confira um roteiro completo para amanhã e aproveite!
 
 (Iano Andrade/CB/D.A Press - 10/8/11
)  
8h30
O Caramella Café é uma opção para quem quiser começar o dia bem alimentado. O espaço, na 303 Norte,  oferece um farto bufê de café da manhã. Por R$ 28, você pode, com calma, degustar itens salgados, como pães caseiros, frios e tortas, e doces, como os biscotinhos e os bolos do dia. À la carte, o local oferece omeletes e tapiocas, além de waffles. Para beber, vale apostar em sucos, chocolate quente ou no tradicional café. O Caramella funcionará amanhã das 7h30 às 14h. Informações: 3326-8001.
 
 (Ed Alves/CB/D.A Press
)  
10h
Que tal tomar um banho de história? Um bom lugar para isso é o Museu Vivo da Memória Candanga. Até as 14h, o público poderá conhecer detalhes de Brasília, desde o plano original até a inauguração. O foco é no Núcleo Bandeirante, que abrigou um dos primeiros acampamentos de candangos, ainda na década de 1950. São objetos e fotos da época da construção da nova capital distribuídos em charmosa construção de tábuas. A entrada é franca. Endereço: Epia Sul, SPMS, Lote D — Núcleo Bandeirante. Informações: 3301-3590.
 
 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
)  
12h
Bem pertinho do centro do poder, o restaurante Figueira da Villa ficará aberto até as 16h. As especialidades da casa são carnes, preparadas à moda uruguaia, na parrilla. Cortes como a paleta de cordeiro (foto), o ojo de bife e o ancho ganham acompanhamentos, entre outras delícias, de farofa e arroz parillero, por exemplo. Não deixe de apreciar as sobremesas com o autêntico doce de leite porteño. Endereço: Acampamento DFL Lote 2, Vila Planalto. Informações: 3081-0541.
 
 (Bay Films/Divulgação
)  
15h
Balde de pipoca em mãos, o cinema do Pier 21 tem sessão às 15h30 do blockbuster Bumblebee (foto), uma espécie de spin-off da saga Transformers. A trama conta a história de amizade entre uma jovem de 18 anos e um carro-robô que ela acha num ferro-velho. Se a ideia é curtir algo mais leve, às 15h, no mesmo cinema, tem sessão de O retorno de Mary Poppins, com Emily Blunt no elenco. Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 2.
 
 (Carlos Silva/CB/D.A Press
)  
18h
Depois do filme, se ainda não quiser ir se preparar para a festa de logo mais, ainda dá tempo de aproveitar que estamos no horário de verão e se encantar com o pôr do sol na Ermida Dom Bosco, que nem é tão longe do Pier 21. Dá para entrar 2019 com as energias renovadas.
 
 (Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press
)  
20h
As celebrações do ano-novo começam a todo o vapor na cidade. Além das opções gratuitas na área externa do Mané Garrincha e na Prainha, há festas para todos os gostos. Veja o roteiro no Diversão&Arte. A tradicional queima de fogos ocorrerá no Lago Paranoá este ano.
 
Esplanada dos Ministérios ficará fechada a partir de hoje ( Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
)  
Esplanada dos Ministérios ficará fechada a partir de hoje
Atenção ao trânsito
 
Serviços públicos e pontos turísticos de Brasília sofrerão alterações nos horários de funcionamento neste fim de ano. Além do tradicional feriado de ano-novo, o primeiro dia de 2019 será marcado pelas posses presidencial e no Governo do Distrito Federal. O trânsito nas proximidades do Palácio do Buriti terá alterações na manhã de 1º de janeiro. Por volta das 8h, nas proximidades da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a faixa da direita, entre a sede do Poder Legislativo local e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), será exclusiva para os participantes do evento de posse.
 
Para a cerimônia de posse presidencial, a partir de hoje, além das vias N1 e S1, a N2 e a S2 serão fechadas. Somente pessoas credenciadas poderão circular na Esplanada. E, 1º de janeiro, a partir das 8h, além dos bloqueios já realizados, parte da via L4, no sentido norte/sul, entre a Vila Planalto e a Procuradoria-Geral da República (PGR), ficará interditada.
 
No sentido sul/norte, o trânsito seguirá sem bloqueios. O acesso à L4 pela Ponte JK também será bloqueado. Dessa forma, o trânsito de veículos será desviado para o Setor de Clubes Sul. No mesmo horário, o Buraco do Tatu, ligação entre a L2 Sul e L2 Norte, também será fechado.
 
