Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 22 de fevereiro de 2020

CARNAVAL BRASILIENSE 2020: CHEGOU A HORA DA FOLIA

 

 

Chegou a hora da folia!
 
O carnaval da cidade começa hoje, com opções para todos os gostos. São 241 eventos até terça-feira

 

» ALAN RIOS

Publicação: 22/02/2020 04:00

Marcos Santiago e Mateus Fraga reuniram grupo de amigos para curtir o carnaval no Distrito Federal (Minervino Junior/CB/D.A Press)  

Marcos Santiago e Mateus Fraga reuniram grupo de amigos para curtir o carnaval no Distrito Federal

 

 
É hora de tirar aquele adereço brilhante da gaveta, comprar potes de glitter, escolher um bloco com os amigos e se arrumar ao som da playlist de músicas mais chicletes de fevereiro. Para quem não perde as celebrações do Rei Momo, este sábado é o dia de dar o pontapé na maior comemoração do ano. Festas do pré-carnaval deram o tom da vivacidade da folia no Distrito Federal, mas os principais eventos estão previstos para os próximos quatro dias. Há opções para quem busca se esbaldar com os amigos, para quem quer curtir com a família e até para quem nem gosta do sons populares dos trios elétricos e prefere outros ritmos. No total, 241 eventos estão previstos pela Secretaria de Segurança Pública.

É essa diversidade e esse clima de alegria que fazem com que Marcos Santiago, 25 anos, afirme: “O carnaval é a melhor época e a melhor festa do ano”. Para o videomaker, a comemoração é especial, principalmente porque é popular. “São dias de celebrações em um ambiente totalmente democrático, com gente de diferentes classes sociais, gêneros e cores, se reunindo para curtir, dançar e se divertir. E é uma celebração cultural da cidade, que tende a valorizar cada vez mais os artistas locais, os blocos de rua abertos e gratuitos, que enaltecem a identidade de Brasília”, pontua.

Esse é o desejo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que estruturou o palco Brasília 60, no Polo Funarte, para receber 20 cantores e bandas locais, além de seis escolas de samba do grupo especial do DF. O comunicador Mateus Fraga, 24, acredita que a festa brasiliense evolui a cada ano. “Nos últimos três anos, passei o carnaval aqui, não viajei e curti muito. Não precisei ir a nenhum evento pago. Só fui a blocos de graça e vi que havia boas opções”, conta. “O legal do carnaval é brincar, rir. Por isso, faço questão de sempre ir fantasiado com os meus amigos. Já nos vestimos de princesas, de Power Rangers e, neste ano, escolhemos a roupa dos integrantes do Rebelde, a banda mexicana.”
 
Segurança
 
Ações em conjunto entre os órgãos. Essa é a aposta do Governo do Distrito Federal para garantir um carnaval seguro e organizado. E um dos locais que mais vai ferver de trabalho na capital nos próximos dias é o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que conta com representantes de 21 instituições do GDF em quatro eixos: segurança, mobilidade, prestação de serviços e fiscalização. “O Ciob tem um trabalho contínuo, diário, com esse conglomerado de estruturas que coordenam operações integradas. Neste período de carnaval, vamos continuar monitorando a cidade, mas com reforços”, explica o delegado Gilberto Alves Maranhão, coordenador do centro.




Os melhores do carnaval
 
Este ano, mais uma vez, o Correio Braziliense premiará os blocos de destaque do carnaval com o Troféu #CBFolia. Os ganhadores da premiação cultural serão eleitos por uma comissão do Correio que visitará blocos da cidade e os avaliará de acordo com quatro critérios: sustentabilidade, estrutura, animação e respeito ao próximo. A fantasia mais descolada também receberá um prêmio. Por isso, compartilhe com a gente as imagens da folia com a hashtag #cbfolia no Instagram. Sua foto também pode aparecer no jornal durante o feriado e na galeria no site do Correio.




Programe-se* / Confira alguns blocos da capital federal:


Hoje, 21 de fevereiro
 
62 blocos
 
Asé Dudu
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 19h. Bloco de carnaval para as comunidades afrodescendentes. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Galinho de Brasília
Estacionamento da Funarte (Polo de Carnaval)
A partir das 17h. Bloco criado por amigos pernambucanos, inspirado no Galo da Madrugada, que arrasta milhares de pessoas da capital, há 28 anos, com um dos desfiles mais tradicionais da cidade. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
As Leis de Gaga
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 11h. Bloco de carnaval LGBTQI, com pop nacional e internacional no palco 24. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Bora pra Cuba
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 20h. Bloco de carnaval que compartilha o que há de melhor na cena cultural, barrando preconceito e xenofobia. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Deus Ajuda Quem Seu Madruga
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 5h. Bloco de carnaval com brasilidades, reggae e eletrônico em um trio no SCS. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
Patubatê
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 13h. Bloco com o grupo
percussivo Patubatê, 3 no Brega e o 
cortejo do Afoxé Omó Ayó. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
Triângulo das Brejeiras
Parque da Cidade (Estacionamento 4)
A partir das 9h. Bloco de carnaval. 
Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Rebu
Parque da Cidade (Estacionamento 4)
A partir das 15h. Bloco de carnaval LGBTQI, com a banda Rebu. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Domingo, 23 de fevereiro
 
73 blocos
 
Baratinha
Parque da Cidade (Estacionamentos 12 e 13)
A partir das 14h. Bloco com músicas infantis e antigas marchinhas de carnaval. 
Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Raparigueiros 
Eixo Monumental (Altura da Torre de TV)
A partir das 17h. Bloco fundado em 1992, com o objetivo de desenvolver projetos musicais, atrações e eventos com empresários e órgãos governamentais. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
Brega & Rosas
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 12h30. Bloco de carnaval com clássicos do brega em versões inusitadas no palco 23. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Bloco das Montadas
Setor Bancário Norte (SBN)
A partir das 14h. Bloco de carnaval LGBTQI, com performances de artistas drags, Djs e atrações musicais, como a banda brasiliense Contém Dendê, a drag queen Pikineia, a funkeira Pepita e a banda carioca Candy Bloco. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Bloco é de Nãnan
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 20h40. Bloco de carnaval com cultura afro-brasileira e ritmos como afoxé, samba reggae e afrobrasilidades. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Vai Virado Viado
Setor Comercial Sul (Via S2)
A partir das 5h. Bloco de carnaval after, com o Dj Edu Corelli e intervenções artísticas das drags queens e performers Joana Darkroom, Shayennie Aparecida e Cerradynho. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Confronto Soundsystem
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 17h. Bloco de carnaval com música eletrônica no palco 23. 
Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Ventoinha na Tesourinha
205/206 Norte
A partir das 16h20. Bloco de carnaval com a Orquestra Alada Trovão da Mata e bonecos gigantes. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
 
Segunda-feira, 24 de fevereiro 
 
53 blocos
 
Bloco das Divinas Tetas
207 Norte
A partir das 12h. Bloco de carnaval 
com Djs e show Divino, tocando brasilidades 
e tropicalismo. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
Bloco das Barbadas
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 18h. Bloco de carnaval LGBTQI, com house music em um trio na via S2. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Filhos de Gueta
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 5h. Bloco de carnaval com eletrohits em um trio. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Maria Fumaça
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 18h. Bloco de carnaval com sons jamaicanos em um trio. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Rainhas do Babado
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 17h. Bloco de carnaval LGBTQI, com rap, trap, funk, brega funk e outros estilos. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Segura o Grave Aê
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 18h. Bloco de carnaval com black music no palco 23. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Vai que Cola
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 15h. Bloco de carnaval com diversidade musical. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Oxente, Véi
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 12h. Bloco de carnaval 
com trio na via S2. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
 
Terça-feira, 25 de fevereiro
 
53 blocos
 
Bloco das Caminhoneiras
Parque da Cidade (Estacionamento 4)
A partir das 15h. Bloco de carnaval LGBTQI. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Na Batida do Morro
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 9h. Bloco de carnaval com funk em um trio. Entrada franca. 
Classificação indicativa livre.
 
Bloco Pega Ninguém
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 15h. Bloco de carnaval com música popular de vários estilos no palco 23. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Saci Weré e Bloco Fela
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 12h. Bloco de carnaval com brasilidades e tropicalista no palco 23. 
Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Santo Pecado
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 19h. Bloco de carnaval com grupo de percussão que toca músicas afro, como samba reggae, axé, ijexá, afoxé no palco 23. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
SKA Niemeyer
Praça dos Prazeres (201 Norte)
A partir das 17h. Bloco de carnaval com marchinhas, frevos e outros estilos, com Sací Weré, Muntchako e SKA Niemeyer. 
Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Super Saia Jeans
Setor Comercial Sul (SCS)
A partir das 14h. Bloco de carnaval com 
forró em um trio na via S2. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
 
* Confira a programação completa,
sujeita a alterações, em www.correiobraziliense.com.br.
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros