A abertura oficial dos festejos em Montevidéu aconteceu em 23 de janeiro, um mês antes do domingo de carnaval, com um grande desfile, que reuniu diversos grupos carnavalescos na Avenida 18 de Julio, a principal da cidade. O evento teve direito a carros alegóricos, passistas e um grupo de bonecos gigantes, criados pelos franceses do Les Grand Personnes.
O carnaval uruguaio é marcado pela diversidade de expressões artísticas, de batuques populares a apresentações quase teatrais, passando por escolas de samba, ao melhor estilo brasileiro.
Uma dessas expressões mais conhecidas é o candombe, ritmo de origem africana, tocado por grandes grupos de percussão (comparsas), que desfilam nas ruas dos bairros Palermo e Barrio Sur. Os grandes desfiles são as Llamadas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de fevereiro.
Outra importante face do carnaval uruguaio são as murgas, apresentações de grupos que misturam música, teatro, um visual extravagante e muito humor para falar sobre assuntos do cotidiano uruguaio. Não faltam sátiras políticas e sociais, usando rimas e um ritmo conhecido como “marcha camión”. As apresentações acontecem em palcos espalhados pela cidade e também no Teatro de Verano, o principal ao ar livre da cidade. A programação está em no website descubrimontevideo.uy.