Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 08 de março de 2025

CB FOLIA FAZ A FESTA DOS BLOCOS: CONFIRA OS GANHADORES DO CONCURSO EM 2025

CB Folia faz a festa dos blocos! Confira os ganhadores do concurso em 2025

Pelo oitavo ano, o prêmio do Correio reconhece as agremiações que mais se destacaram no carnaval do DF, assim como momentos e fantasia marcantes de 2025

 

O CB Folia premiou os melhores do carnaval do Distrito Federal: Bloco das Montadas, Pacotão e Divinas Tetas -  (crédito: ED ALVES )
O CB Folia premiou os melhores do carnaval do Distrito Federal: Bloco das Montadas, Pacotão e Divinas Tetas - (crédito: ED ALVES )
 

folia de carnaval na capital federal encerrou em grande estilo. Ao longo dos quatro dias de festa, centenas de blocos carnavalescos iluminaram e levaram alegria às ruas de todo o Distrito Federal e nada mais justo que homenagear esses grupos que se dedicaram tanto e inovaram na criatividade. Pelo oitavo ano, o prêmio CB Folia, criado pelo Correio Braziliense, reconhece os blocos mais animados da capital, assim como grandes momentos e as fantasias marcantes de 2025. Os vencedores foram anunciados, em cerimônia no auditório do Correio.

 
 
 

O grande vencedor do júri técnico foi o Bloco Divinas Tetas, que se destacou pela música e pela criatividade. O idealizador do Divinas, Aluísio Louis, comemorou o prêmio. "São 10 anos de bloco, e acho que é muito complexo fazer carnaval; dá muito trabalho. A gente se dedica bastante. E ver esse reconhecimento, não só do público no dia, mas também por meio deste prêmio, nos dá um gás para continuarmos fazendo e existindo", disse Aluísio.

Em segundo lugar, ficou o tradicional Pacotão. A rainha do bloco, Claudia Soares, comentou que o carnaval deste ano será lembrado como um dos mais marcantes da agremiação. "Esse bloco atrai muita gente, com muita alegria. Estamos sempre na luta em favor da democracia e da irreverência. Somos um bloco que reivindica melhores salários, mais segurança e melhor qualidade de vida para o povo brasileiro. O Pacotão reforça esse grito de que o povo brasileiro precisa ser ouvido, e poder participar deste prêmio é muito significativo", afirmou.

Bloco das Montadas ficou em terceiro lugar pelo júri técnico. Ruth Venceremos, diretora do bloco, compartilhou a emoção. "Acho que estamos de alma lavada, no sentido de que entregamos ao público uma programação bastante rica e diversificada. Elegemos como tema da edição Ritmos do Brasil, para fazer uma passagem pela riqueza da musicalidade brasileira. Tivemos uma área voltada para pessoas com deficiência, um espaço para acolher pessoas que sofreram algum tipo de violência ou crianças que se perderam. Acho que entregamos um bloco de excelência para o carnaval de Brasília. Não é à toa que não houve incidentes. Continuamos fazendo um carnaval da diversidade", avaliou.

 

Segurança

E foi justamente o Bloco das Montadas o grande vencedor do júri popular, votação pela internet. A diva do bloco, Pietra, elogiou o carnaval deste ano. "Achei muito seguro. O pessoal realmente estava afim de curtir a festa." Pietra comenta sobre uma tradição que, segundo ela, poderia voltar. "Acredito que está na hora dos desfiles das escolas de samba do Distrito Federal voltar a acontecer, pois gera empregos e movimenta famílias."

Para o próximo ano, a diva avalia que o carnaval precisa ser encarado como uma movimentação cultural, ser inserido do modelo de economia criativa. "Precisamos pensar em cada vez mais formas de mostrar a diversidade cultural de Brasília", finaliza.

Diretora do Bloco das Montadas, Ruth Venceremos compartilhou o sentimento de felicidade por ter sido escolhida pela população. "Estamos muito emocionados, porque, de fato, é uma conquista importante. Esse reconhecimento consolida nosso trabalho como um ativo cultural essencial do carnaval de Brasília. Ser um bloco LGBT e ser eleito o melhor bloco, numa votação popular, é algo muito significativo, pois demonstra que não são apenas LGBTs que participam dessa festa, mas toda a sociedade. O Bloco das Montadas se tornou um verdadeiro símbolo de inclusão, atraindo pessoas de todas as orientações, que se unem para fazer essa festa bonita que é o carnaval", disse.

