Catherine Deneuve está fazendo uma limpeza no armário e vai leiloar nada mais nada menos que várias peças de alta-costura do estilista Yves Saint Laurent. A venda começa no dia 23 de janeiro, durante a semana de moda de Paris, e será feita pela filial francesa da casa de leilões Christie's e pela internet. Serão cerca de 300 peças, que estarão em exibição para o público geral entre 19 e 24 de janeiro.
A atriz, de 75 anos, uma das musas do estilista francês, disse que tomou essa decisão porque não tem mais espaço para guardar os itens, já que colocou no mercado também sua enorme propriedade na Normandia, onde está boa parte de seu armário.
"Hoje, estou deixando minha casa na Normandia, onde mantenho essa coleção, com muita tristeza. Elas são criação de um homem muito talentoso e que só queria fazer as mulheres mais bonitas", disse ela.
Deneuve tinha 22 anos quando encontrou Saint Laurent pela primeira vez, por indicação de seu marido na época, David Bailey. Ela tinha um evento com a rainha Elizabeth e pediu ao estilista que fizesse um vestido para a ocasião. A francesa chegou ao ateliê de YSL com uma foto de uma modelo usando um modelito do ano anterior que ela tinha gostado muito. A partir daí, começou uma longa amizade e, logo depois, ela o convidou para criar o figurino do filme "A Bela da tarde" (1967).