É como, infelizmente, diz a música: todo carnaval tem seu fim. O maior espetáculo da terra movimentou o Rio, trazendo turistas de vários lugares do Brasil e do mundo, lotou as ruas em mais de 400 blocos e atraiu milhões de olhares para a Apoteose durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Mas, mesmo que oficialmente a festa tenha acabado na Quarta-Feira de Cinzas, ainda tem folia espalhada pela cidade. Para a programação do fim de semana, a previsão é de mais 34 blocos saírem às ruas, além do desfile das campeãs na Marquês de Sapucaí neste sábado.
- Desfile das Campeãs: Veja as escolas de samba que desfilam neste sábado no Sambódromo
- Ainda tem carnaval: Acompanhe a repercussão das notas dos jurados dos desfiles do Grupo Especial e o que rola nos blocos e no Desfile das Campeãs
Sapucaí recebeu grande público para os desfiles das escolas do Rio — Foto: Brenno Carvalho
Com ingressos esgotados para frisas e arquibancadas, restam apenas alguns camarotes para quem quiser assistir às seis primeiras colocadas do carnaval 2023 desfilarem a partir das 22h deste sábado. Em ordem descrescente de colocação, voltam à avenida as agremiações Grande Rio, Mangueira, Beija-Flor, Vila Isabel, Viradouro e a campeã Imperatriz Leopoldinense. Os ingressos variam entre R$ 2 mil e R$ 4.500.
Neste sábado, o Bloco da Anitta planeja arrastar cerca de 100 mil pessoas da Rua Primeiro de Março até Avenida Presidente Antônio Carlos, no centro do Rio. Com concentração às 11h, o Quizomba espera 10 mil pessoas para curtir a folia com músicas que vão do samba ao rock, na Lapa.
No domingo, o tradicional Monobloco desfila com expectativa de público de 300 mil pessoas. Mas para curtir um dos maiores blocos do país tem que acordar cedo: a concentração será às 7h, na Rua Primeiro de Março, 66.
Turistas no carnaval carioca
Pelas ruas da cidade, idiomas de diversos lugares se misturaram. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostrou que o carnaval do Rio foi o mais disputado entre os turistas, superando as festas de Salvador e São Paulo.
Buscando curtir os blocos oficiais e o desfile das escolas de samba na data tradicional, os quartos dos hotéis de luxo da cidade ficaram lotados no período de carnaval, de acordo com levantamento feito pela Secretaria estadual de Turismo.
Os principais cartões postais da cidade, como Pão de Açúcar e Corcovado, tiveram crescimento de 20% de público em comparação a 2019, segundo o Rio Convention & Visitors Bureau.
— Esse foi o primeiro carnaval após as restrições sanitárias e tivemos um fluxo de turistas muito satisfatório para a nossa cidade. Foi lindo ver todos os equipamentos turísticos da cidade repletos de pessoas que escolheram o Rio como destino para passar esses dias de folia. Além de pular carnaval, muitos aproveitaram para visitar os principais pontos turísticos e celebrar a data com amigos em bares e hotéis — disse Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/VisitRio.