Delegacias e emergências de hospitais funcionarão em plantão. O transporte público terá reforços em horários de maior demanda. Veja como funcionarão cada um dos serviços e os principais pontos turísticos da cidade amanhã e na terça-feira no quadro ao lado.
 
O que abre e o que fecha
 
Detran-DF
  • Não haverá atendimento ao público em 31 de dezembro e em 1º de janeiro. As unidades do Na Hora funcionarão na segunda até as 13h, enquanto as equipes de fiscalização atuarão em escalas de plantão.
 
Hemocentro
  • Em 31 de dezembro, atenderá das 7h às 12h. No primeiro dia de 2019, estará fechado.
 
Na Hora
  • Na segunda-feira, abrem das 7h30 às 14h. Os postos estarão fechados em 1º de janeiro.
 
Comércio
  • Segundo o Sindivarejista, as lojas do Distrito Federal funcionarão até as 15h da véspera de ano-novo. No dia 1º, o comércio não abre.
 
Saúde
  • Na segunda-feira, as unidades básicas de saúde e os ambulatórios dos hospitais funcionam até as 14h. Depois disso e em 1º de janeiro, o atendimento será 24 horas nas emergências dos hospitais regionais, Instituto Hospital de Base (IHB) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
 
Corpo de Bombeiros
  • O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal funciona 24 horas por dia. Durante o feriado de ano-novo, o número de militares será intensificado por meio de escalas extras para a Operação Réveillon, que ocorrerá no Estádio Nacional de Brasília e na Praça dos Orixás, a Prainha. Serão 30 militares a mais. A população pode acionar a corporação pelo número 193.
 
Delegacias
  • Unidades da PCDF terão atendimento das 8h às 14h no dia 31. Em 1º de janeiro, o funcionamento será em esquema de plantão. As Centrais de Flagrantes e o telefone 197 funcionarão 24 horas.
 
Transporte público
  • Os ônibus com destino ao estacionamento do Estádio Nacional de Brasília terão reforço durante a virada, entre as 22h e as 2h. A linha 103.1 fará o trajeto circular entre a Rodoviária e o Pontão do Lago Sul com duas viagens por hora para quem for passar a virada do ano na Prainha. No dia 1º, as linhas terão reforço entre as 9h e as 12h e das 16h até as 19h para a posse. Já o metrô circulará das 6h às 22h na véspera do ano-novo e das 7h às 20h no primeiro dia de 2019. Não haverá reforço na quantidade de trens.
 
Aeroporto
  • Para evitar contratempos, a Inframérica recomenda que os passageiros com voos marcados cheguem ao Aeroporto de Brasília com antecedência de 1h30 para voos domésticos e 2h30, para voos internacionais.
 
Bancos
  • Não haverá expediente nas agências bancárias em 31 de dezembro em 1º de janeiro.
 
Eixão do Lazer
  • Devido à posse presidencial, o trânsito de veículos estará liberado nos Eixos Rodoviários Norte e Sul. Portanto, não haverá Eixão do Lazer hoje.
 
Pontos turísticos
  • O Jardim Zoológico funcionará normalmente na segunda e na terça-feira, das 8h30 às 17h. O Jardim Botânico abrirá no dia 31 até as 12h e fechará em 1º de janeiro. O Museu Vivo da Memória Candanga funciona das 9 às 14h no dia 31 e não abre no primeiro dia de 2019. O Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) funciona em 31 de dezembro até as 12h e não abre no dia 1º.  Catetinho, Jardim Botânico, Torre de TV, Museu Nacional, Torre de TV Digital, Cine Brasília e Biblioteca Nacional só retornam às atividades em 2 de janeiro.
 
Caesb
  • No dia 31 de dezembro, a companhia terá expediente até as 14h. O atendimento na Central 115 é ininterrupto e equipes de manutenção estarão em regime de plantão. Em 1º de janeiro, o atendimento será feito pela Central 115, de forma ininterrupta, e equipes de manutenção estarão em regime de plantão.
 
CEB
  • Na segunda-feira, as agências de atendimento abrirão pela manhã, das 8h às 14h. O teleatendimento pelo 116 e os serviços de urgência funcionarão normalmente, 24 horas.
 
Limpeza urbana
  • O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) seguirá com coleta no dia 31 de dezembro em meio período. No dia 1º de janeiro, as equipes farão plantão somente na área central.
  • Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros