Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 03 de janeiro de 2023

CARNAVAL BRASILIENSE: DEPOIS DE NOVE ANOS, BRASÍLIA TERÁ DESFILE EM SAMBÓDROMO

 

Depois de nove anos, Brasília terá desfile de carnaval em sambódromo

Celebração vai ocorrer no Eixo Cultural Ibero-americano. "Vamos fazer o sambódromo mais bonito do país", disse o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues. Segundo ele, a folia terá duas celebrações na capital este ano: em fevereiro e em abril

CB
Correio Braziliense
postado em 03/01/2023 00:55
 
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

carnaval de Brasília terá o retorno do desfile de escolas de samba em sambódromo após nove anos sem o evento na capital federal. A promessa foi feita nesta segunda-feira (2/1) pelo secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues. "Vamos fazer no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte) o sambódromo mais bonito do país, para que se faça um desfile de gala e o carnaval das escolas de samba ressurja como uma fênix", afirmou.

 

 

Segundo Bartolomeu, a pasta instituiu o projeto Escola de Carnaval assim que vislumbrou a possibilidade do retorno do evento. "Fizemos um investimento de quase R$ 5 milhões em editais de chamamento público, fora o FAC (Fundo de Apoio à Cultura)", complementou o chefe da Secec. A finalidade do projeto é capacitar, profissionalizar e articular a organização da cadeia produtiva das escolas de samba, que teve o desfile interrompido em 2015.

Lançada em fevereiro de 2022, segundo explicou, à época, a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, a ideia da Escola de Carnaval é rearticular o setor, que se desorganizou. Ela reforçou que um dos eixos principais do projeto é incentivar a gestão profissional da cadeia produtiva que envolve sete mil trabalhadores no DF.

Carnaval duas vezes

Este ano será mais especial ainda, não somente pelo retorno do desfile em sambódromo. Bartolomeu acrescenta que a festa terá dois momentos: o carnaval no período tradicional (em fevereiro) e, no aniversário de Brasília, em 21 de abril. Na segunda época, o destaque será o desfile das escolas de samba, permitindo que elas possam competir.

Apesar do prestígio, as escolas de samba do Distrito Federal não se apresentam na avenida desde 2014, quando contaram com repasse governamental para a folia. A festa do ano teve como vencedora a Acadêmicos da Asa Norte, escola fundada em 1969 e segunda maior detentora de títulos — sete, ao todo

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros