Com ritmos bem diferentes, blocos de rua têm opções para todos os gostos
Carolina Moura
10/02/2020 - 21:40
O Sargento Pimenta faz este ano o décimo desfile de sua história Foto: Divulgação / Agência O Globo
Nem só de samba é feito o carnaval de rua no Rio. Funk, rock, MPB, brega e até forró são opções para quem quer curtir de tudo um pouco na folia. Para os que gostam de xote, este ano vai marcar a estreia do primeiro bloco de forró, o Caramuela. São mais de 90 integrantes na bateria, que conta apenas com zabumba, triângulo e caixa.
LEIA MAIS:Confira a programação dos blocos e escolha o seu
Caramuela estreia este ano tocando forró Foto: Pedro Damasio / Divulgação / Agência O Globo
— A maioria dos blocos de carnaval toca forró e xote com instrumentos do samba, como tamborim, cuíca e cavaquinho, entre outros. A gente quis fazer diferente e manter o ritmo — diz Igor, anunciando que o bloco vai em cortejo da Central do Brasil, no Centro, em direção ao Méier, na Zona Norte: — A gente escolheu se apresentar no Méier porque a Zona Sul e o Centro já são contemplados com muita cultura. A Zona Norte é mais esquecida”.
A ex-mulher e parceira de Dominguinhos, Anastácia, de 80 anos, é madrinha do Caramuela e vai marcar presença para brincar (e cantar) com os foliões no Méier.
Anastácia vai se apresentar com o Caramuela Foto: Pedro Damasio / Divulgação / Agência O Globo
O carnaval tem ritmos para todos os gostos — e não é de agora. O Sargento Pimenta, um dos maiores blocos do Rio, está completando dez anos. O grupo, que começou a tocar em Botafogo, na Zona Sul, ficou famoso por levar o rockn’roll inglês dos Beatles para as ruas.
— O bloco surgiu de amigos com a ideia de unir mundos. A gente toca baião, xote, maracatu, funk... vários estilos com as músicas dos Beatles — afirma um dos fundadores, Leandro Donner, de 31 anos: — Queremos diversidade. Nem todo mundo gosta de rock, mas pode gostar só de ouvir no ritmo de samba. Os que amam rock acabam gostando de carnaval por causa do Sargento. É gratificante ver o bloco crescer.
Toca Raul: rock no carnaval Foto: Divulgação / Agência O Globo
Já para os que preferem música brasileira, o Toca Raul agita as ruas do Centro do Rio com um repertório só de canções de Raul Seixas. Fundado em 2011, o bloco conta com 14 músicos no palco na Praça Tiradentes.
— Nossa infância foi marcada Raul Seixas. A gente se juntou para fazer esse bloco e arrecadou dinheiro para o nosso primeiro desfile, em 2012, através de crowdfunding — conta um dos fundadores, Eduardo Marques, de 42 anos: — Este ano vai ser de resistência, com toda essa política e censura. Estamos ansiosos e não vamos recuar. O tema do bloco é ‘Faze o que queres’. Vai ser bonito.
Toca Raul homenageia o Maluco Beleza Foto: Divulgação / Agência O Globo
Para quem quer algo mais agitado e (ainda mais) animado, sem ser samba, pode escolher o Bloco da Anitta. Conhecido como Poderosas, toca só funk e músicas da cantora. Além dele, o Bloconcé promete arrastar os fãs da diva do Pop, Beyoncé, pelas ruas do Rio. Como o carnaval é para todas as idades, os fãs de Roberto Carlos não precisam se preocupar: tem um bloco só de músicas do Rei, o Exalta Rei, que embala os foliões com clássicos como “Emoções”, “Detalhes” e outras canções famosas.
Bloco das Poderosas
Fervo da Lud
Estratégia
Chá da Alice
Empolga às 9
Sargento Pimenta
Toca Raul
Bloco do Rock
Fogo e Paixão
Chora, me liga