Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)
Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.
Correio Braziliense segunda, 20 de fevereiro de 2023
CARNAVAL 2023: PEQUENOS FOLIÕES
Pequenos foliões: criançada coloca o bloco na rua e dá show
Os blocos Baratinha, no Parque da Cidade, e Vassourinhas, na W3 Sul, animaram a garotada
MS
Mariana Saraiva
postado em 20/02/2023 06:00
(crédito: Mariana Saraiva/CB)
O domingo também foi marcado pelos blocos de carnaval infantis da capital. Centenas de pequenos foliões se reuniram nos blocos Baratinha e Vassourinhas, em um clima de festa e, ao mesmo tempo, aconchegante.
O Baratinha contou com a participação de duas mil pessoas, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. Consagrado como um dos maiores blocos infantis da cidade, fez jus ao título, tocando apenas músicas para a garotada e proibindo a entrada de bebidas alcoólicas. Camas elásticas e brinquedos infláveis espalhados pelo local garantiram a diversão. A pintura de rosto também fez sucesso e deixou os pequenos ainda mais caracterizados para a comemoração.
O estudante Iago Gaioso, 14 anos, estava vestido de caixa de palitos de dente. "Eu escolhi essa fantasia porque queria chamar atenção, fazer as pessoas rirem." E, de fato, os planos deram certo. A fantasia criativa foi bastante fotografada por diversos foliões, que queriam guardar a lembrança.
Após 33 anos de hiato, o Bloco Vassourinhas de Brasília voltou às ruas neste carnaval. O desfile anterior aconteceu em 1990. Para a retomada, um lindo cortejo desceu pelas W3 sul, com muito frevo, maracatu, coco, ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira, que fizeram pessoas de todas as idades caírem na dança.
19/02/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Carnaval 2023 Bloco da Baratinha no Parque da Cidade. Lucas Silva.Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Com roupa de bombeiro, o pequeno Samuel, 2, esbanjou fofura no Vassourinhas. Os pais, Marina Lima, 37, e Martin Badham, 42, não mediram esforços para que o traje do filho estivesse impecável em seu primeiro carnaval e rendesse boas imagens para preservar a memória da ocasião.
Outra presença marcante foi a de Emma, de apenas 5 meses de vida, que curtiu o seu primeiro bloquinho de rua ao lado do irmão Estevam, de 1 ano e meio. A mãe, Fernanda Ferreira, 39, contou que essa é apenas a primeira festa de Momo de muitas que irá celebrar com os filhos. "Quando criança, sempre quis ir aos blocos de rua, mas meus pais não deixavam. Por isso, trago meus filhos para esse momento de representatividade cultural e de alegria", disse.