Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 05 de outubro de 2023

CARNAVAL 2024: DISTRITO FEDERAL COMEÇA PLANEJAMENTO COM GRUPO DE TRABALHO

 

Carnaval 2024: Distrito Federal começa planejamento com grupo de trabalho

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF instituiu, nesta quarta-feira (4/10), um grupo de trabalho com representantes do GDF para assegurar o sucesso do carnaval de 2024. A folia foi oficialmente estabelecida como uma política pública de Estado

Desfile do Bloco Pacotão saindo da 302 Norte. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Desfile do Bloco Pacotão saindo da 302 Norte. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 
 
Correio Braziliense
postado em 04/10/2023 23:49

Para garantir um carnaval seguro em 2024, no Distrito Federal, diversificado culturalmente e inclusivo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) instituiu, nesta quarta-feira (4/10), um grupo de trabalho. A equipe, composta por representantes do governo local e diversas secretarias, tem a missão de garantir o sucesso da festa no ano que vem.

Blocos e foliões influenciados por diferentes regiões do Brasil contribuíram para a expansão dessa festividade, transformando a festa em um carnaval plural. Para a pasta, atualmente essa celebração engloba uma variedade de elementos, incluindo bloquinhos, blocos alternativos, blocos tradicionais, escolas de samba e territórios carnavalescos. 

A criação do grupo de trabalho para organizar o carnaval de 2024 tem o objetivo de elevar ainda mais o nível de organização e segurança das festividades carnavalescas no DF. O principal objetivo é garantir que a celebração ocorra de maneira harmoniosa, respeitando princípios como a preservação da ordem pública, a segurança dos cidadãos e a proteção do patrimônio cultural.

 

  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF
    Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DFGermano Ramthun/Divulgação
     
     
     
  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF
    Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DFGermano Ramthun/Divulgação
     
     
  • Desfile do Bloco Pacotão saindo da 302 Norte.
    Desfile do Bloco Pacotão saindo da 302 Norte.Minervino Júnior/CB/D.A.Press
 
 

 

Carnaval como política pública de Estado

Pelo decreto nº 44.169, de 26 de janeiro de 2023, que regulamenta a Lei nº 4.738, de 29 de dezembro de 2011, o carnaval do DF foi oficialmente estabelecido como uma política pública de Estado. O documento determina que é responsabilidade do Poder Executivo de regulamentar evento de grande porte, como o carnaval, com o propósito de assegurar que a celebração seja inclusiva, democrática e culturalmente rica.

O Grupo de Trabalho está em pleno funcionamento, e os brasilienses podem aguardar um Carnaval verdadeiramente inesquecível no coração do Brasil. Acesse aqui a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros