Em mais uma atuação decepcionante, o Botafogo "alternativo" foi superado pelo Volta Redonda por 2 a 1, nesta quarta-feira, em partida disputada no Nilton Santos, e válida pelo Campeonato Carioca. Com mais um resultado negativo, o alvinegro chegou à três, em quatro partidas disputadas no torneio. O aproveitamento de apenas 25% o deixa na nona posição da tabela, com um jogo a mais em relação à metade das equipes.
Apesar de um primeiro tempo fraco tecnicamente, o placar passou por três mexidas. A equipe comandada por Carlos Leiria até foi levemente superior no período. No entanto, esbarrou na falta de eficiência à frente do gol, algo que o adversário se destacou positivamente.
Precisando buscar o placar, o Botafogo seguia perdendo chances. Mas contou com o brilho de Matheus Nascimento para chegar ao empate, apenas oito minutos depois. O atacante dominou dentro da área, limpou o marcador com a perna esquerda e bateu firme de direita para fazer um belo gol. Ele não marcava pelo profissional desde maio de 2023 — última vez havia sido contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro.
O alvinegro era melhor e parecia que poderia chegar à virada. O "balde de água fria" veio aos 33, quando o Volta Redonda soube aproveitar a oportunidade criada com o atacante Bruno Santos, que de cabeça completou o belo cruzamento Sanchez.
Mesmo com uma etapa final de menos emoções, os atuais campeões do Brasileiro e da Libertadores tiveram duas boas oportunidades de reverter o contexto desfavorável em campo. A primeira delas na expulsão de Cayo Tenório, que fez falta em Rafael Lobato como "último homem". E a segunda no pênalti desperdiçado por Patrick de Paula. O voltante escorregou e isolou a cobrança. Ele assumiu a responsabilidade do erro.
— Eu bato pênalti, minha característica é essa. Eu e Matheus Nascimento somos os batedores oficiais e o Matheus não estava no jogo. Tenho total responsabilidade do pênalti que eu bati, não queria perder, mas tive a fatalidade de escorregar. E como eu falei, já bati diversos pênaltis em decisões, concretizei o gol, mas infelizmente hoje não pude concretizar o gol — disse o volante.
Em situação delicada no Carioca, o alvinegro ainda terá que esperar mais uma rodada para ter sua equipe principal à disposição. O plantel das primeiras rodadas terá a última oportunidade de mostrar serviço e conquistar mais alguns pontos na competição, contra o Bangu, no domingo, às 18h, no estádio Nilton Santos.