Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 15 de dezembro de 2019

CEIA DE NATAL COM RECEITAS TÍPICAS PORTUGUESAS

Aprenda a fazer uma ceia de Natal com receitas típicas portuguesas

Bacalhau à lagareiro e misto de frutos do mar colorem uma mesa com clima da terrinha
Mesa de Natal com decoração e pratos portugueses Foto: Foto: Rodrigo Azevedo. Food styling: Lou Bittencourt
Mesa de Natal com decoração e pratos portugueses Foto: Foto: Rodrigo Azevedo. Food styling: Lou Bittencourt
 

As louças de Portugal fazem bonito à mesa. Para combinar com receitas da terrinha, como o bacalhau à lagareiro do restaurante Rancho Português, a curadora do projeto Bordallo Brasil Renata Lima recomenda as travessas de Bordallo Pinheiro que imitam folhas e tomates.

 

 

Misto de frutos do mar

Ingredientes:

300g de bacalhau em postas

2 unidades de lagostim com casca

100g de lula

2 tentáculos de polvo

4 camarões

5 dentes de alho

Azeite e salsa para decorar

Modo de fazer: Em uma grelha, coloque todos os frutos do mar e deixe por cinco minutos em uma temperatura de aproximadamente 200º graus. Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho, em fogo baixo até que fique dourado. Em seguida, acrescente na frigideira todos os frutos do mar grelhados. Finalize com a salsa.

Rendimento: 2 porções.

 

Bacalhau à lagareiro

Ingredientes:

800g de bacalhau em posta

2,5 litros de água

230g de batata bolinha

80g de brócolis

5g de alho frito

8 azeitonas

50g de cebola fatiada

50ml de azeite

3 fatias de pimentões coloridos

Salsa para decorar

Sal a gosto.

Modo de fazer: Tire as espinhas do bacalhau. Coloque de molho por 3 a 4 dias antes do preparo, para tirar o sal. Troque a água 2 vezes por dia. Coloque o bacalhau para cozinhar. Para que fique macio, retire o bacalhau assim que formar uma espuma por cima da água. Retire o bacalhau com uma escumadeira, deixe esfriar. Nesta mesma água em que foi cozido o bacalhau, coloque as batatas para cozinhar, até que fiquem macias. Verifique o sal da água e se necessário acrescente mais um pouco para que as batatas fiquem temperadas. Após o bacalhau cozinhar, leve a grelha junto com as batatas por 5 minutos cada lado. Depois de grelhar o bacalhau e as batatas, coloque em uma travessa. Acrescente as cebolas fatiadas fritas no azeite, pimentões em tiras, alho frito, salsinha e azeitona portuguesa.

 
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros