RIO - O Rei Momo ainda não está com as chaves da cidade, mas, na prática, já é carnaval no Rio. De sexta a domingo, 105 blocos vão invadir as ruas, arrastando uma multidão de foliões, mesmo sem o tempo contribuir para a folia. A probabilidade de chuva nos três dias é de 80%, segundo a previsão do Climatempo.
Nesta sexta-feira, a festa começa com os desfiles do Bloco dos Bancários, no Centro, e do Badalo de Santa Teresa. Amanhã, é preciso acordar cedo para para aproveitar o Céu na Terra, que sai às 8h do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa. O cortejo do Chora Me Liga vai evoluir, também amanhã, a partir das 10h, pela Rua Primeiro de Março, no Centro. A via foi escolhida pela prefeitura para receber os maiores blocos da cidade. Às 18h, será a vez do Carmelitas realizar um ensaio aberto na Praça Tiradentes.
No domingo, o Cordão do Boitatá promete agitar a Rua Henrique Valadares, no Centro, a partir das 8h. Duas horas depois, será a vez de o Suvaco de Cristo animar a Rua Jardim Botânico. No mesmo horário, o Bloco da Preta desfilará na Primeiro de Março. À tarde, às 16h, o Simpatia é Quase Amor tem encontro marcado com os foliões na Praça General Osório, em Ipanema, mesmo bairro de onde sairá o Empolga às 9h, na Avenida Vieira Souto. Em Madureira, o Timoneiros da Viola voltará às atividades após não desfilar em 2018, com uma homenagem aos fundadores da Portela, e contará com a presença de Paulinho da Viola.
Mudanças no trânsito
Para ajudar a transportar quem não perde um bloco, a SuperVia vai operar com trens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz. Os motoristas, por sua vez, devem ficar atentos às alterações no trânsito por conta dos cortejos. Vias importantes como as ruas Almirante Cochrane, Voluntários da Pátria e Jardim Botânico e as avenidas Atlântica, Lúcio Costa e Pasteur estão no roteiro dos blocos e sofrerão interdições coordenadas pela CET-Rio.
Quem pretende curtir também deve ficar de olho na previsão do tempo. As temperaturas devem variar entre 22 e 35 graus hoje, 22 e 36 graus no sábado e 23 e 37 graus no domingo, de acordo com o Climatempo. Nos três dias, as medições do instituto indicam que há grande chance de chuva.