 

  • Irreverência: a melhor fantasia ficou para  Keila Cristina (Fantasma do Comunismo)
    Irreverência: a melhor fantasia ficou para Keila Cristina (Fantasma do Comunismo)Ed Alves CB/DA Press
     
     
  • O bloco Pacotão ficou na segunda posição, na categoria Melhor Bloco de Rua — júri técnico
    O bloco Pacotão ficou na segunda posição, na categoria Melhor Bloco de Rua — júri técnicoEd Alves CB/DA Press
     
     
  • Divinas Tetas levou o troféu de Melhor Bloco de Rua, pelo júri técnico do Correio
    Divinas Tetas levou o troféu de Melhor Bloco de Rua, pelo júri técnico do CorreioEd Alves CB/DA Press
  • Pela primeira vez, o Grupo Petrópolis e o Correio Braziliense fizeram uma parceria para o CB Folia
    Pela primeira vez, o Grupo Petrópolis e o Correio Braziliense fizeram uma parceria para o CB FoliaEd Alves CB/DA Press
  • Carolina Moniz levou o prêmio de Melhor Momento, homenageando a atriz Fernanda Torres
    Carolina Moniz levou o prêmio de Melhor Momento, homenageando a atriz Fernanda TorresFotos: Ed Alves CB/DA Press
     
     
  • Fantasia infantil ficou com a pequena Maria Fernanda e o irmão, Pedro
    Fantasia infantil ficou com a pequena Maria Fernanda e o irmão, PedroEd Alves CB/DA Press 
  • O CB Folia premiou os melhores do carnaval do Distrito Federal: Bloco das Montadas, Pacotão e Divinas Tetas
    O CB Folia premiou os melhores do carnaval do Distrito Federal: Bloco das Montadas, Pacotão e Divinas TetasED ALVES
     
     
  • Bloco das Montadas ficou com o prêmio de Melhor Bloco na votação popular
    Bloco das Montadas ficou com o prêmio de Melhor Bloco na votação popularEd Alves
 
 

Fantasias

As crianças não ficaram de fora. Concorrentes na categoria de melhor fantasia infantil, o júri técnico escolheu como vencedores Pedro, 5 anos, e Maria Fernanda, 1. Os irmãos se fantasiaram de Fred e Pedrita Flintstones e atraíram os holofotes. Pai dos pequeninos, Armindo Riedel, 42, contou que a família participa tradicionalmente dos bloquinhos da capital. "O carnaval sempre foi uma das festas mais esperadas para nós. Agora, que estamos com os pequenos, exploramos opções de folia mais tranquila e com mais segurança", afirma.

Orgulhoso, o pai conta a razão da escolha das fantasias. "O nome dele (filho) é Pedro, e o da minha filha seria Pedrita em homenagem à avó, porém, acabou virando Maria Fernanda. Então usamos essa simbologia da versão feminina de "Pedro" como ideia para a fantasia. Para o Pedro, colocamos a fantasia do Fred que ficou melhor", explica.

Armindo avaliou positivamente a edição de 2025. "Achamos bastante seguro, sem brigas e violência. Ficamos no bloco Ventoinha de Canudo, que é mais focado no público infantil. Teve reforço na segurança, brincadeiras para as crianças e também para os adultos", comentou.

Na categoria de melhor fantasia, ganhou o traje carnavalesco "Fantasma do Comunismo". "O carnaval é uma ocasião maravilhosa da cultura brasileira. Ter a liberdade de fazer o que quiser no carnaval, dentro da democracia, é maravilhoso. Então que ela continue", afirmou Keila Cristina, de 50 anos, figura por trás da enigmática fantasia.

A vestimenta vermelha que carrega o símbolo do partido comunista (foice e martelo unidos) em dourado, não é bem digerida por muitas pessoas. Keila admite que no início de seu planejamento, pensou se sofreria alguma violência por conta do traje. "Cheguei, sim, a pensar se sofreria alguma violência, porém, refleti mais e cheguei a conclusão para não ter medo, ainda mais no carnaval, que é uma festa livre", afirma.

Gerente-executivo do Grupo Petrópolis no DF, Romero Lima ressaltou a parceria com o Correio para o CB Folia. "Esse é um pontapé inicial que a gente vem fazendo aqui. Movemos uma estrutura interna muito grande para participar desse evento, que é um piloto", comentou. "A experiência da primeira parceria está sendo formidável. O Correio é um namoro antigo, que a gente queria concretizar há algum tempo. É o início de uma aproximação. Daqui, vamos alavancar muitas outras coisas que a gente vai trazer para cá. Teremos muitas novidades por vir", garantiu.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros